Mara Wilson, estrela do filme ‘Matilda’ (1996), falou recentemente sobre crescer em Hollywood e revelou temer o futuro do elenco infantil de ‘Stranger Things’ diante do que define como um “apocalipse dos deepfakes”. O alerta vem após a atriz ter sido vítima de material de abuso sexual infantil.
Segundo o Deadline, a atriz e escritora afirmou que, sem salvaguardas e regulamentações adequadas, a inteligência artificial pode ampliar a exploração de atores mirins e de outros jovens na internet.
“Antes mesmo de eu entrar no ensino médio, minha imagem já havia sido usada em material de abuso sexual infantil (CSAM). Eu aparecia em sites fetichistas e fui inserida, por meio de Photoshop, em pornografia”, escreveu Wilson.
“Homens adultos me enviavam cartas perturbadoras. Eu não era uma garota considerada bonita, minha fase estranha durou dos 10 aos 25 anos, e atuei quase exclusivamente em filmes voltados para a família. Mas eu era uma figura pública, então estava acessível. É isso que predadores sexuais infantis procuram: acesso. E nada me tornou mais acessível do que a internet”, acrescentou.
Originalmente, ‘Stranger Things’ teria um final DIFERENTE para Eleven, Hopper e os outros; Entenda!
Ela ainda destacou: “Foi uma experiência dolorosa e violadora; um pesadelo vivo que eu esperava que nenhuma outra criança tivesse de enfrentar. Quando me tornei adulta, passei a me preocupar com as crianças que vieram depois de mim. Será que situações semelhantes estavam acontecendo com as estrelas da Disney, com o elenco de Stranger Things, com pré-adolescentes fazendo dancinhas no TikTok e aparecendo sorridentes em canais familiares de vlog no YouTube?”.
Por fim, a atriz concluiu: “Boicotes não são suficientes. Precisamos exigir que empresas que permitem a criação de CSAM sejam responsabilizadas. Precisamos cobrar legislação e salvaguardas tecnológicas. Também precisamos refletir sobre nossas próprias ações: ninguém quer pensar que, ao compartilhar fotos de seus filhos, essas imagens possam acabar em material de abuso sexual infantil. Mas esse é um risco, um risco do qual os pais precisam proteger suas crianças pequenas e sobre o qual devem alertar seus filhos mais velhos”.
Finn Wolfhard faz paródia com o final de ‘Stranger Things’ e tira sarro do episódio “SECRETO”
Os temores de Wilson ganharam força quando usuários do X/Twitter pediram à ferramenta de inteligência artificial Grok que removesse as roupas de imagens da atriz de 14 anos Nell Fisher, intérprete de Holly Wheeler em ‘Stranger Things’. Posteriormente, a empresa de Elon Musk informou que impediria o Grok de “permitir a edição de imagens de pessoas reais usando roupas reveladoras, como biquínis”.
“A IA generativa reinventou o perigo dos estranhos”, afirmou Wilson. “E, desta vez, o medo é justificado. Hoje, é infinitamente mais fácil que qualquer criança cujo rosto tenha sido publicado na internet seja explorada sexualmente. Milhões de crianças podem ser forçadas a viver o mesmo pesadelo que eu vivi”.
Vale lembrar que a série já está completa na Netflix.
Confira e siga o CinePOP no YouTube:
Os novos episódios se passam no outono de 1987. Hawkins segue abalada pela abertura dos portais, e nossos heróis se unem pelo mesmo objetivo: encontrar e matar Vecna (Jamie Campbell Bower). Mas ele desapareceu e ninguém sabe seu paradeiro. Para complicar tudo, o governo colocou a cidade sob quarentena militar e intensificou a caça à Onze (Millie Bobby Brown), que precisou se esconder novamente. Conforme o aniversário do desaparecimento de Will (Noah Schnapp) se aproxima, uma ameaça familiar volta à tona. A batalha final se aproxima e, com ela, uma escuridão ainda mais poderosa e mortal. Para acabar com esse pesadelo, todo o grupo precisará se unir de novo pela última vez.
O elenco estelar conta com Millie Wolfhard, Millie Bobby Brown, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo, Sadie Sink, Joe Keery, Maya Hawke, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Jamie Campbell Bower, Brett Gelman, David Harbour e Winona Ryder.




