Um ano após o lendário Francis Ford Coppola causar alvoroço em Cannes com o ambicioso e controverso ‘Megalópolis‘, os bastidores do projeto ganham vida em um documentário inédito, intitulado ‘Megadoc‘.
Dirigido por Mike Figgis (‘Despedida em Las Vegas‘), o longa documental promete uma visão crua e íntima do processo criativo por trás do projeto mais pessoal e arriscado da carreira do cineasta vencedor do Oscar.
Distribuído pela Utopia — que também colaborou com o lançamento norte-americano de ‘Megalópolis‘, ao lado da American Zoetrope e Lionsgate — ‘Megadoc‘ tem estreia nos cinemas dos Estados Unidos prevista para o outono de 2025. Tara Li-An e James Mockoski assinam como produtores.
O projeto começou com um simples e-mail entre amigos: um reencontro entre Figgis e Coppola resultou em um convite para que o documentarista acompanhasse livremente os bastidores do set de ‘Megalópolis‘. Munido de uma câmera e com acesso irrestrito, Figgis registrou desde o início das filmagens até os momentos mais caóticos e reveladores da produção.
“Francis me deu acesso a tudo, incluindo o incrível material de arquivo acumulado ao longo das muitas leituras do roteiro, que passou por diversas versões”, contou Figgis. “Foi um privilégio testemunhar esse momento da história do cinema”.
O próprio Coppola celebrou o resultado do documentário.
“O grande cineasta Mike Figgis filmou os bastidores de ‘Megalópolis‘ como ele viu. Curiosamente, existem muitas interpretações sobre o que realmente aconteceu e todas estão no documentário — embora ele não diga qual é qual. Cabe ao espectador interpretar“, afirmou.
‘Megadoc‘ busca ocupar um lugar semelhante ao icônico ‘Francis Ford Coppola – O Apocalipse De Um Cineasta‘, documentário de Eleanor Coppola sobre os bastidores de ‘Apocalypse Now‘.
Segundo Robert Schwartzman, da Utopia, o filme oferece uma jornada que atravessa quatro décadas de obsessão artística:
“‘Megadoc‘ será para ‘Megalópolis‘ o que ‘Francis Ford Coppola – O Apocalipse De Um Cineasta‘: uma oportunidade rara de observar um mestre do cinema em pleno processo criativo”.
‘Megalópolis‘, bancado com recursos próprios por Coppola, dividiu público e crítica com sua narrativa alegórica e estilo grandioso. Agora, com ‘Megadoc‘, o público terá a chance de compreender melhor os bastidores de uma obra que, independentemente de sua recepção, já entrou para a história como um dos projetos mais ousados do cinema moderno.
Apesar do investimento de US$ 120 milhões no épico, ‘Megalopolis’ enfrentou críticas severas e arrecadou apenas US$ 14,3 milhões em bilheteria mundial. Idealizado por Coppola pela primeira vez em 1983, o filme desconstrói a história romana em uma Nova York moderna e alternativa.
Relembre o trailer e siga o CinePOP no YouTube:
A trama do filme acompanha a reconstrução de uma metrópole após sua destruição acidental, com duas visões concorrentes – a de um arquiteto idealista (Adam Driver) e a de um prefeito pragmático (Giancarlo Esposito) – entrando em conflito durante o processo. O filme tem uma duração de duas horas e 15 minutos e apresenta abundantes referências à Roma Antiga, incluindo cortes de cabelo estilo César nos personagens masculinos.
O filme traz um elenco repleto de estrelas como Giancarlo Esposito (‘Once Upon a Time’), Forest Whitaker (‘O Último Rei da Escócia’), Nathalie Emmanuel (‘Game of Thrones’), Jon Voight (‘Ray Donovan’), Laurence Fishburne (‘Matrix’), Aubrey Plaza (‘The White Lotus’), Shia LaBeouf (‘Transformers’), Talia Shire (‘O Poderoso Chefão’), Jason Schwartzman (‘A Crônica Francesa’), Grace VanderWaal (‘A Extraordinária Garota Chamada Estrela’), Kathryn Hunter (‘A Tragédia de Macbeth’) e James Remar (‘Era Uma Vez… Em Hollywood’).
