sábado, abril 27, 2024

Nostalgia! 10 Produções Icônicas do Cinema que Completam 40 Anos em 2023!

O cinema é magia, entretenimento e a maior diversão. Mas é inegável também que reflete muito a sociedade, sendo um produto de sua época. Por mais que um determinado filme possa ser considerado simplesmente um produto “enlatado”, ele mesmo assim possui uma carga social o envolvendo, o determinando e o centrando em um período histórico específico. Veja os blockbusters da década de 80, por exemplo. É quase possível sentir o “cheiro” da época exalando de tais produções. Mais do que a moda, os penteados, as músicas e os costumes, o que mais nos toca é o comportamento social associado de determina década.

Justamente por isso, é um estudo antropológico reparar em como um filme envelheceu. Muitos envelhecem bem, podendo ser produções à frente de seu tempo, mais significativas inclusive anos depois de terem sido lançada  – por fatores sociais ou tecnológicos que vieram a se concretizar. Outras, no entanto, envelhecem mal, em especial devido a seus discursos condizentes com o período, mas em desacordo com novas regências sociais visando uma melhoria humana. Esse fator pode ser determinante para a ressonância de um filme através das décadas. Ou seja, alguns podem ir apagando seu brilho, outros podem começar a ser revistos com outros olhos e melhorar consideravelmente o seu conceito, e existe ainda aqueles que sempre estiveram no topo e de lá nunca saíram.

Assim chegamos a esta nova matéria, para uma olhada em dez produções dos anos 80. Aqui iremos abordar dez filmes icônicos que estão completando 40 anos de seu lançamento em 2023. A maioria todos devem conhecer, mas caso algum tenha escapado, vale a pena procurar. Confira abaixo.

01) O Retorno de Jedi

Quando falamos em filmes lançados há 40 anos, a grande maioria dos fãs de cinema irá imediatamente lembrar de ‘O Retorno de Jedi’, isso porque faz parte da que é a maior franquia da sétima arte: ‘Star Wars’. Mas quando voltamos 40 anos no passado, o filme era apenas a conclusão de uma trilogia muito popular e que mudaria para sempre os rumos de como o cinema entretenimento seria visto.

02) Scarface

E se a grande maioria dos fãs pensa em ‘O Retorno de Jedi’ quando falamos de filmes de 40 anos atrás, o cinéfilo mais “cabeça” e que procura fugir dos chamados blockbusters, terá ‘Scarface’ na ponta da língua. Isso porque o filme de Brian De Palma protagonizado pelo grande Al Pacino é celebrado como uma das melhores obras de máfia e crime da história da sétima arte, que ficou ainda mais popular do que o original da década de 1930, ao resolver mudar a história, contando sobre um imigrante cubano em Miami.

03) Flashdance

Certamente uma das trilhas sonoras mais memoráveis da história do cinema, qualquer um reconhece ‘What a Feeling’, de Irene Cara, que levou o Oscar, ou ‘Maniac’, de Michael Sembello. Mas ‘Flashdance’ é muito mais do que um filme com músicas boas e altamente dançantes, é uma obra extremamente feminista e bem à frente de seu tempo. É impressionante como o filme envelheceu bem e ainda abre espaço para discussões muito atuais sobre a independência feminina o relacionamento de homem e mulher. E isso há 40 anos.

Não deixe de assistir:

04) Férias Frustradas

Até hoje ‘Férias Frustradas’ é adorado como uma das melhores comédias de todos os tempos, e nem mesmo as continuações (cada vez mais fracas) podem apagar isso. Tá certo que nem tudo desce tão redondo com os olhos de hoje, afinal eram os anos 80, a época mais politicamente incorreta de todas; mesmo assim, o filme ainda é capaz de garantir o riso quatro décadas depois, ao contar a incrível viagem de carro pelo país da família Griswold.

05) Vidas Sem Rumo

Dirigido por Francis Ford Coppola, o mesmo da trilogia ‘O Poderoso Chefão’, o longa é baseado no livro atemporal de S.E. Hinton, que fala sobre a rivalidade de duas gangues de jovens de Oklahoma na década de 1960. Acompanhamos os rapazes da parte pobre da cidade, conhecemos cada um destes personagens. Um grande chamariz do filme é o elenco de nomes então promissores, que vieram a se concretizar, como Tom Cruise, Patrick Swayze, Ralph Macchio, Emilio Estevez, Rob Lowe, Matt Dillon, Diane Lane e C. Thomas Howell.

06) Os Eleitos

Indicado ao Oscar de melhor filme, e vencedor de quatro outros prêmios técnicos, ‘Os Eleitos’ foi um dos maiores filmes de 40 anos atrás. Aqui acompanhamos o desenvolvimento do programa espacial dos EUA, desde a quebra da barreira do som, até a seleção dos astronautas da Mercury 7, o primeiro projeto tripulado de exploração espacial da NASA. Com uma parte técnica impecável, essa aventura espacial bastante realista até hoje permanece na cultura popular e rendeu em 2020 uma versão como série de TV em 8 episódios na Disney+.

07) Trovão Azul

Por falar em missões aéreas, continuamos agora com um filme de ação cujo nome emblemático ainda permanece no consciente dos fãs, sendo passado adiante através das gerações. Afinal de contas, apesar de muitos não fazerem ideia do que seja, o nome ‘Trovão Azul’ certamente lhes é familiar. Se trata de um super helicóptero altamente tecnológico, ainda em fase de testes da polícia, que é uma espécie de “super máquina alada”, pilotada pelo homem que caçou o ‘Tubarão’, Roy Scheider. Apesar da popularidade, o filme não ganhou continuação, mas sim uma série de TV logo no ano seguinte.

08) Silkwood – Retrato de uma Coragem

Meryl Streep parece já ter nascido icônica, e voltando 40 anos no passado, perceberemos que a atriz já colecionava 4 indicações e 2 vitórias no Oscar. Aqui, escrito por Nora Ephron e dirigido por Mike Nichols, baseado em uma chocante história real, ela vive Karen Silkwood, uma mulher que começa a lutar contra o sistema e contra os poderosos após ser contaminada por plutônio na empresa que trabalha. Cher e Kurt Russell completam o elenco principal. ‘Silkwood’ recebeu 5 indicações no Oscar, incluindo atriz e coadjuvante para Streep e Cher.

09) Trocando as Bolas

Férias Frustradas’ pode ser a comédia mais famosa de 40 anos atrás, mas uma que chega muito perto é ‘Trocando as Bolas’. Aliás, muitos fãs inclusive o consideram um filme ainda melhor do que o da família Griswold, embora não tão popular. ‘Trocando as Bolas’ é uma ótima pedida para a época do Natal, embora também possa ser considerado politicamente incorreto em certos trechos nos dias de hoje. Um ano antes de ‘Um Tira da Pesada’ e ‘Os Caça-Fantasmas’, Eddie Murphy e Dan Aykroyd aparecem pela primeira vez juntos em tela, num conto sobre trocas de identidade. Um mendigo golpista e um playboy trocam de lugar, devido a uma artimanha de dois irmãos idosos e muito ricos.

10) Laços de Ternura

Nem sempre o filme mais badalado de sua edição do Oscar vive para ser o mais popular de seu respectivo ano. É o caso com essa comédia dramática, que foi indicada para nada menos que 11 Oscar, e venceu 5 dos mais importantes, incluindo melhor filme, diretor, roteiro, atriz e ator coadjuvante. Por pouco não entra para o seleto grupo do “Big Five”. A trama basicamente se concentra na relação difícil entre mãe (Shirley MacLaine) e filha (Debra Winger).

Bônus: O Reencontro

Um dos filmes sobre amizade na vida adulta mais emblemáticos dos anos 80, ‘O Reencontro’ é um destes filmes que nos ganham pelo elenco. Veja só, aqui temos Jeff Goldblum, o saudoso William Hurt, Tom Berenger, Glenn Close, Kevin Kline, Kevin Costner, Meg Tilly, JoBeth Williams e Mary Kay Place como um grupo de amigos da época da faculdade, que se reúne na casa de férias de um deles na Carolina do Sul, após o funeral de outro amigo. Na época, ‘O Reencontro’ foi muito reverenciado por seu retrato honesto e realista dos relacionamentos modernos (isto é, para os anos 80). O sucesso foi tanto que o longa teve força de chegar até o Oscar, onde foi indicado para melhor roteiro, atriz para Close, e até o principal de melhor filme.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS