A Mostra SP está acontecendo em São Paulo e uma das principais oportunidades que essa edição traz é o filme O Vidreiro (The Glassworker). Essa animação não vem sendo muito comentada no Brasil, mas é um projeto realmente grandioso.
Ele estreou internacionalmente no Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, e vem repercutindo positivamente lá fora. Confira o trailer!
O longa chama atenção por ter a estética das animações japonesas, mas é, na verdade, um filme feito no Paquistão. É a primeira animação 2D feita 100% à mão no Paquistão. Mais do que isso, o longa foi tão bem avaliado internamente que foi escolhido para ser o representante oficial do país na corrida pelo Oscar 2025.
Isso significa que, caso sejam eleitos, o público poderá ver um embate entre O Vidreiro e Ainda Estou Aqui, por exemplo.
Inspirado nos filmes do Studio Ghibli, o longa tem direção de Usman Riaz e demorou cerca de uma década para ser concluído. Em entrevista ao Collider, ele afirmou que teve muitas dificuldades na realização do longa, mas que se sente orgulhoso de ter concluído o projeto.
“Ninguém jamais tentou fazer um filme de animação desenhado à mão no Paquistão por um bom motivo: porque é impossível”, disse.
De acordo com a sinopse, Vincent é um jovem talentoso que comanda, com o pai, a melhor oficina de vidro do país. A vida dos dois se transforma por causa de uma guerra que se aproxima e da qual eles não querem fazer parte. A chegada à cidade de um coronel do Exército e da jovem Alliz, aspirante a violinista e filha do militar, modifica a rotina do local e testa a relação entre pai e filho. O amor que se desenvolve entre Vincent e Alliz é constantemente desafiado pelas visões de mundo divergentes das respectivas figuras paternas.
Por ser um filme bastante nichado, não há previsão de estreia no Brasil. Então, a Mostra SP traz oportunidades que podem ser únicas de assistir um filme histórico para o Paquistão e que tem o potencial para ser realmente uma obra-prima.
Ainda restam três sessões no evento. Elas acontecem nos dias 19, 22 e 23 de outubro. Os ingressos e horários estão disponíveis no site da Mostra.