Para quem não sabe, o mercado exibidor funciona assim: os donos de cinema colocam em cartaz os filmes que acreditam que mais atrairão o público. A conta é simples, não é uma ciência espacial. Se um filme gera grande expectativa e é muito comentado antes de seu lançamento, há grande chance de você vê-lo passando em diversas salas no multiplex. E se o público comparecer aos montes, por lá o filme ficará durante muitas semanas.
Por outro lado, mesmo que um filme tenha grandes nomes de Hollywood no elenco, um diretor badalado e todo o resto aparentemente no lugar, mas se mostrar um verdadeiro fiasco de crítica e público, o resultado será um sumiço repentino de cartaz. Como dito, a conta é simples. Mesmo que um filme seja ótimo, se o público não comprar a ideia e comparecer para assisti-lo, dificilmente ele será mantido nas salas de exibição.
Abaixo traremos alguns dos casos mais notórios de grandes produções que almejavam o sucesso, mas que acabaram sendo retiradas rapidamente de cartaz devido à falta de interesse do público em comparecer aos cinemas para assisti-lo. Sim, a maioria são filmes ruins, mas eventualmente um ou outro possui suas qualidades, só não arrumaram gente para reconhecer isso. Confira.
Mortdecai: A Arte da Trapaça
Já virou até “bater em cachorro morto”, pois vira e mexe eu comento sobre essa tentativa de comédia estrelada por Johnny Depp. Acontece que este longa ainda nos deixa chocados sobre como pôde ser lançado. Dirigido por David Koepp, o mesmo por trás dos roteiros de ‘Jurassic Park’, ‘Missão: Impossível’ e o primeiro ‘Homem-Aranha’, o longa traz um grande elenco encabeçado por Johnny Depp, Gwyneth Paltrow e Ewan McGregor, mas é repleto de piadas altamente ofensivas ou simplesmente sem graça. ‘Mortdecai’ foi retirado de duas mil salas depois de seu segundo fim de semana em cartaz nos EUA. Ele desapareceria completamente pouco tempo depois.
Conexão Perigosa
Falando de Johnny Depp, precisamos falar de sua “cara-metade” Amber Heard. Brincadeiras de mau gosto à parte, Heard está no elenco deste pseudo-thriller e tentava ser lançada como estrela do time A de Hollywood, coisa que nunca de fato conseguiu. Mas não foi só ela, Liam Hemsworth também tentava emplacar – sabemos que ele nunca chegou a ter o status do irmão. Mas o que chama atenção neste longa é a presença dos veteranos Harrison Ford e Gary Oldman, dando credibilidade à produção. ‘Conexão Perigosa’ foi retirado de mais de duas mil salas depois de sua segunda semana em cartaz. No fim das contas o longa arrecadou menos da metade de seu orçamento, fazendo dele uma das maiores bombas de 2013.
Hacker
Agora está tudo em casa. Falamos de Liam Hemsworth acima e que o ator não possui o status do irmão, Chris. Porém, nem mesmo o próprio intérprete de Thor está imune ao fracasso de um de seus filmes, e a retira às pressas dele dos cinemas. Quando lançou ‘Hacker’, Chris Hemsworth já havia protagonizado dois filmes de ‘Thor’ e o primeiro ‘Os Vingadores’. O que chama atenção igualmente é a presença de Michael Mann (‘Fogo Contra Fogo’) atrás das câmeras, e Viola Davis como coadjuvante. Nada disso salvou o filme do fracasso. Mais uma vez, ‘Hacker’ foi retirado de duas mil e quinhentas salas após sua segunda semana em cartaz. Para piorar, o filme permaneceu apenas três fins de semana no total sendo exibido nas telonas.
Busca sem Limites
Nicholas Hoult é um dos nomes mais quentes de Hollywood na atualidade. O jovem ator pode fazer de tudo e parece estar em todos os lugares ao mesmo tempo, desde superproduções como ‘Mad Max: Estrada da Fúria’ e o vindouro ‘Superman’, até thrillers badalados como ‘O Menu’, ‘Renfield’ e o recente ‘Nosferatu’. Então, o que você me diria se o ator fizesse um filme com os veteranos vencedores do Oscar Anthony Hopkins e Ben Kingsley? Imperdível, certo? Bem, não. Pois esse filme existe e um total de zero pessoas foi assisti-lo nas telonas.
Tudo bem que isso ocorreu em 2016, mas Hoult já era conhecido por outros trabalhos, como a franquia ‘X–Men’. Junte à mistura a presença da atriz indicada ao Oscar Felicity Jones. ‘Busca sem Limites’ marcou um recorde negativo, como o filme de maior queda nas bilheterias de sua primeira para a segunda semana, na história do cinema, ele foi retirado de mil salas após sua primeira semana de exibição, e depois foi retirado de cartaz totalmente após sua segunda semana.
A Lei da Noite
Essa até dói no coração. O astro Ben Affleck possui alguns ótimos títulos também como diretor, filmes como ‘Argo’, ‘Atração Perigosa’, ‘Air’ e principalmente seu filme de estreia, ‘Medo da Verdade’. Porém, ele também possui uma mancha em seu currículo, que tira o recorde extremamente positivo de apenas vitórias como realizador. Bem, mas de forma injusta. ‘A Lei da Noite’, sua incursão no mundo da máfia dos anos 1930, pode não ser seu melhor filme, mas é uma investida honesta em tal gênero. ‘A Lei da Noite’, no entanto, não conseguiu atrair o público almejado, e ao fim de seu terceiro fim de semana foi retirado de duas mil e seiscentas salas, saindo de cartaz totalmente algumas semanas depois. Com o filme, a Warner perdeu algo em torno de US$75 milhões.
Jem e as Hologramas
Produções nostálgicas estão com tudo atualmente em Hollywood. Que o diga sucessos recentes como ‘Super Mario Bros.’ e ‘Barbie’. Mas se voltarmos 10 anos no tempo, perceberemos que essa aposta no apelo à nostalgia não é novidade em Hollywood. Veja o caso com ‘Jem e as Hologramas’, filme baseado em um desenho cult dos anos 80, sobre um grupo de rock inteiramente formado por garotas, onde a vocalista esconde sua identidade, assim como um super-herói, tentando mesclar uma vida comum com a de uma superestrela da música. O longa tentou uma abordagem mais realista e fugiu dos elementos de fantasia e ficção do material original, assim os fãs sequer o identificaram como tal. O filme foi lançado em duas mil e quatrocentas salas. Porém, a fraca bilheteria fez com que a Universal Pictures retirasse o filme dos cinemas após seu segundo fim de semana em cartaz, tentando fingir que nunca aconteceu.
Max Steel
Por falar em propriedades reconhecíveis, Max Steel é uma linha de bonecos que fez muito sucesso nos anos 2000, se comportando como o que os ‘Comandos em Ação’ foram para os meninos que cresceram nos anos 80 e 90. Porém, ter uma linha de brinquedos bem-sucedida não se traduz automaticamente para um filme de sucesso. Tudo bem que ‘Lego’ e ‘Barbie’ conseguiram, e também os ‘Transformers’, mas a maioria morre tentando. É o caso com ‘Max Steel’, que até tentou trazer certo prestígio à sua versão para o cinema com as presenças de gente como Andy Garcia e Maria Bello no elenco. Porém, nem eles foram capazes de tirar esse material da lama. O longa tem a honraria de ser um dos poucos com o recorde de uma nota de 0% no Rotten Tomatoes. Após sua segunda semana em cartaz, o filme foi retirado de duas mil salas de exibição. Nunca um bom sinal.
O Quarto dos Esquecidos
A estrela da atriz Kate Beckinsale há muito se apagou. Mais interessada em seu status de glamour e fama, ou seja, sua aparência, a atriz nunca foi considerada parte do time A de Hollywood, mas teve sua boa fase e alguns sucessos para chamar de seus, como ‘O Aviador’, no qual trabalhou com Martin Scorsese, e a franquia ‘Anjos da Noite’. No fim da década passada, a atriz já cambaleava em suas escolhas de projetos. Um dos golpes mais sentidos por ela foi com o terror ‘O Quarto dos Esquecidos’, que teve direção de D. J. Caruso, de ‘Controle Absoluto’ e ‘Paranoia’. O terror sofreu com a falência de seu estúdio e precisou ser lançado por outro, mas isso não o ajudou. Os cinemas por outro lado, o retiraram de mil e quinhentas salas após sua segunda semana em cartaz. O público, no entanto, não sentiu falta, já que este é outro que marca 0% no Rotten Tomatoes.
O Pacto
Nessa fase de sua carreira nos anos 2010, Nicolas Cage já fazia filmes esquecíveis, e já havia deixado para trás o status dos anos 90 como um dos maiores astros de Hollywood. Aos poucos suas escolhas e os resultados de seus filmes nos anos 2000 começaram a leva-lo para produções B do cinema. Hoje o ator se reinventa como astro cult. Porém, nessa lista de obras esquecíveis se encontra ‘O Pacto’, de 2011, que definitivamente não se encontra no top 10 de seus piores filmes. No entanto, se tornou um de seus filmes mais desconhecidos. Isso se deve pelo fato de que após três fins de semana, o longa simplesmente evaporou da face da Terra, sendo retirado completamente de cartaz nos EUA. É claro que o público teve muito dizer nisso, já que ninguém se deu ao trabalho de prestigiar.
Paixões Unidas
Você já tinha ouvido falar nesse filme? Pois é, aqui temos uma das obras mais desconhecidas da lista. Mas quem gosta de esportes, em especial de futebol, pode ser que conheça bem o longa. Acontece que se trata do “filme da FIFA”, a organização mundial que regula o maior esporte do mundo, o futebol. Sim, a FIFA bancou um filme e o objetivo era limpar sua imagem, servindo como uma propaganda a seu favor por duas horas. Mas esse não é um filme vagabundo qualquer, pois traz nomes de peso em seu elenco, de gente como o francês Gérard Depardieu, o inglês Tim Roth e o neozelandês Sam Neill. Jogando contra o filme, o péssimo timing de seu lançamento em 2014, apenas dias depois de investigações a prisões de mais de uma dúzia de executivos do alto escalão da FIFA por conta de corrupção. O filme foi exibido em apenas 10 cinemas nos EUA, rendendo apenas algo em torno de US$900, sumindo do mapa após apenas uma semana em cartaz.