O terror gótico ‘Nosferatu’ tem surpreendido ao optar por efeitos práticos na produção, incluindo o uso de 5 mil ratos durante as filmagens. No entanto, Robert Eggers achou que isso não seria o suficiente e decidiu complementar os ratos reais com ratos gerados por computador.
Craig Lathrop, o designer de produção do filme, detalhou o processo em entrevista à Variety: “Construímos tapetes de meio metro quadrado, onde colocamos ratos falsos e espalhamos por todo o chão. Tínhamos os ratos vivos no primeiro plano, e atrás deles estavam os tapetes com ratos falsos que os efeitos depois animaram”.
Ele também garantiu a segurança dos ratos reais: “Os ratos. Nenhum deles se perdeu. Encontramos todos. Eles estavam todos lá. Construímos barreiras de plexiglass para que os ratos vivos ficassem em uma área controlada. Na cena da rua, os cavalos estavam de um lado da barreira de plexiglass, e os ratos do outro, para que os ratos não corresse embaixo dos pés dos cavalos e fossem esmagados, garantindo que ninguém se machucasse”.
Em entrevista ao The Graham Norton Show, Nicholas Hoult (‘O Menu’) comentou sobre como foi gravar o remake de ‘Nosferatu‘ ao lado de 5 mil ratos.
O ator revelou que Bill Skarsgård teve que compartilhar um caixão com alguns deles, e agradeceu por não precisar interagir com os pequenos roedores.
“Acho que nós tivemos uns 5 mil ratos [durante as filmagens]. Alguns deles eram muito bem treinados. Lembro de quando eu abri o caixão, e o Bill [Skarsgård] estava deitado lá, havia ratos lá dentro. Ele estava trancado lá dentro com ratos, e eu fiquei tipo: ‘Vou ficar errando essa cena pra ele continuar lá’.”
Ele completa, “Quando entramos naquele lugar, havia 5 mil ratos. Eles quase formavam um tapete. Um tapete de ratos. Era um pouco fedorento. Ouvi alguém dizer que eram ratos incontinentes, e pareceu muito inteligente. Eles eram ratos; mijavam e defecavam em todo lugar. Felizmente, eu só tive que passar por eles.”
Anteriormente, o diretor Robert Eggers também havia comentado sobre como foi trabalhar com esses animais: “Uma grande parte dos ratos foi treinada para entrar no momento certo. Eu acho que, nas cenas em que tínhamos milhares de ratos, isso não é tão desafiador. A grande dificuldade foi que tivemos que contê-los para sua segurança com vidro acrílico, que você não vê na câmera. E depois, os ratos ao fundo se tornam CGI. Mas acho que foi mais desafiador foi para Emma Corrin, que teve que ter ratos vivos colocados em seu corpo.“
PETA protestará contra ‘Nosferatu’ em defesa dos ratos: “Eles não causaram a peste negra”
‘Nosferatu‘ será lançado nos cinemas nacionais no dia 9 de janeiro.
Relembre o trailer e siga o CinePOP no Youtube:
“‘Nosferatu’, de Robert Eggers, é um conto gótico de obsessão entre uma jovem assombrada na Alemanha do século 19 e o antigo vampiro da Transilvânia que a persegue, trazendo um horror incalculável com ele.”
O filme recebeu uma classificação etária alta (R), o que significa que só poderá ser assistido por maiores de 18 anos ou menores acompanhados de um responsável, devido a “violência sangrenta, nudez gráfica e conteúdo sexual”.
O elenco conta com Bill Skarsgard (It: A Coisa) Lily Rose Depp (‘The Idol’), Aaron Taylor-Johnson (‘Trem-Bala’), Willem Dafoe (‘Pobres Criaturas’), Nicholas Hoult (‘X-Men: Primeira Classe’) e Emma Corrin (‘Deadpool 3’).