‘Mulher-Gato’, estrelado por Halle Berry, carrega a fama de ser um dos piores filmes de quadrinhos de todos os tempos. Lançado em 2004, o longa foi um fracasso de crítica e público, recebendo críticas negativas antes mesmo de sua estreia.
Anos depois, a produtora Denise Di Novi e a atriz principal, Halle Berry, compartilharam suas reflexões sobre os motivos do fracasso do filme, com foco especial no polêmico design do traje da Mulher-Gato.
Em entrevista à Entertainment Weekly, Di Novi apontou a reação negativa dos fãs ao figurino como um dos principais fatores que prejudicaram o filme.
Diferentemente das versões anteriores da personagem, que usavam macacões de peça única, o traje de Patience Price era mais ousado e revelador, reformulando completamente a máscara icônica.
“Tudo começou com a imagem inicial do traje, antes mesmo de termos finalizado o design completo. Era algo muito diferente do que as pessoas estavam acostumadas a ver em outras representações da Mulher-Gato. Um macacão de gato, por definição, cobre tudo. Achamos que seria legal ter uma versão mais rock & roll e sensual. Halle ficou famosa por usar um biquíni em seu filme de James Bond, então pensamos: ‘por que não?’. Mas as pessoas reagiram de forma exagerada, o que foi ridículo. Tivemos a talentosa Colleen Atwood nos ajudando com o figurino e a própria Halle teve grande participação no processo. Ainda acho que é um design legal e muito mais moderno!”, defendeu a produtora.
Berry também relembra as críticas negativas ao traje, mas reitera que acredita ter sido a decisão certa ousar e trazer uma nova abordagem à personagem.
“Os fãs ficaram chateados com o uniforme. Era algo diferente, mas, na nossa visão, qual o sentido de refazer a Mulher-Gato se não corrermos o risco de trazer algo novo para ela? A beleza do design era que ele se encaixava perfeitamente na minha versão da personagem, no meu corpo, quem eu era e minhas sensibilidades”.
‘Mulher-Gato’ está disponível no Max.
A trama gira em torno de Patience Price, funcionária de uma empresa de cosméticos que é assassinada após descobrir um segredo perigoso sobre um produto antienvelhecimento. Ressuscitada por um gato egípcio, ela recebe habilidades felinas, como velocidade e agilidade sobre-humanas, e embarca em uma jornada de vingança contra aqueles que a injustiçara.