Já se foi o tempo que filme era coisa de cinema. Os puristas continuam a defender com unhas e dentes a devoção pelas salas de cinema. E assim deve ser, pois elas são templos insubstituíveis. No entanto, uma nova forma de assistirmos aos filmes surgiu nos últimos 10 anos (mais ou menos), e nesse período ganhou uma força absurda. As plataformas de streaming são as videolocadoras do futuro – uma locadora “bombada” que não te faz sair de casa para acessá-la e que produz seu próprio conteúdo exclusivo.
Na categoria, a Netflix ainda é a mais proeminente – mesmo aderindo a planos comerciais que tiram os consumidores do sério. A verdade é que neste ponto, conta muito ter consolidado o pioneirismo de uma marca – que é associada diretamente ao termo streaming. A maior parte dos espectadores ainda pensa em Netflix quando se fala em streaming. Mesmo que atualmente possua a mensalidade mais cara do mercado. O fato é: nenhuma outra se compara em termos de produção de conteúdo exclusivo. E nos últimos anos essa qualidade foi se aprimorando, ao ponto de servir ao público filmes indicados ao Oscar e blockbusters que não ficam devendo nada em escala aos que vemos nas telonas.
Pensando na nova safra de produções de qualidade da Netflix, resolvemos reunir para você os 10 filmes mais interessantes (e badalados) que o streaming reserva para os últimos meses de 2023. São filmes de todos os gêneros, inclusive algumas produções para a criançada. Confira abaixo e programe-se.
27/10 – Máfia da Dor
Os maiores nomes de Hollywood seguem trabalhando com a Netflix. Aqui, quem estreia em sua primeira parceria com o streaming é a talentosíssima Emily Blunt, atriz indicada a 3 prêmios BAFTA, o Oscar inglês. Baseado no livro de Evan Hughes, o filme é dirigido por David Yates (dos quatro últimos ‘Harry Potter’ e da trilogia derivada ‘Animais Fantásticos’). Na trama, Blunt vive uma mulher que faz de tudo para conseguir criar a filha. Ela termina arrumando emprego em uma nova empresa farmacêutica, mas o que parecia ser o trabalho dos sonhos, se mostrará algo perigoso, devido aos esquemas de negociatas que a empresa está envolvida. Um dos chamarizes do longa é a presença de Chris Evans (o Capitão América), fazendo par com Blunt.
03/11 – Nyad
Logo no início de novembro é a vez de duas veteranas realizarem suas estreias ao lado da Netflix, em um drama que vem sendo prometido para indicações ao Oscar. Annette Bening, atriz quatro vezes indicada ao Oscar, e Jodie Foster, atriz duas vezes vencedora do Oscar, não apenas debutam na Netflix, como também contracenam juntas pela primeira vez. Baseado numa história real edificante, Bening vive Diane Nyad, nadadora profissional que colecionou recordes no esporte em sua juventude. Aos 60 anos de idade ela resolve se superar novamente atravessando a nado a distância de 170 quilômetros que separa a Flórida de Cuba. Foster vive sua companheira Bonnie Stoll.
10/11 – O Assassino
Na semana seguinte de ‘Nyad’ estreia na Netflix um dos longas mais esperados de 2023. Trata-se do novo trabalho do diretor David Fincher, um especialista em cinema de suspense de qualidade, tendo no currículo obras como ‘Seven’, ‘Clube da Luta’ e ‘Garota Exemplar’ com sua assinatura. ‘O Assassino’ fez sucesso pelos festivais que passou e aporta na Netflix no próximo mês, com chances de indicações ao Oscar. Fincher já havia trabalhado com o streaming em ‘Mank’, drama em preto e branco cujo resultado foram 10 indicações ao Oscar. Agora ele dirige o sumido Michael Fassbender no papel de um assassino metódico e muito profissional, que começa a desenvolver crise de consciência enquanto segue fazendo o que faz de melhor: matar pessoas por dinheiro.
17/11 – Rustin
Na semana seguinte de ‘O Assassino’ é a vez de ‘Rustin’, filme que vem dando o que falar, e que segundo os analistas é um dos que possuem chances reais de indicações ao Oscar nas principais categorias. O drama racial é baseado na história real de Bayard Rustin, ativista que não apenas lutou pela causa das pessoas negras, como também pelos direitos civis dos gays. O objetivo do filme do diretor George C. Wolfe (‘A Voz Suprema do Blues’) é tornar conhecida esta figura histórica importantíssima pelas conquistas que temos hoje, mas que continua escondida nas sombras. O filme é produzido pelo ex-presidente e a ex-primeira dama americanos Barack Obama e Michelle Obama; e conta com um desempenho impressionante que promete mudar a carreira do subestimado Colman Domingo – que vive o protagonista.
21/11 – Leo
O comediante Adam Sandler foi o primeiro ator que, de forma visionária, firmou uma parceria de sucesso com o colosso Netflix. Antes de Hollywood abraçar de vez a ideia dos streamings, Adam Sandler esteve lá, fechando contrato de exclusividade com a plataforma há exatos oito anos. De fato, Sandler protagonizou o segundo filme original da plataforma, com ‘Os 6 Ridículos’ (2015). De lá para cá foram um total de doze filmes estrelados pelo humorista nesta parceria, incluindo obras não produzidas, mas com distribuição exclusiva da Netflix em vídeo. ‘Leo’ é a mais recente delas e a primeira animação da parceria. Sandler dá voz para um velho lagarto de mais de 70 anos, mantido no viveiro de uma escola. Ele planeja sua fuga, mas termina encontrando um dom para aconselhar a criançada da classe.
08/12 – O Mundo Depois de Nós
Mais um projeto de enorme prestígio, mais um dos filmes mais aguardados para este fim de 2023, e mais uma estrela gigante de Hollywood em sua primeira parceria com a Netflix. Falamos da vencedora do Oscar Julia Roberts – que se mantém desde o início dos anos 90 como um dos maiores nomes desta indústria concorridíssima. Roberts decide apostar em um thriller dramático escrito e dirigido por Sam Esmail – o criador da badalada ‘Mr. Robot’, com quem a atriz já havia trabalhado na série ‘Homecoming’, da rival Amazon. Baseado no livro de Rumaan Alam, a trama mostra uma família branca alugando uma mansão no Airbnb para as férias. No local aparecem os proprietários pedindo a casa, uma família negra. Como se isso não fosse estranho o suficiente, um evento de proporções apocalíticas começa a tomar forma. Mahershala Ali, Ethan Hawke e Kevin Bacon também estrelam.
15/12 – A Fuga das Galinhas 2
O mês de dezembro começa quente na Netflix com a estreia de ‘O Mundo Depois de Nós’, que promete ser um dos “filmes-eventos” da casa. Mas como sabemos, dezembro é também o mês das férias da criançada, e o que os pais mais buscam é uma forma de entreter os pequenos. Assim, a Netflix ajuda nesta tarefa com mais uma animação. Esta, no entanto, carrega um título de bastante peso. Estamos falando de ‘A Fuga das Galinhas’, um verdadeiro marco do gênero que estreava nos cinemas há exatos 23 anos. Pois é, se você não estava vivo dificilmente saberá a comoção que o filme causou. O longa prometia uma sequência há tempos. Mas agora finalmente ela chegou. Na trama, tendo armado uma fuga mirabolante da fazenda, antes que pudessem ser abatidas, Ginger e suas amigas galinhas encontraram um verdadeiro paraíso para fazer de seu lar. Mas agora precisarão invadir um local impenetrável para garantir que seu futuro siga de paz.
20/12 – Maestro
Chegando já mais para o fim de dezembro, estreia a que promete ser a produção mais prestigiada deste lote mais recente, e que já ligou todos os sinais de alerta para as múltiplas indicações ao Oscar anunciadas. Trata-se do novo trabalho do cineasta e ator Bradley Cooper, após o sucesso estrondoso de ‘Nasce uma Estrela’ (2018). E se aquele era um filme bem pop, este promete uma pegada mais clássica para o diretor, que escolhe como seu segundo trabalho no comando de um longa a biografia do maestro Leonard Bernstein, sua vida profissional brilhante e sua conturbada vida pessoal, que envolve o casamento com Felicia Montealegre (Carey Mulligan).
22/12 – Rebel Moon
Todo ano a Netflix faz desse jeito, deixa para o final seus maiores lançamentos. E eles vêm sempre em trio: um filme de enorme prestígio, um filme questionador e muito atual (com um elenco renomadíssimo) e um blockbuster digno dos maiores das telonas. A estrutura já está virando praxe para a plataforma. Esse ano, a trinca será formada por ‘Maestro’, ‘O Mundo Depois de Nós’ e ‘Rebel Moon’. Este último ocupando a vaga da produção mais cara do ano, trata-se de uma ficção científica de aventura e fantasia, do nível de Duna, Star Wars e Star Trek capitaneada por Zack Snyder. O diretor já havia dado um gostinho da comoção que poderia criar na plataforma com ‘Army of the Dead’, sua ambiciosa obra de terror e ação estrelada por Dave Bautista. Agora Snyder coloca Sofia Boutella em foco como a protagonista, que é a única que pode trazer paz e equilíbrio para a galáxia. O projeto é tão ambicioso que foi dividido em dois.
Bônus: Segredos de um Escândalo
1º de dezembro / Brasil Diamond Films
Terminando a matéria trazemos agora um bônus. Acontece que a produção da Netflix estrelada pela dupla de milhões Natalie Portman e Julianne Moore não irá estrear diretamente na plataforma aqui em nosso país. Em grande parte do mundo, como nos EUA, o thriller dramático ‘Segredos de um Escândalo’, de Todd Haynes (‘Carol’), irá estrear no dia 1º de dezembro na Netflix. Mas vendo potencial de Oscar que o filme possui, a Diamond Films resolveu bancar uma estreia para o longa nos cinemas. Assim, pode até ser que depois disso ele seja disponibilizado na Netflix, mas antes será exibido no tempo padrão em circuito nas salas de cinema de nosso país. Uma inciativa que deve ser aplaudida e na qual todos saem ganhando.