O filme ‘Napoleão’, retratando o imperador francês, estreou na França, e apesar das críticas negativas, teve uma abertura excepcional.
No dia de estreia, quarta-feira (22 de novembro), o filme já acumulou cerca de €868.000 (R$946.000), de acordo com o portal de noticia Independent, em aproximadamente 120.000 telas.
Dirigido por Ridley Scott, conhecido por ‘Gladiador’, o longa conta com Joaquin Phoenix no papel do imperador francês do século XIX. A trama narra a história verídica da ascensão de Napoleão ao poder e seu relacionamento tumultuado com a Imperatriz Joséphine de Beauharnais (Vanessa Kirby).
As críticas ao filme foram variadas, com alguns críticos elogiando a epopeia histórica como uma “obra-prima”, enquanto outros apontaram suas imprecisões históricas.
Em resposta às críticas negativas, Scott sugeriu para aqueles que encontraram falhas em ‘Napoleão’ para “arranjarem uma vida”.
Por exemplo, a GQ France chamou o filme de “profundamente desajeitado, artificial e involuntariamente engraçado” por cenas em que soldados franceses gritam “Vive La France” com sotaques americanos.
Durante uma entrevista a a BBC News, Scott respondeu: “Os franceses nem sequer gostam de si mesmos”.
No entanto, ele não se referia a todos os franceses, o cineasta disse que “a plateia que eu mostrei em Paris amou”.
O astro Joaquim Phoenix disse à Empire em uma entrevista recente que este filme é uma “experiência contada pelos olhos de Ridley”, acrescentando: “Se você realmente quer entender Napoleão, então provavelmente deveria fazer sua própria pesquisa e leitura”.