sábado , 23 novembro , 2024

Nostalgia! 10 Filmes dos anos 90 que Você Nunca Tinha Ouvido Falar!

YouTube video

Os anos 80 podem ser considerados o berço da cultura pop como a conhecemos hoje, e o lar de muitas franquias ainda hoje queridas pelo público. Mas é inegável também que todos que adoram esta década, guardam carinho muito especial pela seguinte também, os anos 90. Essas duas décadas fazem uma dobradinha muito especial no coração dos fãs e de todos que nelas cresceram. Os anos 90 deram continuidade ao avanço tecnológico e introduziram, por exemplo, o uso do CGI (os efeitos por computação gráfica), elevando o cinema entretenimento a outro patamar. E sim, muitos afirmam que a década de 90 trouxe filmes ainda melhores e mais badalados hoje que sua predecessora.

É um caso a se argumentar e talvez exista razão – apesar de termos muito carinho pelos filmes dos anos 80. Afinal, nos anos 90 fomos presenteados com filmes inesquecíveis como os dois ‘Esqueceram de Mim’, ‘Jurassic Park’, ‘O Exterminador do Futuro 2’, ‘Pulp Fiction’, ‘Forrest Gump’, ‘Clube da Luta’, ‘Uma Linda Mulher’, ‘Os Bons Companheiros’, ‘O Show de Truman’ e ‘Titanic’, só para citar alguns. Mas assim como os anos 80, a década de 90 também guarda seus filmes escondidos, aqueles que muitas vezes nem mesmo o cinéfilo mais aplicado já ouviu falar. E nessa nova matéria iremos descortina-los para você. Confira abaixo.



Tammy e o T-Rex (1994)

Começamos a lista com um item completamente obscuro, que na época de seu lançamento talvez nem mesmo os parentes dos envolvidos tenham tomado conhecimento. Mas nos últimos anos, ‘Tammy e o T-Rex’ vem ressurgindo graças à internet e se tornando um item cult graças à sua trama para lá de bizarra. Afinal, mistura dinossauros, mortos-vivos, trocas de corpos, romance e um cientista louco. Ah sim, traz no elenco também atores em início de carreira como Denise Richards e o saudoso Paul Walker.

Na trama, Walker e Richards são namorados, mas o rapaz sofre um trote violento nas mãos de valentões e termina morto. Isto é, até seu corpo ser levado para um insano cientista, que coloca seu cérebro dentro de um grande animatrônico na forma de um tiranossauro Rex. Agora, como um lagartão artificial, o sujeito pode exercer sua vingança, ao mesmo tempo em que retoma o romance com a amada.

O Futuro da Raça Humana (1991)

Quando o filme de super-herói latino da DC, ‘Besouro Azul’, foi lançado nos cinemas, você certamente ouviu alguma análise o comparando com ‘The Guyver’, título original deste longa. Pois bem, lançado nos cinemas e assistido por menos gente do que cabe em um BRT, este foi outro longa que ressurgiu como item cult na época das vídeo locadoras. E sim, ele guarda semelhanças com o citado herói de Xolo Maridueña.

Com produção da New Line Cinema, antes de ser uma propriedade da Warner, a trama é bem parecida com a do escaravelho azul. Aqui, uma corporação esconde um artefato alienígena, mas o segredo acaba saindo de seus laboratórios e vai parar nas mãos de um jovem chamado Sean Barker (Jack Armstrong). Acontece que o tal artefato é uma bio-armadura que se funde com seu hospedeiro se transformando numa criatura chamada Guyver. No elenco, Mark “Luke Skywalker” Hamill vive um agente da CIA.

Força Excessiva (1993)

Na minha recente matéria dos filmes dos anos 80 que você não sabia que existiam, citei um filme policial cômico estrelado pelo eterno Sr. Miyagi de ‘Karatê Kid’, Pat Morita – o filme ‘Batendo de Frente’. Agora temos outro astro veterano da franquia de karatê adolescente, este mais familiar ao público graças ao sucesso da série ‘Cobra Kai’. Falamos do grande vilão Terry Silver (vivido por Thomas Ian Griffith).

O ator também estrelou seu próprio veículo policial, mas este mais voltado para a ação e o suspense, e não tanto para a comédia. E quando digo seu veículo, a expressão é literal, já que o roteiro foi escrito pelo próprio Griffith. No filme (também da New Line) ele vive um policial investigando o envolvimento de outros policiais no desaparecimento de uma grande quantia de dinheiro, e a matança promovida pela máfia. No elenco, nomes como James Earl Jones, Lance Henriksen, Tony Todd e Burt Young. O filme está completando 30 anos.

Freiras em Fuga (1990)

Na dramaturgia e especialmente em comédias, os autores vira e mexe encontram um espaço em seus textos para colocar algum foragido indo se refugiar em um convento. Aconteceu inclusive recentemente na novela ‘Terra e Paixão’ da Globo, com a protagonista Aline (Barbara Reis). O caso mais notório, é claro, é com a comédia de Whoopi GoldbergMudança de Hábito’ (1992), no qual vive uma cantora de cabaré que testemunha um crime da máfia e precisa se esconder, disfarçada de freira. Dois anos antes, no entanto, a Fox já havia aplicado essa fórmula em ‘Freiras em Fuga’, no qual dois criminosos homens (Eric Idle, veterano do ‘Monty Python’; e Robbie Coltrane – o saudoso Hagrid de ‘Harry Potter’) se disfarçam de freira para fugir do chefe, da polícia e de rivais. Ficou “igualzinho”.

Deu Tudo Errado (1996)

Antes de ser uma apresentadora de um dos talk shows diurnos mais populares da década passada (que recentemente deu uma decaída devido a algumas polêmicas de bastidores), a representante LGBTQIA+ Ellen DeGeneres era atriz e comediante. Começando sua carreira nos palcos de stand-up, Ellen ganharia seu próprio programa (que levava seu nome) na TV em 1996.

A série bem à frente de seu tempo, trazia a primeira protagonista gay da TV norte-americana, e DeGeneres aproveitava a oportunidade para sair do armário ao lado da personagem. Foi no auge dessa popularidade que ela estrelou a comédia ‘Deu Tudo Errado’ para a Disney (através da Touchstone Pictures), que passou em branco. No filme, ela vive uma mulher hétero solitária que parece ter encontrado o homem perfeito (papel de Bill Pullman), mas ela logo descobrirá que não é bem assim.

O Último Jantar (1995)

De uma comédia passamos para outra, essa dona de um teor bem mais ácido e provocativo. Recentemente, escrevi uma matéria comentando melhor sobre esse filme (você pode conferir abaixo no link), que é uma verdadeira pérola escondida e uma produção bem à frente de seu tempo. Chama atenção a participação de uma Cameron Diaz (atualmente longe dos holofotes há 10 anos) bem jovenzinha em um de seus primeiros trabalhos no cinema após a estreia em ‘O Máskara’.

Leia também: ‘O Último Jantar’ na HBO Max | Cult dos anos 90 com Cameron Diaz ressurge mais atual do que nunca!

Ela é apenas uma das peças num elenco de jovens nomes promissores da época. Na trama, cinco universitários dividem uma grande casa, três rapazes e duas moças. Todos possuem pensamentos liberais e uma visão de mundo mais voltada a ideais de esquerda. Seus convidados nos jantares, por outro lado, são extremistas conservadores. Quando o filme foi feito não existia a ruptura de ideologias políticas que encontramos hoje e o filme já colocava o dedo na ferida indo a extremos.

Impróprio para Menores (1992)

Por falar em comédias ácidas, uma das duplas do cinema que quase ninguém comenta, talvez por ser inusitada, foi a formada por Michael Caine e Christopher Reeve, o eterno Superman. A parceria dos dois começou em ‘Armadilha Mortal’ (1982), longa de Sidney Lumet, que se comporta muito como uma peça teatral, digna dos livros de Agatha Christie. Um suspense repleto de reviravoltas, onde nada parece o que é, com apenas três atores em cena e um cenário, uma grande casa no lago. Dez anos depois, os dois repetem a dose, dessa vez falando sobre uma peça teatral verdadeiramente. Eles fazem parte de uma trupe que está prestes a estrear sua mais nova obra. Porém, tudo que pode dar errado, dará.

As Novas Aventuras de Mowgli (1997)

Um dos romances mais adorados de todos os tempos no terreno infantil é o livro do autor Rudyard KiplingO Livro da Selva’ (no Brasil conhecido como ‘Mogli – O menino Lobo’ graças ao desenho da Disney) – que deu origem até mesmo a uma marca de bolsas e mochilas. A animação da Disney da década de 1960 ganhou uma versão bem fiel em live-action (e CGI) em 2016, que ainda é enaltecida como uma das melhores adaptações do segmento.

Mas bem antes disso, em 1994, a própria Disney investia na primeira versão em live-action do conto (esse sim sem o uso de CGI e com animais de verdade), apostando em um Mogli já adulto nas formas de Jason Scott Lee e com o título original ‘O Livro da Selva’. Três anos depois, pelas mãos da TriStar Pictures (Sony), ganhávamos ainda um novo filme de ‘Mogli’, desta vez mais fiel e com o protagonista ainda na infância. Esse, no entanto, é um filme ainda mais desconhecido.

Os Irmãos Cara de Pau 2000 (1998)

Um dos filmes mais cult da década de 80, e que fez um tremendo sucesso na época, ‘Os Irmãos Cara de Pau’ infelizmente não é uma obra muito comentada nos dias de hoje tanto como deveria. Comédia alucinada com toques musicais, o filme marcou entre outras coisas por ser o maior sucesso da carreira do saudoso John Belushi, uma força da natureza que nos deixou cedo demais devido às drogas. Não fosse por isso, ‘Os Irmãos Cara de Pau’ seria perfeito para ganhar uma continuação. Bem, e quando isso jamais impediu os executivos de Hollywood? Sendo assim, 18 anos depois da estreia do original, era lançada uma sequência, obviamente sem Belushi. Mas trazendo John Goodman como um novo membro da banda, além de inúmeras outras participações especiais. E se as novas gerações não são familiares com o original, o que dirá com essa continuação esquecida.

Vírus (1999)

Terminando a lista, justamente com uma produção de 1999, o último ano da década de 90. Aqui, os produtores Universal resolviam pegar carona no sucesso ‘Halloween H20’ do ano anterior, que colocou Jamie Lee Curtis novamente como protagonista de um filme de terror. Aproveitando esse hype, Curtis era o chamariz desta ficção assustadora, passada em um navio abandonado, onde um vírus vindo do espaço mesclava seres humanos com peças e partes mecânicas, criando ameaças bizarras. No elenco, Donald Sutherland, William Baldwin e Joanna Pacula coadjuvavam. Sim, este filme passou nos cinemas, e sim este amigo que vos fala o assistiu nas telonas.

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Nostalgia! 10 Filmes dos anos 90 que Você Nunca Tinha Ouvido Falar!

YouTube video

Os anos 80 podem ser considerados o berço da cultura pop como a conhecemos hoje, e o lar de muitas franquias ainda hoje queridas pelo público. Mas é inegável também que todos que adoram esta década, guardam carinho muito especial pela seguinte também, os anos 90. Essas duas décadas fazem uma dobradinha muito especial no coração dos fãs e de todos que nelas cresceram. Os anos 90 deram continuidade ao avanço tecnológico e introduziram, por exemplo, o uso do CGI (os efeitos por computação gráfica), elevando o cinema entretenimento a outro patamar. E sim, muitos afirmam que a década de 90 trouxe filmes ainda melhores e mais badalados hoje que sua predecessora.

É um caso a se argumentar e talvez exista razão – apesar de termos muito carinho pelos filmes dos anos 80. Afinal, nos anos 90 fomos presenteados com filmes inesquecíveis como os dois ‘Esqueceram de Mim’, ‘Jurassic Park’, ‘O Exterminador do Futuro 2’, ‘Pulp Fiction’, ‘Forrest Gump’, ‘Clube da Luta’, ‘Uma Linda Mulher’, ‘Os Bons Companheiros’, ‘O Show de Truman’ e ‘Titanic’, só para citar alguns. Mas assim como os anos 80, a década de 90 também guarda seus filmes escondidos, aqueles que muitas vezes nem mesmo o cinéfilo mais aplicado já ouviu falar. E nessa nova matéria iremos descortina-los para você. Confira abaixo.

Tammy e o T-Rex (1994)

Começamos a lista com um item completamente obscuro, que na época de seu lançamento talvez nem mesmo os parentes dos envolvidos tenham tomado conhecimento. Mas nos últimos anos, ‘Tammy e o T-Rex’ vem ressurgindo graças à internet e se tornando um item cult graças à sua trama para lá de bizarra. Afinal, mistura dinossauros, mortos-vivos, trocas de corpos, romance e um cientista louco. Ah sim, traz no elenco também atores em início de carreira como Denise Richards e o saudoso Paul Walker.

Na trama, Walker e Richards são namorados, mas o rapaz sofre um trote violento nas mãos de valentões e termina morto. Isto é, até seu corpo ser levado para um insano cientista, que coloca seu cérebro dentro de um grande animatrônico na forma de um tiranossauro Rex. Agora, como um lagartão artificial, o sujeito pode exercer sua vingança, ao mesmo tempo em que retoma o romance com a amada.

O Futuro da Raça Humana (1991)

Quando o filme de super-herói latino da DC, ‘Besouro Azul’, foi lançado nos cinemas, você certamente ouviu alguma análise o comparando com ‘The Guyver’, título original deste longa. Pois bem, lançado nos cinemas e assistido por menos gente do que cabe em um BRT, este foi outro longa que ressurgiu como item cult na época das vídeo locadoras. E sim, ele guarda semelhanças com o citado herói de Xolo Maridueña.

Com produção da New Line Cinema, antes de ser uma propriedade da Warner, a trama é bem parecida com a do escaravelho azul. Aqui, uma corporação esconde um artefato alienígena, mas o segredo acaba saindo de seus laboratórios e vai parar nas mãos de um jovem chamado Sean Barker (Jack Armstrong). Acontece que o tal artefato é uma bio-armadura que se funde com seu hospedeiro se transformando numa criatura chamada Guyver. No elenco, Mark “Luke Skywalker” Hamill vive um agente da CIA.

Força Excessiva (1993)

Na minha recente matéria dos filmes dos anos 80 que você não sabia que existiam, citei um filme policial cômico estrelado pelo eterno Sr. Miyagi de ‘Karatê Kid’, Pat Morita – o filme ‘Batendo de Frente’. Agora temos outro astro veterano da franquia de karatê adolescente, este mais familiar ao público graças ao sucesso da série ‘Cobra Kai’. Falamos do grande vilão Terry Silver (vivido por Thomas Ian Griffith).

O ator também estrelou seu próprio veículo policial, mas este mais voltado para a ação e o suspense, e não tanto para a comédia. E quando digo seu veículo, a expressão é literal, já que o roteiro foi escrito pelo próprio Griffith. No filme (também da New Line) ele vive um policial investigando o envolvimento de outros policiais no desaparecimento de uma grande quantia de dinheiro, e a matança promovida pela máfia. No elenco, nomes como James Earl Jones, Lance Henriksen, Tony Todd e Burt Young. O filme está completando 30 anos.

Freiras em Fuga (1990)

Na dramaturgia e especialmente em comédias, os autores vira e mexe encontram um espaço em seus textos para colocar algum foragido indo se refugiar em um convento. Aconteceu inclusive recentemente na novela ‘Terra e Paixão’ da Globo, com a protagonista Aline (Barbara Reis). O caso mais notório, é claro, é com a comédia de Whoopi GoldbergMudança de Hábito’ (1992), no qual vive uma cantora de cabaré que testemunha um crime da máfia e precisa se esconder, disfarçada de freira. Dois anos antes, no entanto, a Fox já havia aplicado essa fórmula em ‘Freiras em Fuga’, no qual dois criminosos homens (Eric Idle, veterano do ‘Monty Python’; e Robbie Coltrane – o saudoso Hagrid de ‘Harry Potter’) se disfarçam de freira para fugir do chefe, da polícia e de rivais. Ficou “igualzinho”.

Deu Tudo Errado (1996)

Antes de ser uma apresentadora de um dos talk shows diurnos mais populares da década passada (que recentemente deu uma decaída devido a algumas polêmicas de bastidores), a representante LGBTQIA+ Ellen DeGeneres era atriz e comediante. Começando sua carreira nos palcos de stand-up, Ellen ganharia seu próprio programa (que levava seu nome) na TV em 1996.

A série bem à frente de seu tempo, trazia a primeira protagonista gay da TV norte-americana, e DeGeneres aproveitava a oportunidade para sair do armário ao lado da personagem. Foi no auge dessa popularidade que ela estrelou a comédia ‘Deu Tudo Errado’ para a Disney (através da Touchstone Pictures), que passou em branco. No filme, ela vive uma mulher hétero solitária que parece ter encontrado o homem perfeito (papel de Bill Pullman), mas ela logo descobrirá que não é bem assim.

O Último Jantar (1995)

De uma comédia passamos para outra, essa dona de um teor bem mais ácido e provocativo. Recentemente, escrevi uma matéria comentando melhor sobre esse filme (você pode conferir abaixo no link), que é uma verdadeira pérola escondida e uma produção bem à frente de seu tempo. Chama atenção a participação de uma Cameron Diaz (atualmente longe dos holofotes há 10 anos) bem jovenzinha em um de seus primeiros trabalhos no cinema após a estreia em ‘O Máskara’.

Leia também: ‘O Último Jantar’ na HBO Max | Cult dos anos 90 com Cameron Diaz ressurge mais atual do que nunca!

Ela é apenas uma das peças num elenco de jovens nomes promissores da época. Na trama, cinco universitários dividem uma grande casa, três rapazes e duas moças. Todos possuem pensamentos liberais e uma visão de mundo mais voltada a ideais de esquerda. Seus convidados nos jantares, por outro lado, são extremistas conservadores. Quando o filme foi feito não existia a ruptura de ideologias políticas que encontramos hoje e o filme já colocava o dedo na ferida indo a extremos.

Impróprio para Menores (1992)

Por falar em comédias ácidas, uma das duplas do cinema que quase ninguém comenta, talvez por ser inusitada, foi a formada por Michael Caine e Christopher Reeve, o eterno Superman. A parceria dos dois começou em ‘Armadilha Mortal’ (1982), longa de Sidney Lumet, que se comporta muito como uma peça teatral, digna dos livros de Agatha Christie. Um suspense repleto de reviravoltas, onde nada parece o que é, com apenas três atores em cena e um cenário, uma grande casa no lago. Dez anos depois, os dois repetem a dose, dessa vez falando sobre uma peça teatral verdadeiramente. Eles fazem parte de uma trupe que está prestes a estrear sua mais nova obra. Porém, tudo que pode dar errado, dará.

As Novas Aventuras de Mowgli (1997)

Um dos romances mais adorados de todos os tempos no terreno infantil é o livro do autor Rudyard KiplingO Livro da Selva’ (no Brasil conhecido como ‘Mogli – O menino Lobo’ graças ao desenho da Disney) – que deu origem até mesmo a uma marca de bolsas e mochilas. A animação da Disney da década de 1960 ganhou uma versão bem fiel em live-action (e CGI) em 2016, que ainda é enaltecida como uma das melhores adaptações do segmento.

Mas bem antes disso, em 1994, a própria Disney investia na primeira versão em live-action do conto (esse sim sem o uso de CGI e com animais de verdade), apostando em um Mogli já adulto nas formas de Jason Scott Lee e com o título original ‘O Livro da Selva’. Três anos depois, pelas mãos da TriStar Pictures (Sony), ganhávamos ainda um novo filme de ‘Mogli’, desta vez mais fiel e com o protagonista ainda na infância. Esse, no entanto, é um filme ainda mais desconhecido.

Os Irmãos Cara de Pau 2000 (1998)

Um dos filmes mais cult da década de 80, e que fez um tremendo sucesso na época, ‘Os Irmãos Cara de Pau’ infelizmente não é uma obra muito comentada nos dias de hoje tanto como deveria. Comédia alucinada com toques musicais, o filme marcou entre outras coisas por ser o maior sucesso da carreira do saudoso John Belushi, uma força da natureza que nos deixou cedo demais devido às drogas. Não fosse por isso, ‘Os Irmãos Cara de Pau’ seria perfeito para ganhar uma continuação. Bem, e quando isso jamais impediu os executivos de Hollywood? Sendo assim, 18 anos depois da estreia do original, era lançada uma sequência, obviamente sem Belushi. Mas trazendo John Goodman como um novo membro da banda, além de inúmeras outras participações especiais. E se as novas gerações não são familiares com o original, o que dirá com essa continuação esquecida.

Vírus (1999)

Terminando a lista, justamente com uma produção de 1999, o último ano da década de 90. Aqui, os produtores Universal resolviam pegar carona no sucesso ‘Halloween H20’ do ano anterior, que colocou Jamie Lee Curtis novamente como protagonista de um filme de terror. Aproveitando esse hype, Curtis era o chamariz desta ficção assustadora, passada em um navio abandonado, onde um vírus vindo do espaço mesclava seres humanos com peças e partes mecânicas, criando ameaças bizarras. No elenco, Donald Sutherland, William Baldwin e Joanna Pacula coadjuvavam. Sim, este filme passou nos cinemas, e sim este amigo que vos fala o assistiu nas telonas.

YouTube video

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS