InícioDestaqueMundo Pixar retorna a São Paulo com novas salas e experiência de...

Mundo Pixar retorna a São Paulo com novas salas e experiência de imersão inédita


Os estúdios Pixar não alcançaram a aclamação e o impacto que possuem hoje por qualquer motivo: desde 1995, quando estrearem com a lendária animação ‘Toy Story’, o time criativo e executivo da companhia vem apostando fichas em profundas narrativas que fornecem uma perspectiva original sobre a multiplicidade e a complexidade da vida – e que, de maneira apaixonante, atravessam gerações e nos conquistam pelas ambiciosas incursões que promovem.

Através de um sucesso constante e quase sempre certeiro, não é surpresa que o legado do estúdio tenha se expandido mundo afora – conquistando uma legião de fãs no Brasil. E foi pensando nisso que Luiza Queiroz e Wagner Zaratin uniram forças para trazer à vida a exposição Mundo Pixar, que retorna para uma segunda temporada na cidade de São Paulo.

whatsapp image 2025 06 18 at 23.06.37



Após encantar o público no Shopping Eldorado, a exposição agora acontece no estacionamento do Shopping Center Norte, ampliando-se para nada menos que 3500 m² e 14 salas imersivas que respiram história e que nos convidam a uma jornada memorialística e tocante que merece ser apreciada em sua completude.

Com ingressos disponíveis no site oficial do evento e nas bilheterias físicas, a atração conta com cenários inéditos de produções mais recentes da Pixar, além de trazer clássicos atemporais: a exposição tem início com um breve vídeo introdutório antes de abrir espaço para os fãs se divertirem com o formigueiro de ‘Vida de Inseto’, revisitar a casa do Sr. Fredricksen, de ‘Up – Altas Aventuras’, passear pelo ateliê de Edna Moda, de ‘Os Incríveis’, e conhecer o Mundo dos Mortos de ‘Viva: A Vida é uma Festa’.

“O mais legal é que o Mundo Pixar nasceu no Brasil, né?”, disse Zaratin, sócio-diretor da produtora SolutionOff, em entrevista exclusiva ao CinePOP. “Nós criamos o Mundo Pixar no período pós-pandemia. Então, havia uma demanda muito grande de sair de casa. Todo mundo queria sair de casa e a Pixar queria que as pessoas saíssem em família – e nós tínhamos que tirar as pessoas de dentro do mundo eletrônico”.

mundo pixar 1
mundo pixar 1

Diferente da primeira edição, o retorno do Mundo Pixar conta com franquias mais recentes do estúdio, como a idílica e fantasiosa ‘Luca’, a aclamada vencedora do Oscar ‘Divertida Mente’, e a subestimada animação ‘Elementos’. E, para compor cada uma das salas, o time responsável pela criação construiu uma experiência sinestésica e introduziu uma aromatização específica para os cenários, prezando pela imersão completa dos visitantes.

“O intuito não é tecnologia, é realmente a história da imersão, do passeio em família e cada um no seu saudosismo. E o contato humano, que é o que a Pixar preza. Quando criamos o projeto, ele foi pensado para isso. Começamos no Eldorado. Não estava nos planos transformá-lo em algo itinerante, mas se tornou um sucesso gigante. Viajamos pelo Brasil e mundo afora. Agora está em Seul e em Bruxelas. Só que precisávamos voltar para São Paulo e, para isso, precisávamos trazer coisas novas. Então, criamos [a exposição], junto à Pixar e usando muito pesquisa, escutando o que as pessoas que visitaram tinham para dizer. Escolhemos essas novas franquias em cima disso e continuamos fazendo essa mistura entre clássicos e novidades”, Zaratin acrescenta.

Quando questionada sobre os principais obstáculos enfrentados para trazer a exposição de volta a São Paulo, Queiroz, diretora de marketing da Live Entertainment & Franchise Integrated, também frisou na necessidade de trazer novidades aos fãs.

“Eu acho que o desafio foi a gente se superar, porque tínhamos que trazer coisas novas, somar àquilo que gostaríamos de repetir, por exemplo, o quarto do Andy. Então, o que a gente pode trazer de diferente? Dessa vez, você pode entrar embaixo da cama e ver o famoso sapato com o nome dele. Então, pensamos em detalhes que pudessem somar à experiência do consumidor e em quais novas histórias traríamos, porque são muitas, não era viável trazer todas”, ela explica.

whatsapp image 2025 06 18 at 23.06.35

Queiroz continua, afirmando que o público sempre teve voz ativa na seleção dos projetos que integrariam as salas, além de esclarecer alguns dos aspectos levados em consideração para a composição do evento: “fizemos uma pesquisa sobre a primeira [exposição], então sabíamos o que o consumidor queria mais ver e ‘Vida de Inseto’ entra nessa seleção – algo que nos surpreendeu. Mas também trouxemos alguns lançamentos [recentes], como ‘Red: Crescer é uma Fera’”.

“Então, acho que foi um pouco dessa soma, sabe? Do que é lançamento, do que é relevante para o consumidor, do que fica legal em 3D. Porque, por exemplo, ‘Wall-E’, tentamos e não ficou tão legal. Ficou um pouco escuro, um pouco triste. Fizemos um pouquinho de cada coisa para que se transformasse nessa mistura”.

Queiroz também foi questionada sobre o impacto da Pixar no Brasil, explorando a visão mercadológica e humana causada pelo estúdio nos espectadores.

“Quando pensamos em fazer esse evento lá atrás, nos perguntamos: por que fazer um Mundo Pixar?”, ela disse. “Primeiro, porque queríamos reforçar o posicionamento da marca Pixar no Brasil, porque as pessoas amam as histórias e os filmes, mas existem obras que elas nem sabem que pertence à Pixar. ‘Luca’, ‘Red’, ‘Valente’Pixar é esse nome de inovação, de tecnologia, de inclusão. Quisemos trazer o mundo Pixar como um guarda-chuva para que o consumidor pudesse reconhecer essas histórias dentro desse panteão”.

whatsapp image 2025 06 18 at 23.07.43

Em 2025, o capítulo inicial da Pixar, ‘Toy Story’, completa trinta anos – e a terceira entrada da saga faz uma década desde sua chegada aos cinemas. Pensando nisso, os idealizadores do projeto remodelaram a sequência de visitação das salas para que os espectadores se encantassem com um grand finale pensado minuciosamente, iniciando com uma recriação em escala do quarto de Andy, com a presença dos icônicos protagonistas Woody e Buzz, e expandindo-se para uma sala adjacente de ‘Toy Story 3’, nos convidando para revisitar a creche Sunnyside e o vilanesco urso de pelúcia Lotso.

Lançado em 1995 e responsável por inúmeras inovações tecnológicas que foram incorporadas em outros espectros, a animação dirigida por John Lasseter promoveu uma grande revolução no cenário animado – e eternizou diversos personagens amados pelo público e que, agora, fazem parte de uma marca multimidiática que continua a gerar frutos.

whatsapp image 2025 06 18 at 23.10.35

“Este ano, ‘Toy Story’ completa três décadas”, Queiroz acrescenta. “Fizemos questão de terminar a exposição com Sunnyside e com ‘Toy Story’, para nos lembrarmos desse legado. Falamos na empresa que existe a geração ‘Toy Story’. Das pessoas que foram assistir ao filme como o primeiro na vida. E hoje elas são millennials e estão trazendo seus filhos para ver os novos filmes da Pixar. Acho que tínhamos essa missão de continuar e preparar essas pessoas para ‘Toy Story 5’. E vão acontecer várias histórias por aí que vão gerar novas memórias inesquecíveis para todo mundo”.

A exposição, que já foi vista por quase 3 milhões de pessoas ao redor do planeta e já passou por países como Chile, México, Espanha, Bélgica e Coreia – com possibilidades palpáveis de ser levada para lugares inéditos, inclusive no Brasil.

whatsapp image 2025 06 18 at 23.10.35 (2)

“Nós presenteamos o Rio de Janeiro, que foi um dos grandes públicos na primeira versão. Para além desse eixo São Paulo-Rio, possivelmente iremos para Belo Horizonte, mas não está nada certo, por enquanto. Porém, essa nova versão vai para fora do Brasil primeiro, e só no final do ano que vem”, revela Zaratin.

Lembrando que a exposição Mundo Pixar já estreou oficialmente para o público. Ingressos e informações podem ser encontrados aqui!

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS