As esperanças de um rápido fim para a greve dos atores de Hollywood foram frustradas quando as negociações entre a Aliança dos Produtores de Cinema e TV (AMPTP) e o Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) foram abruptamente suspensas.
A AMPTP anunciou que as negociações foram interrompidas devido a um “desentendimento enorme” entre os dois lados. (via Variety)
As reivindicações do SAG-AFTRA incluem proteções contra o uso de inteligência artificial, melhorias salariais e uma distribuição mais justa dos lucros. O sindicato afirmou que reformulou completamente suas propostas ao longo do processo de negociação, mas a AMPTP recusou-se a contrapor sua última oferta.
“É com profunda deceção que informamos que os diretores executivos da indústria se afastaram da mesa de negociações depois de se recusarem a acatar nossa última oferta”, declarou o SAG-AFTRA em um comunicado. “Negociámos com eles de boa fé, apesar de terem apresentado uma proposta que, surpreendentemente, valia menos do que a que tinham proposto antes do início da greve.”
To Our Fellow #SagAftraMembers:
It is with profound disappointment that we report the industry CEOs have walked away from the bargaining table after refusing to counter our latest offer. (1/11) pic.twitter.com/nd2PfpDH4F
— SAG-AFTRA (@sagaftra) October 12, 2023
Além disso, o SAG-AFTRA acusou a AMPTP de utilizar “táticas de intimidação”, distorcendo os custos das propostas nas negociações com a imprensa.
A greve, que já dura algum tempo, parece estar longe de um fim, com ambas as partes se mantendo firmes em suas posições.