A animação ‘Eu e Meu Avô Nihonjin’ (My Grandfather is a Nihonjin), que retrata a experiência dos imigrantes japoneses no Brasil, ganhou data oficial de estreia.
O longa chega aos cinemas no dia 16 de outubro.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
Ver essa foto no Instagram
Produzido em animação 2D desenhada à mão, o filme se destaca por incorporar elementos visuais e musicais que mesclam as culturas japonesa e brasileira.
Com uma estética inspirada na tradição nipônica, o longa propõe uma fusão única entre estilos orientais e nacionais, tanto na arte quanto na trilha sonora — que une sonoridades japonesas à música brasileira do interior.
A produção teve sua estreia mundial no prestigiado Festival de Annecy e já está confirmada em outros festivais internacionais.
‘Meu Avô É um Nihonjin’: Célia Catunda detalha animação sobre a imigração japonesa no Brasil
Sobre a trama, Catunda explicou que ela gira entorno do conflito entre Noboru e seu avô.
“Durante quase toda a vida, [o avô] quis continuar sendo japonês, mas o neto é o oposto, quer afirmar sua identidade brasileira. Isso foi uma boa fonte de conflito para o filme inteiro. Queríamos que o arco dos dois personagens girasse em torno da descoberta da complexidade de suas identidades. Essa é a beleza do processo migratório e o que torna a cultura brasileira tão rica”, revelou.

O filme é baseado no aclamado romance de Oscar Nakasato e acompanha Noboru, um garoto de São Paulo que descobre suas raízes japonesas. Quando recebe um trabalho escolar sobre sua família, Noboru recorre ao avô Hideo para aprender mais sobre sua herança. Apesar de sempre ter evitado seu passado, Hideo concorda em contar sua história.
O lançamento do filme acontece 30 anos após a assinatura de um tratado de amizade entre Brasil e Japão, em Paris. Atualmente, o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com uma estimativa de cerca de 2 milhões de descendentes vivendo no país.
