As plataformas de streaming entenderam que precisam apostar também em conteúdo nostálgico para os fãs mais antigos e todos aqueles que se interessam ou possuem curiosidade sobre o que era feito no passado. Tudo bem que grande parte do acervo de uma plataforma de streaming precisa ser de coisas novas, antenadas com a modernidade. Porém, cada vez mais as plataformas de streaming estão dispostas a investir também na nostalgia, em especial dos anos 80 e 90 – existe um grande movimento dos fãs de cinema neste sentido, afinal são uma parcela enorme dos espectadores – que eram crianças ou adolescentes na época.
É isso que leva documentários como o recente sobre a Xuxa se tornarem sucesso de audiência. E é isso que leva grande parte dos produtores de mídia física digital, vide DVDs e Blu-Rays, a apostarem em conteúdos destas épocas. Assim, nada mais natural que os streamings também reservem uma área para estes clássicos modernos. E um que vem se destacando bastante nesse sentido é a Amazon Prime Video. Nessa nova matéria selecionamos alguns dos filmes mais interessantes dos anos 80 que a Amazon trouxe recentemente para seu acervo – para ser conferido por todos os fãs saudosistas. Confira abaixo e em breve soltaremos também a matéria dos anos 90 na Amazon.
Uma Noite Alucinante (1987)
Os títulos da franquia ‘Evil Dead’ são uma bagunça no Brasil. Isso porque o primeiro filme experimental de Sam Raimi, lançado em 1981, recebeu o título ‘A Morte do Demônio’ por aqui (título que permaneceu pelo remake de 2013 e também no novo exemplar lançado este ano). Porém, quando falamos da primeira sequência do filme, que estreou em 1987, talvez por falta de conhecimento dos tradutores, o título que colocaram foi ‘Uma Noite Alucinante’. Seja como for, a maioria dos fãs considera esta uma continuação melhor que o original.
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)
Depois do decepcionante último episódio lançado este ano nos cinemas, os fãs podem recorrer ao clássico absoluto para tirar o gosto amargo da boca. Foi aqui que tudo começou, e a Amazon marcou um golaço ao trazer o filme para o seu acervo – já que agora a marca é uma propriedade da Disney (disponível no próprio streaming do estúdio). Imagine quanto foi gasto para ter as aventuras de Indy por aqui também. E sim, as aventuras no plural, porque a Amazon disponibiliza as três continuações também: ‘O Templo da Perdição’ (1984), ‘A Última Cruzada’ (1989) e ‘O Reino da Caveira de Cristal’.
Rambo – Programado para Matar (1982)
A Amazon Prime Video está dedicada a se tornar a melhor plataforma de streaming para os nostálgicos, investindo pesado em clássicos das décadas de 1980 e 1990. Aqui, a plataforma entrega mais uma franquia clássica em seu acervo, que marcou época. O primeiro ‘Rambo’ é baseado em um livro que possui um discurso anti-guerra e está mais voltado para o drama. Porém, como fez enorme sucesso, Sylvester Stallone viu a oportunidade de trazer o personagem de volta, desta vez como herói imbatível e símbolo dos EUA na guerra contra o comunismo. ‘Rambo 2’ (1985) virou febre e lançou a “Rambo-mania”. O terceiro filme, de 1988, encerrou a saga na década. Mas a plataforma conta ainda com o quarto e tardio filme de 2008.
Highlander – O Guerreiro Imortal (1986)
Voltou para o acervo da Amazon um dos filmes mais cult dos anos 80. ‘Highlander’ conta com a trilha sonora da banda Queen e tem um remake prometido, que teve por um tempo o astro Ryan Reynolds vinculado, substituído agora por Henry Cavill. O filme rendeu algumas continuações, mas este primeiro é o que fãs mais lembram e celebram. A plataforma acertou em trazer o longa de volta.
A Princesa Prometida (1987)
Outro que retornou ao acervo da Amazon foi este conto de aventura e fantasia – que é um grande favorito dos fãs pelo mundo, mas que no Brasil nunca emplacou muito. Isto é, na época de seu lançamento, pois com o tempo cada vez mais pessoas o foram descobrindo. ‘A Princesa Prometida’ ainda causa comoção e é um filme muito querido. O longa inclusive foi satirizado na edição especial de ‘Deadpool 2’, com uma história sendo contada pelo herói incorreto para o mesmo Fred Savage, que viveu o menino neste clássico ouvindo a história de seu avô. O que vemos em tela é a tal história, repleta de aventura e muito humor, sobre o amor proibido entre o pirata Westley (Carey Elwes) e a princesa Buttercup (Robin Wright).
O Monstro do Pântano (1982)
O personagem da DC Comics ganhou uma série moderna em 2019, e está nos planos para o novo formato do estúdio comandado por James Gunn. Porém, muito antes disso, o que grande parte dos fãs pode não saber é que o herói monstruoso foi um dos primeiros a ser adaptado nas telonas, seguindo os passos do Superman e antes até mesmo do blockbuster ‘Batman’ (1989). Claro que aqui o investimento era bem menor, e o filme só conquistou fama como cult, sendo ainda hoje desconhecido de grande parte dos fãs. O mais curioso disso tudo é que na direção temos ninguém menos que Wes Craven, querendo mudar um pouco de ares em sua carreira – dois anos antes de criar Freddy Krueger.
Conquista Sangrenta (1985)
Escrito e dirigido pelo holandês Paul Verhoeven, esse foi o filme que o diretor fez antes de atingir o sucesso em Hollywood com ‘Robocop – O Policial do Futuro’, lançado dois anos depois, e também disponível no acervo da Amazon Prime Video. Aliás, Verhoeven está em alta com a Amazon, já que o streaming disponibiliza também ‘Instinto Selvagem’ (1992), um dos maiores sucessos da carreira do cineasta, e um filme que marcou definitivamente os anos 90.
Aqui, no entanto, com produção da mesma Orion Pictures de ‘Robocop’, Verhoeven optava por contar uma aventura medieval sobre um grupo de mercenários que se insurge contra um poderoso senhor feudal, após este não cumprir sua parte em um acordo com eles. Quem lidera o tal grupo é o saudoso Rutger Hauer no papel de Martin. Como retaliação, o bando rebelde decide sequestrar o bem mais valioso do nobre: sua jovem filha (papel de Jennifer Jason Leigh).
Asas do Desejo (1987)
Se você cresceu durante os anos 80 e 90, certamente se apaixonou e se emocionou muito com ‘Cidade dos Anjos’ (1998) – romance sobrenatural que traz Nicolas Cage como um anjo se encantando por uma humana, papel da “namoradinha da América” Meg Ryan. Ah sim, e com certeza você cantou muito a baladinha “chiclete” ‘Iris’, da banda Goo Goo Dolls, tema do filme. Então, que tal agora conhecer o filme original no qual ‘Cidade dos Anjos’ é baseado? Mas calma, esteja avisado que você pode sentir grande diferença. Acontece que ‘Asas do Desejo’, escrito e dirigido por Wim Wenders, é uma produção alemã, ou seja, possui o ritmo narrativo típico de produções europeias. Por outro lado, grande parte dos cinéfilos prefere esta obra original.