A cada ano somos surpreendidos por verdadeiras joias da sétima arte. Com o fim do ano começam a chegar as produções miradas à época de premiações, que geralmente apresentam o que de melhor o cinema tem a oferecer dentro daqueles doze meses. De fato, muitos cinéfilos começam a se mexer para assistir a filmes apenas nesta época. Mas nem só de Oscar e premiações é feito o cinema, e a cada ano ganhamos também produções mais voltadas ao entretenimento que são elogiadíssimas. A prova disso é que em 2022 tivemos obras do nível de The Batman, Top Gun – Maverick, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Elvis, Não! Não Olhe! e A Mulher Rei, só para citar alguns.
Mas para haver equilíbrio, precisa existir também o outro lado da moeda: neste caso, os filmes que se tornam verdadeiros fiascos de crítica. E são justamente eles que iremos abordar aqui nesta nova matéria. No entanto, é preciso entender e diferenciar que um fracasso de crítica pode vir a se tornar um sucesso financeiro, como alguns casos da lista abaixo. E por isso precisamos deixar claro que o que será abordado aqui são os filmes de 2022 que não caíram no gosto dos críticos. Confira abaixo.
10 | Agente Oculto
Em décima posição inaugurando a lista está Agente Oculto, a produção mais cara da Netflix este ano, com um orçamento de US$200 milhões. O filme gerou bastante expectativa, em especial por dois motivos. O primeiro é que tem roteiro e direção dos irmãos Anthony e Joe Russo, conhecidos como os diretores de quatro dos melhores filmes da Marvel (O Soldado Invernal, Guerra Civil, Vingadores – Guerra Infinita e Vingadores – Ultimato). Segundo que traria o astro indicado ao Oscar Ryan Gosling em um blockbuster de ação – tipo de filme que o ator, mais acostumado com dramas, não é visto normalmente. Apesar da expectativa, o filme amargou 46% de aprovação, garantindo o tomate podre.
09 | Blonde
Outro filme da Netflix que gerava grande expectativa, esta voltada aos prêmios do cinema, como o Oscar. Aliás, estes dois primeiros itens da lista possuem mais em comum do que apenas a produção da Netflix, como a participação da musa cubana Ana de Armas estrelando. Quando começaram a pipocar na internet as imagens de Armas caracterizada como uma das grandes divas do cinema clássico, Marilyn Monroe, gregos e troianos apontaram para a semelhança absurda e o trabalho minucioso da maquiagem, figurino e, é claro, da composição da atriz. Foi o suficiente para que todos começassem a gritar Oscar também. E a indicação para ela de fato pode sair, o que talvez seja mais difícil é o filme ser lembrado também – já que agradou poucas pessoas com sua narrativa sadomasoquista em relação aos abusos pelos quais a estrela teria passado. Justamente por isso, Blonde conquistou apenas 42% de aprovação dos críticos.
08 | Uncharted – Fora do Mapa
Adaptação de um famoso videogame, aqui temos o caso exato mencionado no início do texto. Acontece que Uncharted foi um sucesso de bilheteria, e está entre os 11 filmes mais rentáveis de 2022. Ao mesmo tempo se tornou também um fracasso de bilheteria. Mas os fãs parecem não ligar para as críticas negativas. Aliás, quando percebemos que na direção está Ruben Fleischer, podemos dizer que este fato tem sido uma constante na carreira do cineasta, levando em conta que ele também foi o responsável pelo primeiro Venon (2018), um blockbuster destroçado pela crítica, mas que fez muito sucesso com os fãs nas bilheterias. Aqui, quem estrela é Tom Holland, como um jovem aventureiro que é quase uma versão moderna de Indiana Jones. Apesar disso, conquistou apenas 41% de aprovação dos críticos.
07 | Adão Negro
O próximo item da lista, em sétima posição, é um blockbuster muito recente, lançado em meados de novembro. Mais uma vez temos um caso de público contra os críticos. E quando falamos em um filme baseado em heróis da DC, sabemos que os fãs possuem uma paixão, digamos, fora no normal, independente se o filme for de fato bom ou não. Dwayne Johnson deu tudo de si, mas os comentários até mesmo dos que não acharam ruim foi que é no máximo um filme correto e por vezes genérico. O longa vem conquistando uma boa bilheteria para a Warner, mas quando falamos dos críticos, apenas 39% gostaram – garantindo o tomate podre.
06 | Spiderhead
Não é só o futebol que é uma caixinha de surpresas, o resultado de uma produção cinematográfica na maioria das vezes também é. Independente do talento envolvido (diretor e atores, ou produtor), quem dirá se um filme será bem-sucedido ou não é o público. Assim, muitas vezes as opiniões dos críticos e do grande público divergem sobre a qualidade de um filme. Spiderhead era uma verdadeira incógnita, pois traz uma trama enigmática, que fala sobre experimentos com detentos envolvendo drogas que controlam seus sentimentos em fase de teste. Chris Hemsworth, Miles Teller e Jurnee Smollett são um trio dos sonhos para qualquer obra, e na direção Joseph Kosinski foi o responsável pelo maior sucesso do ano – Top Gun: Maverick. Nada disso, no entanto, bastou para o sucesso de Spiderhead junto ao público, conquistando apenas 38% de aprovação.
05 | Moonfall – Ameaça Lunar
A esta altura, os filmes catástrofe de Roland Emmerich se tornaram paródias deles mesmos, e nem de perto lembram a “época de ouro” de trabalhos seus, como Independence Day e O Dia Depois de Amanhã. Tem bastante tempo que o cineasta não consegue emplacar um verdadeiro sucesso. E com este Moonfall, sobre a lua entrando em rota de colisão com a Terra, a sensação é que poderíamos estar vendo uma forma de sátira, como Não Olhe para Cima – e talvez funcionasse melhor assim. O problema é que o diretor, ao lado de Halle Berry e Patrick Wilson, querem que levemos a sério. Ninguém conseguiu, os críticos muito menos, e garantiram 36% de aprovação.
04 | O Massacre da Serra Elétrica
A Netflix é uma das empresas que mais possui conteúdo audiovisual na atualidade, sejam eles filmes ou séries. Sendo assim, é apenas natural que a empresa seja também uma das que mais lança produções, por assim dizer, de qualidade duvidosa. Afinal, quando se produz muito, nem tudo será ouro. Dessa forma, aparece agora na lista a quarta produção da Netflix dentre os fracassos de crítica. A empresa tinha grandes planos para este reboot da famosa franquia clássica de slaher, que nasceu lá em 1974. E no clima de Halloween, o plano era eliminar todas as continuações da cronologia, e seguir direto do filme original. E ter o nome de Fede Alvarez na produção sem dúvida era um atrativo. No fim das contas, poucos foram os que elogiaram – e os críticos deram apenas 31% de aprovação.
03 | Jurassic World Domínio
Longínquo está o tempo em que Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros era uma produção verdadeiramente querida por todos, desde os pais e os filhos, os adultos, os adolescentes e as crianças. No ano de 1993, a obra de Steven Spielberg se tornava um dos grandes marcos do cinema. Mais dois filmes na franquia começaram a tirar um pouco de seu brilho, mas nada prepararia para o desdém do público em relação à nova franquia derivada, Jurassic World. Ao contrário do original, esta nova franquia derivada (que já tem três filmes) parece agradar apenas os pequenos, que querem ver dinossauros nas telas sem se importar muito com a história. Parece que a cada novo exemplar, é só ladeira abaixo. E por incrível que pareça, continua a vender ingressos – sendo um sucesso de bilheteria. Mas com os críticos, apenas 29% aprovaram.
02 | Pinóquio
É incrível pensar que com a mesma história contada, um filme pode se tornar bem-sucedido e outro cair direto no lixo. Mas foi isso o que aconteceu este ano com duas produções que resolveram recontar a clássica história italiana infantil de Pinóquio, sobre um artesão que constrói um boneco de madeira, que ganha vida e deseja se tornar um menino de verdade. A Disney comprou os direitos do livro e o levou ao cinema na década de 1940 como uma de suas primeiras animações. Seguindo a estratégia que se tornou um subgênero dentro da empresa, de transformar seus desenhos clássicos em filmes com atores de carne e osso, o próximo da lista foi Pinóquio, que chegou este ano, tem Tom Hanks no elenco, e direção de Robert Zemeckis. Tudo no lugar, mas se tornou fracasso, com aprovação irrisória de 28% da imprensa. Sorte melhor teve a versão de Guillermo del Toro na Netflix.
01 | Morbius
Em primeiríssima posição dos maiores fracassos de crítica de 2022, está uma adaptação de um personagem da Marvel. Difícil acreditar, não é? Mas acontece que esta não é a Marvel Marvel, e sim a Marvel Sony, ou seja, dos personagens secundários do universo de Homem-Aranha. A Marvel e a Sony fizeram um acordo para incluir o herói escalador de paredes junto com o panteão de heróis do MCU – mas esse acordo também vinha junto com outros personagens, que a Sony iria lançar em seus filmes solo. Até o momento o estúdio não acertou em nenhum deles, com o fracasso de crítica dos filmes de Venom e o pior deles até o momento, Morbius. O vampiro de Jared Leto tem poucos defensores e conquistou ridículos 15% de aprovação. O que nos faz desejar melhor sorte para o vindouro Kraven – O Caçador.