terça-feira, janeiro 27, 2026

Magnum | Série introduz [SPOILER], o novo super-herói do Universo Cinematográfico Marvel

DestaqueMagnum | Série introduz , o novo super-herói do Universo Cinematográfico Marvel

Magnum chega ao Disney+ completinha nesta terça-feira (27). Ao longo de oito episódio, a minissérie acompanha a jornada de Simon Williams (Yahya Abdul-Mateen II), um super que mantém seus poderes especiais em segredo para tentar a sorte na carreira de ator em Hollywood.

Apesar de ser centrada na trajetória pessoal de Simon, a produção tira um tempinho para apresentar um novo super-herói Marvel que muitos sequer sonharam que veriam uma versão em live-action algum dia.

[Antes de começar a matéria, fique ciente que ela contém SPOILERS de ‘Magnum’. Siga por sua conta e risco]

O herói em questão é o Porteiro, um mutante de baixa popularidade na hierarquia do Gene X Mutante, que tem uma história pra lá de peculiar nos quadrinhos. Ele se chama DeMarr Davis e tem a habilidade de criar portais de teletransporte em seu corpo.



Ele foi criado em 1989, por John Byrne, e ostenta um visual que lembra um pouco o traje preto do Homem-Aranha. Nos quadrinhos, ele era um jovem universitário que tinha essas habilidades especiais, mas não fazia uso “heroico” delas. Então, após o falecimento da mãe, ele leu um anúncio no jornal em que o Senhor Imortal convocava “heróis fantasiados”. Ele se prontificou e passou a integrar os Vingadores Centrais – e nem assim conseguiu aumentar sua popularidade nos gibis.

Na série, ele ganha uma origem diferente e tem um episódio inteirinho dedicado a ele (4º) para explicar sua importância para a trama. Isso porque o herói é constantemente mencionado por Simon Williams como o grande motivo dele não poder revelar seus poderes e a razão pela qual Hollywood não contrata super-heróis para estrelarem filmes e séries.

Essa história de Hollywood olhar com maus olhos os Supers é uma grande questão na minissérie, já que Simon cresceu atormentado por incidentes ocasionados pelo falta de controle dele sobre os poderes. Por isso, ele passa seus dias sem conseguir se abrir verdadeiramente com ninguém, o que prejudica suas relações pessoais, mas principalmente o atrapalha na carreira de ator. Quando questionado – ou quando está refletindo – sobre seus poderes secretos, o rapaz sempre faz questão de lembrar do “Caso DeMarr Davis.

Interpretado pelo comediante Byron Bowers, DeMarr Davis tem um episódio inteirinho dedicado a contar sua história bizarra. Ele adota um tom cômico para abordar uma tragédia que decidiu o futuro dos Supers na indústria cinematográfica. Diferentemente dos quadrinhos, DeMarr não nasceu com seus poderes no MCU. Na trama, ele é mostrado como um segurança de boate que gostava muito de seu trabalho em Los Angeles e não almejava a carreira artística. Ele estava justamente onde queria estar, vivendo o seu melhor momento.

Porém, após ter contato com uma gosta estranha que vaza da lixeira da boate, o rapaz ganha habilidades de fazer seu corpo de portal de teletransporte. Esses poderes acabam ganhando holofotes quando um incêndio na casa noturna acontece e DeMarr consegue salvar a vida de todos atuando como uma “porta humana”. O feito ganha notoriedade e ele passa a ser chamado para fazer comerciais. Mais do que isso, ele desenvolve uma relação de amizade com o ator Josh Gad, o Olaf de Frozen, que contrata o rapaz para ser seu segurança.

A situação muda de panorama quando o ator vê potencial de atuação em DeMarr Davis e o convida para atuar em um filme fazendo uso de seus poderes em cena. A carreira – e vida – do herói dão uma guinada absurda, fazendo dele um dos nomes mais populares da indústria. Com essa nova carreira, ele enfrenta os clássicos problemas de atores que passam por uma ascensão meteórica em Hollywood. Abalado pela queda vertiginosa, ele começa a perder a confiança em si.

Nesse momento, ele recebe um novo convite de Josh Gad para fazer a sequência do filme que o consagrou e, por estar precisando de dinheiro, o rapaz aceita. E aí que tudo dá errado. Durante uma cena em que Josh Gad atravessaria seu corpo para sair de um carro-forte, DeMarr passa mal e perde seus poderes, prendendo o ator eternamente “dentro de seu corpo”. Essa tragédia ligou um alerta em Hollywood, que optou por embarreirar ao máximo a presença de atores com superpoderes em filmes e séries.

O episódio não aprofunda muito o funcionamento dos poderes do Porteiro. Porém, nas histórias em quadrinhos, os portais do mutante dão acesso à Dimensão Sombria, que já fez sua estreia no Universo Cinematográfico Marvel. Em Doutor Estranho (2016), o vilão Kaecilius (Mads Mikkelsen) drenava energia e respondia a Dormammu, o demônio soberano da Dimensão Sombria, que acaba sendo aprisionado em um looping temporal pelo Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch).

Ou seja, se forem seguir os quadrinhos, o ator Josh Gad não está preso dentro do corpo de DeMarr Davis. Ele provavelmente está flutuando – ou morreu mesmo – na Dimensão Sombria, que é completamente hostil a seres humanos comuns.

Falando sobre o cânone do Porteiro nos quadrinhos, um personagem muito importante de sua história já foi introduzido no MCU: o Senhor Imortal. Ele foi apresentado no sexto episódio da série da Mulher-Hulk, em que é mostrado como um grande babaca. No show, ele estava sendo processado por suas ex-esposas por ter usado seus poderes especiais para abandonar o casamento quando ficava de saco cheio das amadas.

Nos quadrinhos, ele é um mutante que não envelhece e ressuscita imediatamente quando é assassinado – daí seu nome de super-herói. Na série, o rapaz forjava acidentes ou apenas cometia suicídios bizarros para conseguir fugir do casório e começar novas vidas com outras mulheres. Quando as “exs” descobrem, levam o rapaz à Justiça. A falta de escrúpulos do rapaz deixa Jen (Tatiana Maslany) indignada.

Apesar de ambos estarem devidamente introduzidos no Universo Cinematográfico Marvel, uma adaptação dos Vingadores Centrais parece muitíssimo improvável.

Magnum estreia no Disney+ nesta terça-feira (27).

author avatar
Pedro Sobreiro
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS