domingo, janeiro 4, 2026

‘Marty Supreme’: O que é fato e o que é ficção no novo filme de Timothée Chalamet?

Destaque'Marty Supreme': O que é fato e o que é ficção no novo filme de Timothée Chalamet?

‘Marty Supreme’ chega em breve aos cinemas e uma grande dúvida tomou conta dos fãs: afinal, o novo filme estrelado por Timothée Chalamet é baseado em fatos reais?

Em entrevista à Variety, o diretor Josh Safdie e o pesquisador Steve Grant esclareceram até que ponto o longa se inspira em uma história verdadeira.



No filme, Chalamet interpreta Marty Mauser, personagem inspirado no campeão real de tênis de mesa dos anos 1950 Marty Reisman, que morreu em 2012. A Sports Illustrated chegou a descrevê-lo como “o maior trapaceiro celebrado do esporte”. Embora ‘Marty Supreme’ seja apenas vagamente inspirado em sua trajetória, Grant afirma que as semelhanças são evidentes.

“Ele era muito bom em se autopromover. Essa era sua maior habilidade, além de ser, claro, um excelente jogador”, explica Grant.

Assim como Marty Mauser, Reisman tinha fama de exagerar os próprios feitos. Seu livro, “The Money Player”, é descrito como “um ótimo retrato de sua carreira nos anos 1950”, mas Grant alerta: “Não dá para levar tudo ao pé da letra. Ele gostava de aumentar as histórias”.

A ideia do filme surgiu quando Safdie encontrou uma cópia antiga do livro. “Quando li que o tênis de mesa lotava estádios no Reino Unido e em toda a Europa, percebi que era totalmente plausível que um garoto, em 1952, acreditasse que poderia transformar o esporte em fama e glória”, contou o diretor nos materiais de imprensa.

Timothée Chalamet elogia a própria atuação e enaltece trabalho em ‘Marty Supreme’

Apesar de muitas das cenas de ‘Marty Supreme’ parecerem exageradas, boa parte delas tem base na vida real. Apelidado de “a agulha” por seu físico magro e golpes rápidos, Reisman era conhecido pelo carisma e pela malandragem. Ele conseguia dividir um cigarro ao meio com uma bola de pingue-pongue do outro lado da mesa e aceitava jogar vendado ou sentado quando as apostas eram altas o suficiente.

Assim como mostrado no filme, Reisman também viajou o mundo ao lado dos Harlem Globetrotters, apresentando números cômicos em que jogava pingue-pongue usando frigideiras e até tênis.

Segundo um extenso perfil da Sports Illustrated, suas aventuras renderiam material para outro longa. Durante viagens internacionais, Reisman contrabandeava mercadorias, de meias de nylon a cristais finos, e chegava a desafiar chefes de Estado para partidas de alto risco. Ele realmente viajou em aviões militares, trabalhou brevemente em uma loja de sapatos e afirmou que seu livro havia sido vendido para o cinema, chegando a sugerir Robert De Niro para interpretá-lo. No entanto, apesar de o projeto ter sido adquirido, conforme noticiado pela Variety em 1974, o filme nunca saiu do papel.

‘Marty Supreme’: Primeiras impressões rasgam ELOGIOS ao filme estrelado por Timothée Chalamet; Confira!

No longa, Marty enfrenta um jogador japonês no Campeonato Mundial, mas a história real tem diferenças. Reisman viajou para a Índia, e não para o Japão, onde enfrentou Hiroji Satoh, que utilizava uma nova raquete com borracha esponjosa. Ele realmente perdeu a partida, mas na rodada 64, e não na final.

“Ele ainda precisaria vencer mais cinco jogos em 1952 para ser campeão, e não era o grande favorito”, explica Grant.

Outros personagens são reais?

Embora muitos personagens pareçam extremamente autênticos, a maioria é fictícia. As exceções incluem Koto Endo, interpretado pelo campeão real Koto Kawaguchi e inspirado em Satoh, além de um personagem vivido pelo astro do basquete George ‘The Ice Man’ Gervin, baseado em Herwald Lawrence, dono de um salão de pingue-pongue.

O longa será lançado nos cinemas nacionais no dia 8 de janeiro.

timothee chalamet marty supreme
timothee chalamet marty supreme

‘Marty Supreme’: Cinebiografia com Timothée Chalamet conquista 95% de aprovação no Rotten Tomatoes; Confira as críticas!

‘Marty Supreme’ é o melhor filme de Safdie até agora. Uma odisseia cinética que se desenrola como um cruzamento insano entre ‘Prenda-Me Se For Capaz’ e ‘Joias Brutas’. Timothée Chalamet entrega a performance de uma vida inteira neste inesquecível e inspirador tour de force cinematográfico que dispara a todo vapor.

Além de Chalamet, o longa será estrelado por Gwyneth Paltrow, Odessa A’zion, Penn Jillette, Kevin O’LearyTyler the Creator e Abel Ferrara.

‘Marty Supreme’ é baseado na autobiografia Marty Reisman, que foi lançada em 1974. A trama abordará as façanhas do ex-jogador, enquanto se aprofunda no mundo do Ping Pong e na vida de Reisman.

O roteiro do longa é coassinado por Josh Safdie e Ronald Bronstein. Safdie também entra como diretor.

author avatar
José Guilherme
Jornalista e redator apaixonado por cinema, séries e animes, sempre em busca de boas histórias para contar e compartilhar.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS