Em outubro desse ano, o site ComicBook.com revelou que Greg Peters, diretor de produção da Netflix, vinha monitorando o compartilhamento de senhas entre os usuários das plataformas e, dessa forma, pensava em uma estratégia para evitar que isso acontecesse.
“Estamos monitorando usuários que compartilham suas senhas e estamos analisando a situação para encontrar maneiras amigáveis para evitar que isso continue se repetindo, mas ainda não temos planos para impedir a troca de informações.”, ele disse Peters em um comunicado.
Apesar da atitude parecer drástica, o diretor tem uma boa razão para continuar sua pesquisa: segundo um recente estudo, o serviço de streaming vem perdendo mais de 135 milhões de dólares por mês – ou US$1,62 bilhão anualmente – devido à troca de senhas e contas com amigos e famílias. Tal estudo, lançado em dezembro pela firma Magid, assume que 10% dos 13,7 milhões de usuários da Netflix compartilham suas informações com ao menos uma outra pessoa.
Logo, não é surpresa que futuras medidas sejam tomadas. Segundo o The Hollywood Reporter, a Aliança para Criatividade e Entretenimento – um grupo anti-pirataria com membros como Warner Bros., Disney, Netflix, Sony e Paramount – está se unindo para impedir que isso continue acontecendo.