Em uma decisão chocante, a Netflix anunciou que planeja parar de reportar o número de assinantes em seu serviço de streaming a partir de 2025.
De acordo com o Deadline, a plataforma irá focar em outras métricas e que o número de assinantes é “apenas um dos componentes do nosso crescimento”.
Apesar disso, a gigante do streaming confirmou que ainda anunciará “marcos” pontuais de assinantes, mas não planeja atualizar os números regularmente como tem feito nos últimos anos.
“Como informamos anteriormente, estamos focados na receita e na margem operacional como nossas principais métricas financeiras – e no engajamento e na satisfação dos nossos clientes. Nos nossos primeiros dias, quando tínhamos poucas receitas ou lucros, o aumento do número de assinantes era um forte indicador do nosso potencial futuro. Mas agora já estamos gerando lucros e fluxo de caixa livre muito substanciais. Também estamos desenvolvendo novos fluxos de receita, como publicidade e recursos extras para nossos membros, de modo que as assinaturas são apenas um componente do nosso crescimento,” declarou o serviço de streaming.
Anteriormente, a Netflix havia declarado publicamente que não tem interesse em comprar estúdios rivais – desmentindo os rumores recentes que indicavam que a gigante de streaming estava de olho em incorporar “novos catálogos”.
Warner Bros. Discovery e Paramount estavam entre os possíveis candidatos.
Em seu mais recente relatório financeiro, a Netflix declarou: “Enquanto nossos competidores se ajustam às mudanças no mercado, é um passo lógico buscar consolidação – especialmente entre empresas com grandes catálogos. Nós não estamos interessados em adquirir ativos lineares, nem acreditamos que futuras fusões possam causar uma mudança material ao mercado competitivo, especialmente depois da consolidação que já aconteceu na última década.”
Sendo uma das pioneiras no mercado de streaming, a Netflix teve a chance de construir uma consolidação superior aos outros serviços lançados posteriormente.
Apesar da competição criada nos últimos anos, a gigante de streaming ainda mantém a maior quantidade de assinantes. Apesar da HBO Max ter construído um elogiado catálogo de produções aclamadas e a Disney ter atraído o público com marcas como Star Wars e Marvel, a Netflix segue absoluta como a gigante do mercado streaming.
De acordo com o Deadline, a Netflix registrou um aumento de 13 milhões de assinantes no último quadrimestre – superando as projeções iniciais da empresa.