O Mês do Orgulho é um momento de celebração da importância da comunidade LGBTQIA+ e do contínuo preconceito que ela sofre na sociedade – sendo constante alvo de preconceitos e abusos físicos e morais por parte de pessoas que não compreendem a diversidade do espectro sexual do mundo (e que não conseguem viver fora da bolha tradicionalista em que estão infundidas).
Depois de nosso artigo analisando a representatividade desse grupo no cinema e na televisão e uma lista com as melhores produções LGBTQIA+ da história, o CinePOP preparou mais uma breve matéria especial com dez obras recentes que trazem temáticas que envolvam os membros dessa comunidade.
Confira abaixo nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:
LAERTE-SE (2017)
BOY ERASED: UMA VERDADE ANULADA (2018)
O jovem Garrard (Lucas Hedges) de apenas 19 anos mora numa pequena cidade conservadora do Arkansas. Ele é gay e filho de um pastor da igreja batista. Chega um momento em que ele é confrontado pela família, ou arrisca perder sua família e amigos ou entra num programa de terapia que busca a “cura” da homossexualidade.
POSE (2018 – 2021)
Tendo chegado ao fim nas últimas semanas, ‘Pose’ é uma das séries mais honestas e belas criadas pelo prolífico Ryan Murphy. Trazendo para as telinhas o maior elenco transsexual de todos os tempos, a história é centrada na Nova York dos anos 1980 e 1990, misturando a crescente pandemia de HIV/AIDS ao refúgio criado pela comunidade LGBTQIA+ com o glamour e a expressividade dos ballrooms.
DOR E GLÓRIA (2019)
O aclamado diretor Pedro Almodóvar fez seu mais recente retorno ao cenário cinematográfico com o tocante e ovacionado drama ‘Dor e Glória’. Estrelado por Antonio Banderas, a história gira em torno de um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema.
RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (2019)
Em mais uma obra-prima, a aclamada cineasta Céline Sciamma nos convida para um drama de época eximiamente arquitetado com ‘Retrato de uma Jovem em Chamas’. Na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.
SPECIAL (2019 – 2021)
A divertida e espirituosa comédia ‘Special’, que chegou ao fim recentemente na Netflix, acompanha Ryan Hayes (Ryan O’Connell), um jovem gay e com uma leve paralisia cerebral que decide recomeçar sua vida e fazer tudo aquilo que sempre deixou para depois. Entre seus novos objetivos estão conquistar o primeiro emprego; morar sozinho e longe de Karen (Jessica Hecht), sua mãe controladora; e, por fim, engatar um relacionamento amoroso. Mas realizar esses sonhos vai ter um custo alto: Ryan se passa por vítima de um acidente de carro, usando o episódio para esconder sua verdadeira condição.
EUPHORIA (2019- PRESENTE)
Garantindo a Zendaya o Emmy de Melhor Atriz em Série de Drama, ‘Euphoria’ foi lançada no ano retrasado e tem apenas uma temporada, bem como dois episódios especiais. Exibida pela HBO, a produção acompanha a jornada de Rue Bennett, uma jovem de 17 anos que acaba de sair da clínica de reabilitação após ter uma overdose. Ela tenta agora se adaptar a uma vida “limpa” e volta a frequentar a escola. Mas, assim como ela, os demais alunos do ensino médio enfrentam seus próprios desafios, envolvendo sexo, drogas, amizades, relacionamentos amorosos, conflitos familiares, redes sociais e violência. À medida que luta contra a dependência química, Rue precisa lidar com todos os traumas e segredos da adolescência.
COM AMOR, VICTOR (2020 – PRESENTE)
THE BOYS IN THE BAND (2020)
FEEL GOOD (2020 – 2021)
Criada pela aclamada performer Mae Martin, ‘Feel Good’ tem apenas duas temporadas – e continua sendo um dos títulos mais adorados do extenso catálogo da Netflix. A história gira em torno do relacionamento entre Mae (Martin), uma comediante canadense, e de George (Charlotte Ritchie), uma mulher da classe-média inglesa que reprime a si mesma. Ambas se conhecem no clube de comédia onde Mae se apresenta e, depois de começarem a namorar, elas descobrem segredos que, diferente do que se esperava, irá uni-las em laços ainda mais fortes.