Jon Landau, o produtor de cinema vencedor do Oscar que colaborou com James Cameron em vários projetos, incluindo ‘Titanic‘ a franquia ‘Avatar‘, morreu após uma batalha contra o câncer, de acordo com uma fonte próxima à família. Ele tinha 63 anos.
Landau nasceu em 30 de julho de 1960, em Nova York, Nova York, filho de Ely e Edie Landau, que também eram produtores. Ele estudou na School of Cinematic Arts da USC.
Embora tenha sido vice-presidente executivo de produção de longas-metragens na Twentieth Century Fox durante os anos 1990, Landau era mais conhecido como o produtor do mega blockbuster de 1997 ‘Titanic‘, pelo qual ganhou um Oscar, e o produtor da franquia ‘Avatar‘ ao lado de Cameron. Landau também fez parte da história do cinema — “Titanic” se tornou o primeiro filme a atingir US$ 1 bilhão nas bilheterias.
Em 2023, o CinePOP conversou com Landau e Zoe Saldana:
A gestão de Landau na Twentieth Century Fox também incluiu a supervisão de “Duro de Matar 2”, “True Lies”, “Power Rangers” e “O Último dos Moicanos”.
Nos últimos anos, Landau atuou como administrador para expandir a franquia ‘Avatar‘, incluindo a colaboração com Cameron e a Walt Disney Company na terra e atração “Avatar” no parque temático Animal Kingdom no Walt Disney World e pastoreando as sequências. Ele também foi o COO da produtora de Cameron, Lightstorm Entertainment, e produziu “Alita: Battle Angel” de 2019.