Quando pensamos na Era de Ouro de Hollywood, é muito difícil escolher apenas um clássico como favorito – e, em 1964, foi notável como a sétima arte estava permeada de produções de altíssimo calibre e que permanecem vivas na memória popular mesmo seis décadas depois de seu lançamento.
Dentre os inúmeros títulos que marcaram o ano em questão, tivemos a adaptação em live-action do romance ‘Mary Poppins’, estrelada por Julie Andrews (e cuja conturbada produção ajudou a alimentar a mitologia por trás do longa), além do icônico ‘Minha Bela Dama’, protagonizado por ninguém menos que a lendária Audrey Hepburn.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista com cinco clássicos que completam 60 anos em 2024 para você conferir nos streamings.
Veja abaixo as nossa escolhas e conte para nós qual o seu favorito:
A INCONQUISTÁVEL MOLLY
Onde assistir: Prime Video (Aluguel)
Debby Reynolds recebeu sua primeira (e de algum modo única) indicação ao Oscar por seu papel neste musical, baseado na vida real de Molly Brown, uma mulher despreocupada e barulhenta do interior que se casa com um minerador de ouro e de repente se vê nas mais luxuosas festas da high society. E mesmo assim, ela não consegue adquirir respeito por parte de esnobes e invejosos. Entretanto, Molly ganha fama quando se torna uma heroína enquanto viaja no famoso transatlântico Titanic. Molly ganhou seu apelido de “imparável” (unsinkable, no inglês, que dá nome ao título original da produção) veio após sobreviver ao desastre e ajudar a resgatar muitos dos passageiros. A performance de Reynolds nesta biografia incrível traz uma radiação e um brilho capaz de atravessar gerações.
DR. FANTÁSTICO
Onde assistir: Max, Prime Video
Funcionando como uma sátira para a Guerra Fria e para os conflitos ideológicos entre a União Soviética e os Estados Unidos, ‘Dr. Fantástico’ é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores produções do aclamado cineasta Stanley Kubrick. Contando com nomes como Peter Sellers, George C. Scott e Sterling Hayden, a trama acompanha um general insano que acredita que os comunistas planejam dominar o mundo dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando processo de guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo.
MARY POPPINS
Onde assistir: Disney+
‘Mary Poppins’ continua como uma das melhores produções da Walt Disney Studios, trazendo um elenco de peso que inclui Julie Andrews (que inclusive conquistou o Oscar de Melhor Atriz por seu irretocável trabalho no longa) e Dick Van Dyke. Baseada no romance homônimo de P.L. Travers, a trama nos leva para a Londres de 1910, onde um banqueiro rígido e severo com os filhos escreve um anúncio no jornal em busca de uma governanta. Trazida pelo vento em um guarda-chuva voador, uma babá com poderes mágicos aparece para transformar a triste rotina da família.
MINHA BELA DAMA
Onde assistir: Prime Video, Apple TV+ (Aluguel)
Nesse icônico longa-metragem musical dirigido por George Cukor, Henry Higgins (Rex Harrison), um intelectual e professor de fonética, aposta que conseguirá, no período máximo de seis meses, transformar Eliza Doolittle (Audrey Hepburn), uma simples florista de rua que não sabe falar direito, em uma dama. Mas a tarefa se mostra muito mais difícil do que tinha sido imaginada originalmente.
OS GUARDA-CHUVAS DO AMOR
Onde assistir: Telecine
Cherbourg, 1957. Guy Foucher (Nino Castelnuovo) é um jovem de 20 anos que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família, uma loja de guarda-chuvas elegante, mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família. Ele é convocado para o serviço militar e ela descobre estar grávida. Surge o dilema: esperar o retorno do amado ou seguir adiante?