Para dar vida ao lendário jogador de tênis de mesa em ‘Marty Supreme’, Timothée Chalamet foi muito além do figurino. O diretor Josh Safdie revelou detalhes impressionantes sobre o esforço do ator para atingir a máxima autenticidade em cena, incluindo o uso de lentes de grau que alteravam sua visão real.
Para que Chalamet sentisse a mesma dependência dos óculos que o personagem, a produção criou uma combinação ótica desafiadora:
“Decidimos colocar lentes de contato de +10 graus nos olhos dele e lentes de -10 graus nos óculos. Assim, se os óculos caíssem, ele literalmente não enxergaria nada”, explicou Safdie.
O ator confessou que a experiência era desorientadora, descrevendo a sensação como se estivesse “dentro de um aquário” e sentindo tonturas constantes. Mesmo assim, Chalamet insistiu em manter o método, afirmando ao diretor: “Eu faço qualquer coisa que você me pedir”.
Timothée Chalamet elogia a própria atuação e enaltece trabalho em ‘Marty Supreme’
A transformação física incluiu próteses sutis aplicadas pelo artista Michael Fontaine, que adicionou marcas de acne, sardas e pequenas cicatrizes ao rosto do galã. O objetivo era mostrar que Marty era um jovem que “veio das ruas e já se envolveu em brigas”.
A caracterização ficou tão natural que a atriz Gwyneth Paltrow, que interpreta Kay Stone, acreditou que as marcas eram reais:
“Eu não fazia ideia”, confessou Paltrow. “Pensei: ‘Meu Deus, ele tem cicatrizes de acne’. Fiquei surpresa, porque normalmente você nunca vê isso em atores desse nível”.
Além do visual, a preparação técnica levou anos. Chalamet treinou exaustivamente para parecer um profissional, contando com o suporte do especialista Diego Schaaf para coreografar as partidas.
A dedicação foi tanta que o clima de competição transbordava para fora do roteiro. Safdie relembra que, durante as gravações, o ator ficava tão imerso que desafiava os adversários reais: “Ele dizia: ‘Quero ganhar os próximos pontos. Precisamos jogar pra valer'”.
O campeão Koto Kawaguchi, que atua no filme, chegou a brincar com o diretor: “Olha, eu não sou ator, sou jogador. E estou tendo que atuar muito para não ganhar dele agora!”.
O longa será lançado nos cinemas nacionais no dia 8 de janeiro.

“‘Marty Supreme’ é o melhor filme de Safdie até agora. Uma odisseia cinética que se desenrola como um cruzamento insano entre ‘Prenda-Me Se For Capaz’ e ‘Joias Brutas’. Timothée Chalamet entrega a performance de uma vida inteira neste inesquecível e inspirador tour de force cinematográfico que dispara a todo vapor.
Além de Chalamet, o longa será estrelado por Gwyneth Paltrow, Odessa A’zion, Penn Jillette, Kevin O’Leary, Tyler the Creator e Abel Ferrara.
‘Marty Supreme’ é baseado na autobiografia Marty Reisman, que foi lançada em 1974. A trama abordará as façanhas do ex-jogador, enquanto se aprofunda no mundo do Ping Pong e na vida de Reisman.
O roteiro do longa é coassinado por Josh Safdie e Ronald Bronstein. Safdie também entra como diretor.



