As negociações entre o Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG-AFTRA) e a Associação dos Estúdios de Hollywood (AMPTP) estão chegando ao prazo limite, e um ponto específico tem se mostrado o principal entrave: o uso da inteligência artificial.
Segundo o Deadline, membros do sindicato afirmaram que não há negociações em andamento sobre o tema, o que tem gerado preocupação na categoria. Para os representantes dos estúdios, não há interesse em discutir a garantia de direitos de imagem para o uso de algoritmos de IA capazes de reproduzir rostos e vozes.
Um executivo citado na publicação mencionou que o acordo já estabelecido entre a AMPTP e o Sindicato dos Diretores pode ser uma base para discussão, mas ressaltou que o acordo atual não permite a substituição de diretores por IA.
Caso o Sindicato dos Atores não chegue a um acordo até a meia-noite do dia 12, a categoria tem autorização para iniciar uma greve. Informalmente, os atores já estariam se preparando para uma paralisação e coordenando ações com os roteiristas, que estão em greve desde 2 de maio.
Além das demandas relacionadas à IA, os atores também buscam garantias contra a substituição de sua força de trabalho por inteligência artificial.
A proposta detalhada do Sindicato dos Roteiristas (WGA) pode ser encontrada na íntegra aqui, assim como as respostas da AMPTP.
The post Negociações entre Sindicato dos Atores e Estúdios de Hollywood enfrentam IMPASSE sobre o uso de IA first appeared on CinePOP.