Jim Carrey sagrou-se como uma das celebridades mais conhecidas e de maior sucesso no cenário do entretenimento entre as décadas de 1990 e 2000. Todavia, em 1996, Carrey enfrentou um deslize em sua carreira ao estrelar o clássico ‘O Pentelho’ – que, apesar de ter ganhado inúmeros seguidores com o passar dos anos, não fez um barulho tão grande de bilheteria e teve uma recepção bastante morna por parte da crítica.
O filme, dirigido por Ben Stiller, contou a história de um homem chamado “Steven, que acaba de terminar o namoro, oferece 50 dólares ao instalador de TV a cabo Chip Douglas para ligar alguns canais de graça em seu novo apartamento. O que ele não sabe é que o técnico não passa de um homem desequilibrado e solitário que vai fazer de tudo para conquistar a amizade de Steven. A obsessão de Chip acaba provocando uma série de problemas na vida pessaal e profissional de seu novo amigo”.
Além de Carrey, a produção foi estrelada por Matthew Broderick (‘Curtindo a Vida Adoidado’) e, em uma recente coletiva de imprensa no Festival de Tribeca, ele e o produtor executivo Judd Apatow falaram sobre o projeto – incluindo o fato de ter sentido uma grande simpatia por Carrey pelo fato do ator estar sob uma imensa pressão para viver o protagonista (via CBR).
“Por mais legal que seja fazer isso, [o filme] colocou uma grande pressão nele, de certa forma”, Broderick explicou. “Não fazia muito tempo que ele era relativamente desconhecido e, do nada, se torna [o ator] mais bem pago. Você precisa um gênio grandioso o tempo todo, cada minuto. Então, senti empatia à pressão que ele dever colocado sobre si próprio”.
Quanto Apatow comentou que ele não conhecia “muitas pessoas que ficaram tão grandes, daquela maneira, e tão rápido”, Broderick acrescentou: “é uma faca de dois gumes quando você tem esse tipo de sucesso. Senti empatia por causa disso”.
O filme também contou com nomes como Leslie Mann, Jack Black, George Segal, Diane Baker, Eric Roberts, Janeane Garofalo, Stiller e outros.
‘O Pentelho’ amargou 55% de aprovação da crítica internacional, além de ter arrecadado modestos US$102,8 milhões mundialmente.