A Netflix está mais uma vez no centro de uma polêmica envolvendo acusações de plágio. Segundo a Variety, o escritor Darren Hunter entrou com uma ação judicial alegando que o filme de sucesso ‘Não Olhe para Cima’ copia elementos de seu romance “The Million Day Forecast”.
Esta não é a primeira vez que a Netflix enfrenta esse tipo de acusação relacionada ao filme. Em 2023, William Collier também alegou que o roteiro de ‘Não Olhe para Cima’ era baseado em seu romance, “Stanley’s Comet”. No entanto, um juiz federal rejeitou essa ação, argumentando que as semelhanças entre as obras eram muito genéricas para configurar plágio.
No novo processo, o advogado Larry Klayman busca uma indenização de mais de 3 bilhões de dólares, acusando o diretor Adam McKay e sua equipe de “enganosidade e ganância”, o que ele disse ser um “infeliz testemunho do estado atual de alguns em Hollywood”.
Segundo Klayman, as semelhanças entre as duas obras são inegáveis, incluindo a presença de uma protagonista feminina jovem e determinada que tenta alertar o mundo sobre uma catástrofe iminente.
“Os temas de sátira política apocalíptica, comédia sombria e os desafios de mobilizar a ação coletiva diante de um perigo iminente são centrais em ambas as obras”, afirma o processo. “Essas semelhanças inegáveis indicam que o filme tomou elementos literários essenciais do livro sem o consentimento e autorização do autor”.
A ação, apresentada na quinta-feira em um tribunal estadual da Flórida, cita 34 causas, incluindo violação de direitos autorais, publicidade enganosa e violações da lei de práticas comerciais desleais do estado.