domingo , 22 dezembro , 2024

Matthew McConaughey | Conheça os MELHORES e PIORES Trabalhos do Astro Vencedor do Oscar

YouTube video

Matthew McConaughey, o ator texano que mais se orgulha de seu sotaque e seu estilo “caipira” em Hollywood, completa hoje 53 anos bem vividos, tendo escalado até o topo da cadeia alimentar do competitivo mercado da maior indústria de cinema no mundo. McConaughey como todos os outros antes dele (e os que virão depois também) começou sua carreira em papeis menores em filmes adolescentes e até mesmo num terror do qual se envergonhou de ter feito – e ameaçou processar os produtores que queriam capitalizar em cima da imagem do ator após a fama, relançado tal obra “tosca”. Depois disso, McConaughey se tornou um protagonista de respeito e aproveitou a aparência de galã que Deus lhe deu. Isso fez alguns jornalistas perceberem seu potencial e o anunciarem como o novo queridinho de Hollywood. Funcionou. Mas logo depois ele ficaria estereotipado e preso a papeis em comédias românticas – muitas de qualidade, digamos, duvidosa.

Foi um período seco em que Matthew McConaughey se tornaria desacreditado como ator. Mas uma mudança de ventos traria o prestígio de volta para sua carreira, com a chamada “McConaissance”, a renascença do ator – em produções de muita tarimba e prestígio, ao lado de grandes nomes na frente e atrás das câmeras. Isso o levou diretamente a vencer o primeiro e único Oscar ao qual foi indicado (até o momento). McConaughey continuaria a se desafiar como ator, pegando papeis difíceis e se descaracterizando na maioria dos casos. No entanto, o ator não tem dado muita sorte ultimamente e tais filmes não tem emplacado no gosto dos críticos e do público, trazendo um novo período de seca para sua filmografia. O qual esperamos que passe logo.



Como forma de homenagear este grande ator de nossos tempos, através de uma extensa pesquisa usando como fonte o Rotten Tomatoes e o IMDB, separamos os Melhores e Piores trabalhos da carreira do ator. Confira abaixo.

MELHORES

05 | Lone Star – A Estrela Solitária (1996)

Assista também:
YouTube video


Começamos a lista com este cult pouco conhecido, mas que precisa ser encontrado e assistido por todos, sejam fãs de Matthew McConaughey ou não. O filme creditado como divisor de águas na carreira do ator, sabidamente, foi Tempo de Matar (1996), mas no mesmo ano este longa ajudou a colaborar para o descobrimento do ator, que aqui demonstra todo o seu potencial numa performance intensa. Um faroeste moderno sobre as descobertas de um xerife em sua cidadezinha misteriosa, o longa foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original.

04 | True Detective – 1ª Temporada (2014)

Matthew McConaughey possui muitos bons trabalhos de prestígio em seu currículo, que infelizmente não encontraram lugar na lista. Filmes como Killer Joe, Contato, O Poder e a Lei, Interestelar, O Lobo de Wall Street (no qual faz uma pontinha) e o recente Magnatas do Crime. Mas um dos melhores não aconteceu nas telonas, e sim na série de TV de antologia da HBO, True Detective. O programa foi parte essencial em seu retorno às boas com o sucesso e a crítica, e traz o ator fazendo parceria com Woody Harrelson, como policiais bem diferentes investigando casos escabrosos. Uma obra-prima.

03 | Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

O primeiro trabalho de Matthew McConaughey no cinema permanece até hoje como um dos melhores e mais queridos em sua filmografia por crítica e público. Também pudera, assinando o roteiro e a direção temos um verdadeiro mestre, Richard Linklater, que trouxe muito de suas próprias experiências para esse relato da vida de adolescentes crescendo no fim dos anos 70. McConaughey com seu bigodinho e cabelinho pode até soar esquisito hoje, mas o filme serviria também para abrir portas para gente do calibre de Ben Affleck e Milla Jovovich.

02 | Clube de Compras Dallas (2013)

Esse não poderia ficar de fora, afinal foi o filme que deu ao ator o tão almejado prêmio no Oscar como protagonista. Digam o que quiserem, mas este é o sonho de todo profissional da área, escalar na carreira até receber o reconhecimento máximo. Aqui, o ator mergulhou de cabeça no método e perdeu muitos quilos até ficar esquelético para o papel na história real de Ron Woodroof, um sujeito que se descobriu com AIDS e começou a contrabandear remédios para o tratamento desta doença terrível. Entre sua nova clientela, o personagem de Jared Leto, que também levou o Oscar, mas que seria considerado polêmico hoje, por viver um travesti.

01 | Amor Bandido (2012)

Se a lista dependesse unicamente de mim, certamente eu trataria de incluir nela Tempo de Matar (1996), não apenas um favorito de McConaughey, como também um de meus filmes preferidos de todos os tempos. Mas aqui, levamos em conta a opinião do grande público, dos fãs e dos críticos. Sendo assim, ocupando a primeira posição e subindo ao pódio como filme preferido do ator está este Mud (no original). Aqui temos uma história de amadurecimento de um menino, que ao mesmo tempo é também uma bela história de amor e violência. McConaughey interpreta um bandido foragido, escondido, ele é encontrado por dois meninos, que o ajudam a entrar em contato com o amor de sua vida, papel de Reese Witherspoon.

PIORES

05 | Calmaria (2019)

Se dependesse unicamente de mim também, este filme estaria numa posição mais alta na lista dos piores. Afinal, trata-se de um dos longas mais WTF de anos recentes, que este amigo que vos fala teve a oportunidade de conferir na exibição para a imprensa e ficar completamente estarrecido com o resultado. Poucas vezes em minha vida profissional um filme causou tamanho efeito de choque de forma negativa como este. Isso porque Calmaria é vendido como um suspense no estilo noir, no qual McConaughey interpreta um pescador de vida mansa, até que sua ex reaparece em sua porta – papel de Anne Hathaway. Ela o seduz e pede para que mate seu atual marido abusivo. Até aí ótimo e daria um bom thriller. Mas acredite, não é nada disso do que você está pensando e o filme dá uma guinada rumo ladeira abaixo se tornando, sem ligar a seta, uma ficção científica!!! É isso mesmo!

04 | A Torre Negra (2017)

Foi em 2012 mais ou menos que Matthew McConaughey recobrou seu lugar em Hollywood como um dos maiores astros de sua geração. Foram mais ou menos três anos surfando na crista da onda com diversos trabalhos de qualidade, no cinema e TV, e até um Oscar para chamar de seu. Mas quando chegou o ano de 2015, a maré começou a mudar novamente para o ator, e seus filmes começaram a ser novamente execrados pela crítica e ignorados pelo público, apesar do empenho das escolhas do astro. Nessa nova fase sombria, o ator assinou para uma adaptação de muito hype de Stephen King, ao lado de Idris Elba. O que poderia dar errado, certo? Mas deu muito errado, e ganhamos um dos blockbusters mais esquecíveis dos últimos 5 anos.

03 | Na Ponta dos Pés (2002)

Um dos longas mais obscuros da carreira de Matthew McConaughey, é também um dos momentos mais “vergonha alheia” de sua carreira. Aqui, ele já era um ator renomado quando disse sim para essa história tão sem noção que termina sendo de mau gosto. A intenção aqui até poderia ser boa, mas o resultado termina por fazer todos que se aventuram por esse desastre se arrependerem amargamente. Na trama, McConaughey é o namorado de Kate Beckinsale, que vive uma pintora tatuada. Ela descobre que os pais e o irmão dele, assim como sua família, são todos anões. E bem, é isso. Esse é o dilema do longa, o “preconceito” contra os anões. Para piorar, Gary Oldman interpreta o irmão anão do protagonista. E sim, temos Peter Dinklage no elenco.

02 | O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno (1994)

Com medalha de prata dos piores filmes de Matthew McConaughey está esta produção que eu dei spoiler no começo desta matéria. Acontece que o ator trabalhou nesse filme quando ainda não era famoso, afinal tinha que pagar as contas. Esse é o quarto filme da franquia, após o clássico original de 1974, o divertido cult de 1986 e o esquecível terceiro longa de 1990. É seguro dizer, no entanto, que este quarto é o pior disparado, apesar de McConaughey parecer ter se divertido muito, entregando tudo de si numa performance para lá de exagerada. Como era de se imaginar, o filme veio e foi sem que muitos o notassem. Mas em 96, quando McConaughey estourou em Tempo de Matar e Renée Zellweger (que também protagoniza esse filme) fez o mesmo em Jerry Maguire, os produtores almejavam relançar o filme para aproveitar o sucesso da dupla. Mas desistiram rapidinho ao serem ameaçados de processo pelos agentes dos astros.

01 | Profissão Surfista (2008)

Que filme tem a audácia de roubar o lugar de O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno como o pior da carreira de Matthew McConaughey, você pergunta? Realmente não é para muitos. Mas chegando em primeiro lugar no pódio do fundo do poço na filmografia do ator está este longa que é o único a receber 0% de aprovação no Rotten Tomatoes. Sim, mesmo os piores filmes do ator não chegaram a este nível. Além de tudo ainda precisamos lidar com um péssimo título do longa no Brasil, que obviamente saiu direto em vídeo por aqui. Acontece que o propósito de Surfer, Dude (no original) é mostrar o protagonista como um bon vivant surfista maconheiro. Um título melhor para o filme seria “estilo de vida surfista”, ou algo do tipo. Afinal, o surfe é um esporte e os que ganham a vida com ele realmente podem o ter como profissão. Não é o caso aqui.

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Matthew McConaughey | Conheça os MELHORES e PIORES Trabalhos do Astro Vencedor do Oscar

Matthew McConaughey, o ator texano que mais se orgulha de seu sotaque e seu estilo “caipira” em Hollywood, completa hoje 53 anos bem vividos, tendo escalado até o topo da cadeia alimentar do competitivo mercado da maior indústria de cinema no mundo. McConaughey como todos os outros antes dele (e os que virão depois também) começou sua carreira em papeis menores em filmes adolescentes e até mesmo num terror do qual se envergonhou de ter feito – e ameaçou processar os produtores que queriam capitalizar em cima da imagem do ator após a fama, relançado tal obra “tosca”. Depois disso, McConaughey se tornou um protagonista de respeito e aproveitou a aparência de galã que Deus lhe deu. Isso fez alguns jornalistas perceberem seu potencial e o anunciarem como o novo queridinho de Hollywood. Funcionou. Mas logo depois ele ficaria estereotipado e preso a papeis em comédias românticas – muitas de qualidade, digamos, duvidosa.

Foi um período seco em que Matthew McConaughey se tornaria desacreditado como ator. Mas uma mudança de ventos traria o prestígio de volta para sua carreira, com a chamada “McConaissance”, a renascença do ator – em produções de muita tarimba e prestígio, ao lado de grandes nomes na frente e atrás das câmeras. Isso o levou diretamente a vencer o primeiro e único Oscar ao qual foi indicado (até o momento). McConaughey continuaria a se desafiar como ator, pegando papeis difíceis e se descaracterizando na maioria dos casos. No entanto, o ator não tem dado muita sorte ultimamente e tais filmes não tem emplacado no gosto dos críticos e do público, trazendo um novo período de seca para sua filmografia. O qual esperamos que passe logo.

Como forma de homenagear este grande ator de nossos tempos, através de uma extensa pesquisa usando como fonte o Rotten Tomatoes e o IMDB, separamos os Melhores e Piores trabalhos da carreira do ator. Confira abaixo.

MELHORES

05 | Lone Star – A Estrela Solitária (1996)

Começamos a lista com este cult pouco conhecido, mas que precisa ser encontrado e assistido por todos, sejam fãs de Matthew McConaughey ou não. O filme creditado como divisor de águas na carreira do ator, sabidamente, foi Tempo de Matar (1996), mas no mesmo ano este longa ajudou a colaborar para o descobrimento do ator, que aqui demonstra todo o seu potencial numa performance intensa. Um faroeste moderno sobre as descobertas de um xerife em sua cidadezinha misteriosa, o longa foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original.

04 | True Detective – 1ª Temporada (2014)

Matthew McConaughey possui muitos bons trabalhos de prestígio em seu currículo, que infelizmente não encontraram lugar na lista. Filmes como Killer Joe, Contato, O Poder e a Lei, Interestelar, O Lobo de Wall Street (no qual faz uma pontinha) e o recente Magnatas do Crime. Mas um dos melhores não aconteceu nas telonas, e sim na série de TV de antologia da HBO, True Detective. O programa foi parte essencial em seu retorno às boas com o sucesso e a crítica, e traz o ator fazendo parceria com Woody Harrelson, como policiais bem diferentes investigando casos escabrosos. Uma obra-prima.

03 | Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

O primeiro trabalho de Matthew McConaughey no cinema permanece até hoje como um dos melhores e mais queridos em sua filmografia por crítica e público. Também pudera, assinando o roteiro e a direção temos um verdadeiro mestre, Richard Linklater, que trouxe muito de suas próprias experiências para esse relato da vida de adolescentes crescendo no fim dos anos 70. McConaughey com seu bigodinho e cabelinho pode até soar esquisito hoje, mas o filme serviria também para abrir portas para gente do calibre de Ben Affleck e Milla Jovovich.

02 | Clube de Compras Dallas (2013)

Esse não poderia ficar de fora, afinal foi o filme que deu ao ator o tão almejado prêmio no Oscar como protagonista. Digam o que quiserem, mas este é o sonho de todo profissional da área, escalar na carreira até receber o reconhecimento máximo. Aqui, o ator mergulhou de cabeça no método e perdeu muitos quilos até ficar esquelético para o papel na história real de Ron Woodroof, um sujeito que se descobriu com AIDS e começou a contrabandear remédios para o tratamento desta doença terrível. Entre sua nova clientela, o personagem de Jared Leto, que também levou o Oscar, mas que seria considerado polêmico hoje, por viver um travesti.

01 | Amor Bandido (2012)

Se a lista dependesse unicamente de mim, certamente eu trataria de incluir nela Tempo de Matar (1996), não apenas um favorito de McConaughey, como também um de meus filmes preferidos de todos os tempos. Mas aqui, levamos em conta a opinião do grande público, dos fãs e dos críticos. Sendo assim, ocupando a primeira posição e subindo ao pódio como filme preferido do ator está este Mud (no original). Aqui temos uma história de amadurecimento de um menino, que ao mesmo tempo é também uma bela história de amor e violência. McConaughey interpreta um bandido foragido, escondido, ele é encontrado por dois meninos, que o ajudam a entrar em contato com o amor de sua vida, papel de Reese Witherspoon.

PIORES

05 | Calmaria (2019)

Se dependesse unicamente de mim também, este filme estaria numa posição mais alta na lista dos piores. Afinal, trata-se de um dos longas mais WTF de anos recentes, que este amigo que vos fala teve a oportunidade de conferir na exibição para a imprensa e ficar completamente estarrecido com o resultado. Poucas vezes em minha vida profissional um filme causou tamanho efeito de choque de forma negativa como este. Isso porque Calmaria é vendido como um suspense no estilo noir, no qual McConaughey interpreta um pescador de vida mansa, até que sua ex reaparece em sua porta – papel de Anne Hathaway. Ela o seduz e pede para que mate seu atual marido abusivo. Até aí ótimo e daria um bom thriller. Mas acredite, não é nada disso do que você está pensando e o filme dá uma guinada rumo ladeira abaixo se tornando, sem ligar a seta, uma ficção científica!!! É isso mesmo!

04 | A Torre Negra (2017)

Foi em 2012 mais ou menos que Matthew McConaughey recobrou seu lugar em Hollywood como um dos maiores astros de sua geração. Foram mais ou menos três anos surfando na crista da onda com diversos trabalhos de qualidade, no cinema e TV, e até um Oscar para chamar de seu. Mas quando chegou o ano de 2015, a maré começou a mudar novamente para o ator, e seus filmes começaram a ser novamente execrados pela crítica e ignorados pelo público, apesar do empenho das escolhas do astro. Nessa nova fase sombria, o ator assinou para uma adaptação de muito hype de Stephen King, ao lado de Idris Elba. O que poderia dar errado, certo? Mas deu muito errado, e ganhamos um dos blockbusters mais esquecíveis dos últimos 5 anos.

03 | Na Ponta dos Pés (2002)

Um dos longas mais obscuros da carreira de Matthew McConaughey, é também um dos momentos mais “vergonha alheia” de sua carreira. Aqui, ele já era um ator renomado quando disse sim para essa história tão sem noção que termina sendo de mau gosto. A intenção aqui até poderia ser boa, mas o resultado termina por fazer todos que se aventuram por esse desastre se arrependerem amargamente. Na trama, McConaughey é o namorado de Kate Beckinsale, que vive uma pintora tatuada. Ela descobre que os pais e o irmão dele, assim como sua família, são todos anões. E bem, é isso. Esse é o dilema do longa, o “preconceito” contra os anões. Para piorar, Gary Oldman interpreta o irmão anão do protagonista. E sim, temos Peter Dinklage no elenco.

02 | O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno (1994)

Com medalha de prata dos piores filmes de Matthew McConaughey está esta produção que eu dei spoiler no começo desta matéria. Acontece que o ator trabalhou nesse filme quando ainda não era famoso, afinal tinha que pagar as contas. Esse é o quarto filme da franquia, após o clássico original de 1974, o divertido cult de 1986 e o esquecível terceiro longa de 1990. É seguro dizer, no entanto, que este quarto é o pior disparado, apesar de McConaughey parecer ter se divertido muito, entregando tudo de si numa performance para lá de exagerada. Como era de se imaginar, o filme veio e foi sem que muitos o notassem. Mas em 96, quando McConaughey estourou em Tempo de Matar e Renée Zellweger (que também protagoniza esse filme) fez o mesmo em Jerry Maguire, os produtores almejavam relançar o filme para aproveitar o sucesso da dupla. Mas desistiram rapidinho ao serem ameaçados de processo pelos agentes dos astros.

01 | Profissão Surfista (2008)

Que filme tem a audácia de roubar o lugar de O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno como o pior da carreira de Matthew McConaughey, você pergunta? Realmente não é para muitos. Mas chegando em primeiro lugar no pódio do fundo do poço na filmografia do ator está este longa que é o único a receber 0% de aprovação no Rotten Tomatoes. Sim, mesmo os piores filmes do ator não chegaram a este nível. Além de tudo ainda precisamos lidar com um péssimo título do longa no Brasil, que obviamente saiu direto em vídeo por aqui. Acontece que o propósito de Surfer, Dude (no original) é mostrar o protagonista como um bon vivant surfista maconheiro. Um título melhor para o filme seria “estilo de vida surfista”, ou algo do tipo. Afinal, o surfe é um esporte e os que ganham a vida com ele realmente podem o ter como profissão. Não é o caso aqui.

YouTube video

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS