Em uma noite emocionante, repleta de momentos inesquecíveis, foi dada a largada para a Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos maiores festivais de cinema do Brasil e responsável por abrir, ano após ano, a agenda do audiovisual brasileiro. Em 2026, em sua 29ª Edição, o evento apresentará, ao longo de nove dias – de 23 a 31 de janeiro -, mais de 130 produções audiovisuais, muitas delas inéditas, espalhando cultura por essa cidade histórica, que no último dia 19 completou 308 anos.

Impressionante como a Mostra de Cinema de Tiradentes se renova a cada nova jornada, consolidando-se como um lugar prazeroso de encontros. Dessa vez, o evento apresenta como temática central a ‘Soberania Imaginativa’, um conceito rico e amplo que nos convidará para a uma jornada de reflexão sobre o mundo em que vivemos e sobre a liberdade de contar nossas próprias histórias, fortalecendo identidade, a memória e o sentimento de pertencimento, também por meio de novos olhares.

Um dos grandes momentos da cerimônia de abertura foi a homenagem à atriz Karine Teles, que fez um discurso emocionante, abordando temas importantes do nosso audiovisual atual. A artista petropolitana, de 47 anos, com um currículo admirável que transita entre cinema, o teatro e a televisão, já brindou o público com personagens marcantes ao longo de sua vitoriosa carreira. Uma homenagem mais do que merecida!

Pra fechar a noite, teve a exibição, em pré-estreia mundial, do curta-metragem O Fantasma da Ópera, de Julio Bressane e Rodrigo Lima. O projeto é um atraente exercício de metalinguagem, revelando sobre o tão fascinante processo criativo, usando como base as filmagens do novo trabalho de Bressane, Pitico, estrelado por Paulo Betti.

Seja na praça mais charmosa do município ou em uma estrutura gigante montada em um dos seus pontos centrais, programação na Mostra de Cinema de Tiradentes 2026 é o que não faltará para todas as pessoas amantes da sétima arte. O evento vai até o dia 31 de janeiro e promete muito mais emoções.

Acompanhem toda nossa cobertura, aqui no site e pelas nossas redes sociais.



