Recentemente, a Netflix divulgou o trailer oficial de ‘Maestro’, cinebiografia estrelada e dirigida por Bradley Cooper sobre o icônico musicista Leonard Bernstein.
Entretanto, vários internautas criticaram a caracterização de Cooper e alegaram que ele cometeu uma prática condenável conhecida como jewface, que se vale de estereótipos hollywoodianos acerca da comunidade judia. Os espectadores disseram que a prótese nasal utilizada pelo ator ajuda a perpetuar esses estigmas.
Através das redes sociais, os filhos de Leonard, Jamie, Alexander e Nina Bernstein, divulgaram uma carta aberta saindo em defesa de Cooper e revelando que os três estiveram presentes no processo de criação do projeto.
“Bradley Cooper incluiu nós três em todos os passos de sua incrível jornada à medida que fazia um filme sobre nosso pai”, eles escreveram. “Nós ficamos comovidos em testemunhar a profundidade de seu compromisso, seu abraço adorável sobre a música do nosso pai, e a alegria que trouxe com sua exploração. Ficamos devastados em ver qualquer falta de entendimento e representação de seus esforços”.
Os irmãos continuam: “acontece que era verdade que Leonard Bernstein tinha um nariz grande e lindo. Bradley escolheu utilizar para amplificar sua semelhança – e estamos bem com isso. Também temos certeza de que nosso pai ficaria bem com isso também. Quaisquer reclamações estridentes sobre isso soam como tentativas hipócritas de diminuir uma pessoa talentosa – uma prática que observamos muitas vezes com nosso próprio pai”.
Por fim, eles escrevem: “todo o tempo durante a realização do filme, conseguimos sentir o profundo respeito e, sim, o amor que Bradley trouxe ao seu retrato de Leonard Bernstein e sua esposa, nossa mãe, Felicia. Nos sentimos muito afortunados pela experiência tida com Bradley, e mal podemos esperar para o mundo ver sua criação”.
O filme também apresenta Felicia Montealegre, esposa de Bernstein, interpretada pela igualmente talentosa Carey Mulligan (‘Drive’). Maya Hawke (‘Stranger Things’) e Matt Bomer (‘Magic Mike’) também estão no elenco.
A estreia foi agendada para 20 de dezembro.
Confira o trailer:
Lembrando que Steven Spielberg (‘Amor, Sublime Amor’) estava previsto para dirigir o filme sobre a vida do compositor. Foi ele que convidou Bradley Cooper, que estava saindo do elogiado ‘Nasce Uma Estrela‘, para estrelar o projeto.
Cooper que atua como cineasta também está na produção e assina o roteiro do filme ao lado de Josh Singer (‘O Primeiro Homem’).