InícioDestaqueNew York Times elege os 100 MELHORES filmes do século; Confira o...

New York Times elege os 100 MELHORES filmes do século; Confira o TOP 10!


O The New York Times surpreendeu recentemente ao divulgar sua aguardada lista dos 100 melhores filmes do século XXI.

Para a elaboração do ranking, o portal realizou uma extensa pesquisa, convidando mais de 500 diretores influentes, atores e outros nomes notáveis de Hollywood e de várias partes do mundo para votarem nos 10 melhores filmes (segundo seus próprios critérios) lançados desde 1º de janeiro de 2000.

As respostas foram compiladas para formar o Top 100 final.



Entre os votantes estavam diretores vencedores do Oscar como Pedro Almodóvar, Sofia Coppola, Barry Jenkins e Guillermo del Toro, além de atores renomados como Chiwetel Ejiofor, Mikey Madison, John Turturro e Julianne Moore.

Confira o top 10 e siga o CinePOP no YouTube:

10. ‘A Rede Social’ (2010)
O longa de David Fincher, que narra a história da criação do Facebook, conquistou o público e, apesar de ter perdido o Oscar de Melhor Filme, foi eleito pela pesquisa como o décimo melhor filme deste século.

“Eu diria para assistir ‘A Rede Social’ se você quiser ver como é um filme perfeito”, disse o ator Simu Liu.

Sinopse: “Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg, estudante de Harvard e gênio da computação, começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando em uma rede social global conhecida como Facebook. Seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso de sua rede social. No entanto, a sua ascensão sem precedentes traz complicações legais e pessoais”.

Onde assistir: Max.

9. ‘A Viagem de Chihiro’ (2002)
A animação de Hayao Miyazaki se destacou entre grandes produções animadas e é o filme de animação mais bem colocado no ranking, ocupando a nona posição. O filme conquistou o Oscar de Melhor Animação em 2003.

“É um filme para qualquer criança que perdeu os pais em uma loja de departamentos ou em uma grande multidão. É aquele buraco no seu estômago. É um dos filmes favoritos da minha filha. Há muitas coisas que você tem que assistir quando é pai, e é realmente interessante descobrir algo com eles ao mesmo tempo”, disse o ator John Turturro.

Sinopse: “Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los”.

Onde assistir: Netflix.

8. ‘Corra!’ (2017)
O terror de Jordan Peele se provou um verdadeiro clássico moderno e conquistou a oitava colocação na reportagem.

Sinopse: “A história acompanha um final de semana na vida de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem afro-americano que visita a propriedade da família de sua namorada. A princípio, Chris vê o comportamento exageradamente hospitaleiro da família como uma tentativa desajeitada de lidar com a relação interracial da filha, mas, no decorrer do final de semana, uma série de descobertas perturbadoras o levam a uma verdade que ele nunca poderia imaginar”.

Onde assistir: Prime Video.

7. ‘Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças’ (2004)
O drama de Michel Gondry mostrou-se atemporal e continua a tocar os corações, ocupando a sétima colocação.

“É muito inteligente. É profundamente comovente. E é engraçado. Você pode obter todos esses três, o que é raro. É muito sobre como o amor encontra um caminho. E não quero dizer isso da maneira ensolarada da Hallmark. Quero dizer isso de maneira confusa, às vezes destrutiva, às vezes autodestrutiva”, disse o roteirista Dennis Lehane.

Sinopse: “Joel se surpreende ao saber que seu amor verdadeiro, Clementine, o apagou completamente de sua memória. Ele decide fazer o mesmo, mas muda de ideia. Preso dentro da própria mente enquanto os especialistas se mantêm ocupados em seu apartamento, Joel precisa avisá-los para parar”.

Onde assistir: Google Play.

6. ‘Onde os Fracos Não Têm Vez’ (2007)
O longa dos irmãos Ethan e Joel Coen demonstrou seu impacto no público, conquistando a sexta colocação.

“São os irmãos Coen no seu melhor. Eles são meio ousados e estão empurrando o envelope o tempo todo com o incrível personagem interpretado por Javier Bardem”, disse o ator Brian Cox.

Sinopse: “Enquanto caçava, Llewelyn Moss encontrou vestígios de uma venda de drogas. Apesar de saber que não deve, ele não resiste e leva o dinheiro encontrado com ele. O caçador se transforma em caça quando o impiedoso assassino Chigurh encontra seus rastros. Como se não bastasse um matador atrás de Moss, o xerife também passa a procurá-lo”.

Onde assistir: Mercado Play.

5. ‘Moonlight’ (2016)
O longa vencedor do Oscar de Barry Jenkins continua a conquistar o público ao apresentar a história de dois jovens negros homossexuais em um mundo complexo.

“Eu só acho que a ternura da infância negra e da masculinidade negra foi realmente bonita de transmitir. Barry capturou a quietude, até mesmo a solidão, quando em um ambiente íntimo. O azul é uma cor tão quente; Ele capturou isso visualmente, bem como no espaço do coração”, disse a atriz Danielle Deadwyler.

Sinopse: “Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso”.

Onde assistir: Prime Video.

4. ‘Amor à Flor da Pele’ (2001)
O romance chinês de Wong Kar-Wai ultrapassou as barreiras culturais e conquistou os votantes, ocupando a quarta colocação.

“Realmente me surpreendeu que você pudesse fazer filmes dessa maneira, como um meio poético que não precisa explicar tudo. Parecia algo que eu não tinha visto antes e foi realmente inspirador fazer coisas mais impressionistas”, disse a diretora Sofia Coppola.

Sinopse: “Em 1962, o jornalista Chow Mo-wan se muda para Hong Kong com sua mulher, que está sempre envolvida com o trabalho e para pouco em casa. Chow faz amizade com a vizinha Su Li-zhen e ambos descobrem que seus parceiros os traem”.

Onde assistir: Prime Video.

3. ‘Sangue Negro’ (2007)
O faroeste de Paul Thomas Anderson, apesar de ter perdido o Oscar de Melhor Filme em 2008, ainda mostrou sua força e entrou no pódio do New York Times, ocupando a terceira colocação.

“A palavra ‘icônico’ é usada em excesso. Mas ‘Eu bebo seu milkshake’ é icônico porque em quatro palavras estranhas e mal ajustadas (estranhamente, no tempo presente) realmente resume Daniel. Eu amo esse filme, embora eu ache que em algum nível o filme me odeia”, disse o produtor Jason Blum.

Sinopse: “Um mineiro de prata que vira um magnata do petróleo, Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) está determinado a se tornar o homem mais rico do país a qualquer custo. Com o tempo, ele explora não apenas o solo, mas também as pessoas que o rodeiam”.

Onde assistir: Mercado Play.

2. ‘Cidade dos Sonhos’ (2001)
A segunda colocação foi conquistada por David Lynch, com o épico de 2001.

“É um filme muito polido, mas que esconde toda essa incerteza real. E também é um filme meio implacável, porque o David Lynch tem essa visão da humanidade que é, digamos, um tanto crítica”, disse o ator Brian Cox.

Sinopse: “Uma jovem atriz viaja para Hollywood e se vê emaranhada numa intriga secreta com uma mulher que escapou por pouco de ser assassinada, e que agora se encontra com amnésia devido a um acidente de carro. Seu mundo se torna um pesadelo e surreal”.

Onde assistir: Prime Video.

1. ‘Parasita’ (2019)
Surpreendendo a todos, o primeiro lugar ficou para o longa coreano de Bong Joon-ho. O filme, que também ganhou o Oscar de Melhor Filme, foi eleito o melhor filme deste século pelo New York Times.

Sinopse: “Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado. Por obra do acaso, ele começa a dar aulas de inglês para uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrar também na abastada família, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social cobram o seu preço”.

Onde assistir: Globoplay.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS