Lançados de 2011 a 2014, os Marvel One-Shot eram curtas feitos exclusivamente para o mercado de home video. A proposta era poder usar esse formato para aproximar o público de alguns personagens menos badalados e costurar melhor as tramas do Universo Cinematográfico Marvel. Os cinco filminhos vieram como bônus dos blu-rays de Thor (2011), Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), Os Vingadores (2012), Homem de Ferro 3 (2013) e Thor: O Mundo Sombrio (2013) e chegaram até a influenciar algumas produções televisivas.
Com a hype para a estreia de Os Vingadores: Guerra Infinita, o CinePOP ranqueou todos os curtas. Confira!
Aconteceu Algo Engraçado No Caminho Para o Martelo do Thor
O segundo curta lançado é quase um resumo da chamada “Fórmula Marvel”. Conectando Homem de Ferro 2 a Thor, o filme acompanha o Agente Coulson (Clark Gregg) em sua viagem até o Novo México, onde ele viria a encontrar o Mjolnir do príncipe asgardiano. Até ali não tínhamos visto muita coisa dos agentes da SHIELD, então é bem interessante vê-lo em ação, mesmo que seja contra bandidos em uma loja de conveniência.
Eles também repetem o easter egg da Roxxon, empresa rival das Indústrias Stark.
Onde encontrar: Blu-Ray de Capitão América: O Primeiro Vingador (2011).
O Consultor
O One-Shot original entra no universo da espionagem ao mostrar o Agente Coulson (Clark Gregg) planejando com o Agente Sitwell (Maximiliano Hernández) a sabotagem de uma reunião de oficiais da SHIELD. Nele, o Conselho de Segurança (que viria a aparecer em Os Vingadores) deseja tirar o Abominável (Tim Roth) da cadeia e integrá-lo ao time dos Heróis Mais Poderosos da Terra. Coulson não gosta nada da ideia e sugere mandar O Consultor, alguém tão insuportável e esnobe, para convencer o General Ross a depor contra o Abominável e ajudá-los na integração do Hulk (Mark Ruffalo) ao time.
Esse curta integra o filho bastardo do UCM, O Incrível Hulk, com Homem de Ferro 2 e Os Vingadores. A dinâmica dos agentes em uma locação mais normal serviu de inspiração para a série Agentes da SHIELD.
Onde encontrar: Blu-Ray de Thor (2011).
Todos Saúdam O Rei!
Dando sequência ao filme mais controverso da Marvel, o curta All Hail The King acompanha a trajetória de um repórter fazendo um documentário sobre a vida do polêmico “terrorista” Trevor Slattery (Ben Kingsley) na cadeia.
Ele é muito divertido e aproveita a galhofa do final de Homem de Ferro 3 para brincar com o personagem mais odiado do UCM. Também funciona como um tipo de Retcon ao citar a existência de um “verdadeiro Mandarim”.
Não há grandes conexões aqui. A maior delas é uma breve ligação entre Homem de Ferro 2 e 3, com a participação especial de Justin Hammer (Sam Rockwell). Outro easter egg é o nome da cadeia em que Trevor está. Seagate é a prisão em que Luke Cage vira cobaia do experimento que daria seus poderes, mas nenhuma citação ao curta é feito na série da Netfllix.
Onde encontrar: Blu-Ray de Thor: O Mundo Sombrio (2014).
Agente Carter
Ao abordar a vida da Agente Especial Peggy Carter (Hayley Atwell) depois do sacrifício do Capitão América (Chris Evans), a Marvel viu o potencial de transformar aquele curta em um seriado Girl Power.
Agente Carter é também o primeiro One-Shot a possuir uma cena pós-créditos. O tom dele é bem similar ao do primeiro filme do Capitão, mas um pouco mais melancólico. Ver Peggy ser designada a um cargo secundário no exército é bem triste, mas a volta por cima é muito boa. Essa pegada foi adaptada para a série, que infelizmente teve vida curta na televisão.
Onde encontrar: Blu-Ray de Homem de Ferro 3 (2013).
Item 47
O melhor One-Shot é aquele que aborda as conseqüências da Batalha de Nova York. A história acompanha Bennie (Jesse Bradford) e Claire (Lizzy Caplan) em uma aventura nitidamente inspirada em Bonnie e Clyde. O casal vivia uma crise financeira até Bennie encontrar uma arma Chitauri e Claire convencê-lo a roubar um banco.
A trama gira em torno da perseguição dos criminosos, que começam uma série de assaltos pelos Estados Unidos, pela SHIELD. Nenhum dos cientistas da agência havia conseguido ativar as armas Chitauri. A atitude de Bennie representa uma ameaça, então o final pode surpreender.
Ele não integra bem os filmes, mas desenvolve o evento mais comentado do Universo Marvel, e como ele afetou o povo ao seu redor.
Onde encontrar: Blu-Ray de Os Vingadores (2012).
Os One-Shot acabaram em 2014 e não há previsão para volta, apesar de não estarem descartados pelo presidente Kevin Feige. Depois deles, a Marvel passou a lançar alguns conteúdos sem ligação direta com o universo dos filmes, mas ainda assim divertidos. Eles estão nas nossas Menções Honrosas:
Guardians Inferno
Bônus do Blu-Ray de Guardiões da Galáxia Vol.2, Guardians Inferno é um videoclipe da música original criada para a trilha sonora da Space Opera de James Gunn. Interpretada por David Hasselhoff, a música adapta o tema do primeiro Guardiões em ritmo de discoteca. A letra narra os eventos do filme dois e apresenta os principais atores da franquia caracterizados com roupas dos anos 70 e 80, incluindo o próprio James Gunn e a lenda dos quadrinhos, Stan Lee.
Onde encontrar: Blu-Ray de Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017).
Equipe Thor
Já se perguntou o que Thor e Hulk (Mark Ruffalo) andaram fazendo durante a Guerra Civil? Esse curta usa do talento de Chris Hemsworth para a comédia e entrega uma resposta mega-divertida, apesar de não ter conexão com os filmes.
Onde encontrar: Blu-Ray de Doutor Estranho (2016).
Equipe Darryl
Depois que Thor vai embora, Darryl passa a dividir seu apartamento com o Grão Mestre (Jeff Goldblum). Ver a entidade influenciar no comportamento de um humano normal é comédia pura!
Onde encontrar: Blu-Ray de Thor: Ragnarok (2017).
Os Vingadores: Guerra Infinita estreia em 26 de abril de 2018.