O épico de Francis Ford Coppola, ‘Megalopolis’, fez sua estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes e as primeiras reações da crítica e do público foram, no mínimo, controversas. As avaliações variam entre elogios entusiasmados à “loucura genial” do filme até críticas que o definem como “caótico”, “desconcertante” e “a coisa mais louca já vista”.
Confira alguns comentários!
“É meio Batman, meio Gladiador, meio ‘Tomorrowland’, misturado com um amontoado de ideias e imagens, e o público de Cannes não sabia o que fazer com isso”, disse Sharon Waxman do The Wrap.
“Estou completamente sem palavras com Megalópole. Se Coppola está feliz com isso, então acho que é algo? Saí totalmente desconcertado e desnorteado com ele. Como um filme de 120 milhões pode parecer tão barato? Sinceramente, não sei como devo revisar esse filme, porque nem tenho certeza se poderia dizer qual é o enredo. Sinto que preciso de uma semana para digerir antes de tentar discutir isso. Diria que Audrey Plaza torna tudo mais suportável por causa de sua marca já incorporada de estranheza – estou completamente aqui pelos memes!”, disse Luke Hearfield.
I am lost for words with Megalopolis. If Coppola is happy with it then I guess that’s something? ♂️
I left it feeling totally discombobulated and bewildered by it. How does a 120M movie look this cheap?
I honestly don’t know how I’m supposed to review this film cause I’m not… pic.twitter.com/DhV1L9aGRo— Luke Hearfield @ Cannes (@LukeHearfield) May 16, 2024
“Megalópolis de Francis Ford Coppola é um sonho febril caótico e psicodélico que faz as histórias do set serem indiscutíveis. Adoro ver diretores seguindo uma ideia, mas o resultado, neste caso, é um filme tão além da compreensão que nem mesmo pode ser desvendado”, acrescentou Billie Melissa.
Francis Ford Coppola’s MEGALOPOLIS is a chaotic, psychedelic fever dream that makes the stories from set undoubtable. I love seeing directors run with an idea but the result in this instance is a film so beyond comprehension that it cannot even begin to be unpacked. #Cannes2034 pic.twitter.com/OaLdJUjwCs
— Billie Melissa (@billiemelissa_) May 16, 2024
“Megalópolis é a coisa mais louca que já vi”, declarou Bilge Ebiri.
MEGALOPOLIS is the craziest thing I’ve ever seen. https://t.co/GZorwBLMQ8
— Bilge Ebiri (@BilgeEbiri) May 16, 2024
“A primeira hora de Megalópolis foi um desastre, um desastre cativante, mas ainda podre. Então, a segunda hora chegou; eu realmente me envolvi. Muitas coisas não funcionam no projeto de paixão de Francis Ford Coppola, mas sua linguagem visual é afiada. E há uma cena envolvendo uma mistura que é incrível”, acrescentou Robert Daniels.
MEGALOPOLIS: first hour was a disaster, an endearing disaster but still poor. Then the second hour hit; I totally bought in. Much doesn’t work in Francis Ford Coppola’s passion project, but its visual language is sharp. And there’s one scene involving a mix that hits. #Cannes2024 pic.twitter.com/Fsidxa9YHJ
— Robert Daniels (@812filmreviews) May 16, 2024
“Megalópolis: a extravagância é uma característica, não um defeito! Um retrato grandioso, épico e completamente singular de 120 milhões de dólares, que também é uma fábula sobre a queda da antiga Roma e um apelo para salvar nossa civilização (e seu cinema) de si mesma. Sou grande fã”, disse David Ehrlich.
Megalopolis: the silliness is a feature, not a bug! a garish, epic, & utterly singular $120 million self-portrait that’s also a fable about the fall of ancient Rome & a plea to save our civilization (and its cinema) from itself. big fan.
my #cannes review https://t.co/fA6Wy3kiJN pic.twitter.com/VWEQCmNjh4
— david ehrlich (@davidehrlich) May 16, 2024
“Sempre é emocionante ver um cineasta operando em uma escala ambiciosa e arriscando tudo, mas não posso deixar de sentir que Megalópolis, ousado e bombástico como é, ficou um pouco aquém de sua promessa: um debate sobre nosso futuro e o do próprio meio”, declarou Leonardo Goi.
It’s always thrilling to watch a filmmaker operate on an impossibly ambitious scale and take all manner of risks, but I can’t help but think MEGALOPOLIS, daring and bombastic as it is, fell somewhat short of its promise: a debate on our future, and the medium’s own. #Cannes2024 pic.twitter.com/uvwcPVBPrZ
— Leonardo Goi (@LeonardoGoi) May 16, 2024
‘Megalópolis’, que Coppola começou a escrever em 1983, teve um custo aproximado de US$ 120 milhões, financiado em parte pela venda de uma parte significativa de seu império vinícola, avaliada em mais de US$ 500 milhões em um acordo de 2021.
Assista:
O filme ainda continua em sua busca por uma distribuidora (via ComicBook.com).
As informações indicam que, apenas na França, o longa-metragem será distribuído pela companhia Le Pacte, responsável pela divulgação de ‘Anatomia de uma Queda’. Entretanto, nos Estados Unidos, a situação segue muito diferente: há especulações de que a Netflix não tomará os direitos do projeto e que a Amazon Studios e a Apple TV+ estão em uma “guerra” para conseguir colocar as mãos no filme.
Vale lembrar que ‘Megalópolis’ fará sua estreia oficial na 77ª edição do Festival de Cannes, mais especificamente no dia 17 de maio.
A trama do filme acompanha a reconstrução de uma metrópole após sua destruição acidental, com duas visões concorrentes – a de um arquiteto idealista (Adam Driver) e a de um prefeito pragmático (Giancarlo Esposito) – entrando em conflito durante o processo. O filme tem uma duração de duas horas e 15 minutos e apresenta abundantes referências à Roma Antiga, incluindo cortes de cabelo estilo César nos personagens masculinos.
Durante a primeira exibição do projeto a investidores, embora alguns tenham elogiado o filme, outros foram menos generosos em suas avaliações, sugerindo que seu potencial de retorno financeiro pode ser limitado: “não é bom, e foi muito triste assistir. Qualquer pessoa que coloque P&A atrás disso, vai perder dinheiro. Assim não é como Coppola deveria terminar sua carreira de diretor.”
Confira outras reações ao filme:
“Tendo visto MEGALÓPOLIS podemos confirmar que nunca houve, ou haverá, um diretor tão louco quanto Francis Ford Coppola. Que privilégio estar no mesmo planeta que ele.”
Having seen MEGALOPOLIS we can confirm there’s never been, or ever will be, a director as crazy as Francis Ford Coppola. What a privilege to be on the same planet as him.
— Beyond Fest (@BeyondFest) March 29, 2024
O Puck revelou que reações no cinema foram principalmente de perplexidade geral. Um participante disse a ele que o filme não tinha “nenhuma perspectiva comercial” e que é “inabalável em quão maluco ele é”. O filme foi descrito como uma mistura de “Metropolis e Calígula”. O final também é “desconcertante”.
O filme, que é um completo mistério, terá um elenco repleto de estrelas como Giancarlo Esposito (‘Once Upon a Time’), Forest Whitaker (‘O Último Rei da Escócia’), Nathalie Emmanuel (‘Game of Thrones’), Jon Voight (‘Ray Donovan’), Laurence Fishburne (‘Matrix’), Aubrey Plaza (‘The White Lotus’), Shia LaBeouf (‘Transformers’), Talia Shire (‘O Poderoso Chefão’), Jason Schwartzman (‘A Crônica Francesa’), Grace VanderWaal (‘A Extraordinária Garota Chamada Estrela’), Kathryn Hunter (‘A Tragédia de Macbeth’) e James Remar (‘Era Uma Vez… Em Hollywood’).