Cada início de ano é época de olhar para o futuro, e começar a aquecer para o que vai vir nos próximos meses até dezembro. Muitos veículos especializados dividem as estreias por gêneros, afinal a cada ano são lançadas centenas de filmes, se tornando uma tarefa impossível catalogar tudo. Um dos gêneros que sempre entra no radar dos cinéfilos por possuir uma verdadeira legião de fãs e adeptos é o terror. E aqui no CinePOP não poderia ser diferente, já que o site nasceu da paixão pelo gênero mais assustador de todos.
Pensando nisso, decidimos aderir também e divulgar agora a nossa SEGUNDA lista dos filmes de terror mais esperados para 2023. Já que é tanta coisa que não coube em uma lista apensa. Confira abaixo e leia também a primeira parte da matéria no link.
Leia também: Os 15 Filmes de TERROR Mais Esperados para 2023
Pearl
X – A Marca do Medo foi um dos filmes mais comentados de 2022, passou pelos cinemas brasileiros, fez sucesso por aqui também e atualmente encontra-se em cartaz no acervo da Amazon Prime Video. Mas como todos os fãs sabem bem, X embora tenha sua trama bem contida num único filme, com começo, meio e fim, deu início para uma franquia sangrenta do diretor Ti West junto da A24. No mesmo ano foi lançado Pearl, que conta as origens da psicopata de X. Pearl chega ao Brasil em 2023 no dia 9 de fevereiro, lançado pela Universal Pictures. E este ano teremos também MaXXXine, terceiro longa da franquia, que ainda não possui data de estreia por aqui ou nos EUA.
Sick
Aqui no CinePOP não escondemos nossa paixão pela franquia Pânico, que acaba de lançar o novo trailer de seu sexto episódio. A franquia, porém, deve muito a um nome: Kevin Williamson. Os fãs sabem muito bem o significado deste nome, já que Williamson foi quem escreveu o roteiro do filme original e de duas das cinco continuações. Infelizmente o roteirista não está mais trabalhando em Pânico, mas seus fãs seguem suas outras produções. A mais recente é esta Sick, que Williamson escreveu bem aos moldes de Pânico, ou seja, um slasher adolescente, com um assassino mascarado e misterioso à solta perseguindo jovens. A grande sacada do novo texto do autor é que esta história se passa no auge da pandemia de COVID-19, em abril de 2020. Ou seja, espere muitas gags e tiradas usando isso como pano de fundo. Lá fora, Sick foi um lançamento da Peacock, serviço de streaming da Universal e por aqui deve chegar em algumas das plataformas mais populares.
O Nascimento do Mal
Por falar em Pânico, aqui temos mais um elo com a franquia do maníaco Ghostface. Isso porque quem estrela é a graciosa Melissa Barrera, a nova protagonista da série, que interpreta a heroína Sam Carpenter. Em O Nascimento do Mal, Barrera é Julie Rivers, uma mulher grávida passando pela última fase de sua gestação antes de dar à luz. Seu médico a recomenda que fique em repouso na cama durante esse momento, mas ela começa a desconfiar que sua casa possa ser assombrada, o que complica ainda mais as coisas nesse momento difícil. A Diamond Films traz o longa para o Brasil no dia 27 de abril.
Beau is Afraid
Vamos falar claramente, Beau is Afraid promete ser o filme mais insano de 2023. É impossível não notar certas semelhanças com mãe! (2017), de Darren Aronofsky, no que diz respeito ao surrealismo de cada cena, e no exagero da mensagem que seus autores visam passar. Ari Aster e Robert Egger chegaram à cena cinematográfica quase juntos e logo foram elevados ao posto de reis do terror moderno. Eggers fez A Bruxa e O Farol, mas em seu terceiro filme, divergiu um pouco do terror com um projeto mais ambicioso, com O Homem do Norte. Aster ao que tudo indica segue pelo mesmo caminho com este longa, depois de Hereditário e Misommar. É só dar uma conferida no trailer para notar o caos que cerca o personagem de Joaquin Phoenix, enquanto precisa vencer o medo e ir resgatar sua mãe.
O Exorcismo do Papa
Filmes de exorcismo podem ser um tema batido, ainda mais em um ano em que teremos uma espécie de continuação / reboot do clássico absoluto O Exorcista. No entanto, precisamos dar atenção a um filme de exorcismo quando este traz no papel protagonista de um padre, o vencedor do Oscar Russell Crowe e o veterano Franco Nero como o Papa. Fora isso, na direção temos Julius Avery, do subestimado Operação Overlord (2018). A Sony Pictures é quem trará ao Brasil no dia 6 de abril.
Os Vampiros de Salem
Pulando de demônios e exorcistas para vampiros agora na lista. Esta superprodução da Warner foi adiada de 2022 para este ano – e na verdade ainda não definiu uma data de estreia, podendo possivelmente ser adiada novamente para 2024. Esperamos, no entanto, que possamos conferir ainda em 2023. A obra é baseada num dos primeiros livros de Stephen King e já foi adaptada para as telas na forma de uma minissérie de TV dividida em dois episódios. Na trama, um autor retorna à sua cidadezinha nos EUA, apenas para descobrir que o local aos poucos está sendo tomado por uma horda de vampiros. A história serviu de base para a minissérie da Netflix, Missa da Meia Noite.
Ursinho Pooh – Sangue e Mel
Um dos filmes de terror mais trash a serem lançados em 2023, mas que vem despertando o interesse dos fãs mais hardcore, este longa é um slasher que usa como tema os clássicos personagens criados pelo autor A.A. Milne. Mas e se você pergunta como a Disney pode ter liberado os direitos de sua querida propriedade para um filme, digamos, de nível “C”, o que acontece é que os direitos do ursinho Pooh caíram em domínio público – assim como Peter Pan e Robin Hood. Ou seja, qualquer um pode fazer um filme sobre eles. Sem perder tempo, os produtores bolaram um slasher (que na verdade poderia ser qualquer filme), colocaram umas máscaras nos assassinos e chamaram de Ursinho Pooh. Tem tudo para ser o Sharknado do ano.
Cuckoo
Protagonizado pela atriz trans Hunter Schafer, a Jules da série Euphoria da HBO, este terror conceitual e misterioso fala sobre uma jovem perseguida por uma mulher psicótica após se mudar com a família para um resort. A família está tentando superar o trauma da perda da mãe, e agora a protagonista precisa lutar por sua vida e a de sua irmã. Completando o elenco, Dan Stevens e Jessica Henwick.
True Haunting
Teremos ainda mais um filme de exorcismo em 2023. Este com uma premissa bem interessante e baseado numa história real. O longa conta sobre o primeiro exorcismo televisionado da história, que foi ao ar em 1971, exibido pela rede norte-americana, NBC. Os números de audiência do canal subiram pelo teto, se tornando um sucesso. No entanto, para a família no local do exorcismo, as coisas pioraram muito. Quem protagoniza é Erin Moriarty, a Luz-Estrela da série sensação The Boys. Ao seu lado, Jamie Campbell Bower, o Vecna de Stranger Things em pessoa. Na direção, Gary Fleder, do clássico Beijos que Matam (1997).
Oferenda ao Demônio
Finalizando a nova matéria dos filmes de terror esperados, temos esta produção que foi exibida e fez sucesso em festivais especializados em terror como o Fantastic Festival e o Beyond Fest. Imagine um “O Bebê de Rosemary” passado numa comunidade judaica e mais chamativo ao invés de minimalista. Um segredo traz consigo uma maldição e põe em risco a gravidez de um jovem casal. Art (Nick Blood) retorna à antiga comunidade onde cresceu, ao lado da esposa (Emily Wiseman), para ajudar o pai em seu negócio: um necrotério. Sem querer o mal é libertado no local. A Paris Filmes traz para o Brasil no dia 9 de fevereiro.