A Amazon Prime Studios retirou de cartaz o documentário ‘Melania’, sobre a esposa de Donald Trump, após o cinema onde o filme estava em exibição usar provocações leves e bem-humoradas em seu letreiro.
Segundo o The Hollywood Reporter, um cinema do Oregon, conhecido por divulgar seus filmes de forma criativa e irônica, foi solicitado pela Amazon a interromper imediatamente as exibições do longa.
O Lake Theater and Cafe, localizado em Lake Oswego, havia promovido o documentário da Amazon MGM com frases como “A Melania usa Prada? Descubra na sexta-feira” e, citando A Arte da Guerra, de Sun Tzu: “Para derrotar seu inimigo, você precisa conhecê-lo. Melania estreia sexta-feira”.
De acordo com o gerente Jordan Perry, o responsável pela programação do cinema recebeu uma ligação de um representante da Amazon pedindo que o filme fosse retirado de cartaz.
“O estúdio não ficou feliz e/ou não apreciou a minha abordagem de marketing do filme para o nosso público”, afirmou Perry ao The Oregonian.
Após a solicitação, o cinema alterou o letreiro para: “A Amazon ligou. Nosso letreiro deixou eles irritados. Todas as sessões de Melania foram canceladas. Mostre seu apoio no Whole Foods”.
Logo depois, outra mensagem foi exibida: “Assine o Amazon Prime para frete grátis em dois dias”.
Até o momento, a Amazon não comentou oficialmente o episódio.
A administração do cinema também revelou, em publicação no Instagram, que já vinha recebendo críticas de moradores da região antes mesmo da retirada do filme. Muitos se mostraram incomodados com o fato de o cinema, situado em um subúrbio progressista de Portland, estar exibindo o documentário.
“Antes disso, recebemos inúmeros e-mails, mensagens de voz e avaliações no Google e Yelp (que acabaram sendo removidas) questionando por que diabos estávamos exibindo Melania ou criticando nossas provocações”, diz o comunicado. “Agora que tudo acabou prematuramente, o cancelamento não veio da pressão do público, mas de algum executivo corporativo”.
O gerente explicou que a decisão de exibir ‘Melania’ teve um motivo simples, e irônico. Considerando o perfil majoritariamente de esquerda do público local e a falta de grandes estreias no período, ele acreditou que a escolha seria curiosa e até divertida.
“Não seria exponencialmente mais estranho, a ponto de se tornar engraçado, exibir Melania aqui, neste cinema de bairro claramente anti direita e ocasionalmente provocador?”, concluiu.

Dirigido por Brett Ratner, conhecido por blockbusters como ‘A Hora do Rush‘, o filme acompanha a rotina de Melania Trump nos dias que antecederam a posse de Donald Trump em seu segundo mandato, em 2025.
O objetivo é mostrar o lado pessoal e profissional da primeira-dama — mas, se você acha que vai ver apenas tapetes vermelhos e festas, se prepara: o documentário já começou a gerar debates quentes.
O documentário gerou burburinho antes mesmo da estreia por causa do investimento milionário da Amazon MGM Studios: cerca de US$ 75 milhões entre compra dos direitos e marketing. Para muita gente, o longa parece mais um projeto de relações públicas do que um documentário investigativo.


