InícioDestaqueNBCUniversal vence disputa contra a Netflix e Apple e adquire direitos de...

NBCUniversal vence disputa contra a Netflix e Apple e adquire direitos de adaptação de ‘Jason Bourne’


O icônico espião Jason Bourne continuará a chamar a Universal Pictures de casa. A NBCUniversal anunciou ter adquirido, de forma perpétua, todos os direitos — exceto os de publicação — das aclamadas séries literárias Jason Bourne e Treadstone, criadas por Robert Ludlum.

O acordo, resultado de uma acirrada disputa com sete propostas (incluindo dois streamers – sendo eles a Netflix e a Apple, segundo o The Hollywood Reporter), garante o futuro da franquia no ecossistema NBCU, abrindo espaço para novos filmes, produtos derivados e experiências imersivas.

Segundo Peter Cramer, presidente da Universal Pictures, “a franquia Bourne redefiniu o gênero de espionagem e estamos animados para expandir esse universo com novas histórias para o público global”. 



Frank Marshall, produtor de longa data da série, seguirá à frente dos próximos projetos, ao lado de Jeffrey Weiner e Ben Smith, da Captivate Entertainment, que administra os direitos desde 2001.

O cineasta Edward Berger está desenvolvendo um novo longa, com roteiro de Joe Barton e possibilidade de retorno de Matt Damon ao papel principal — embora o projeto ainda não esteja oficialmente aprovado.

Jason Bourne surgiu da mente do romancista Ludlum, que publicou “A Identidade Bourne” em 1980. Duas décadas depois, o astro Matt Damon e o diretor Doug Liman o apresentaram às telonas com ‘A Identidade Bourne‘, em 2002.

O sucesso de bilheterias ainda inaugurou uma nova era de filmes de espionagem que favoreciam o realismo em vez de dispositivos de alta tecnologia.

A obra de Ludlum ainda rendeu os filmes ‘A Supremacia Bourne‘ (2004), ‘O Ultimato Bourne‘ (2007), o spin-off ‘O Legado Bourne‘ (2012) e ‘Jason Bourne‘ (2016).

Somando todos os cinco filmes originais, a franquia arrecadou mais de US$ 1.6 bilhões mundialmente.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS