sábado, abril 27, 2024

Nostalgia! Os Clássicos dos anos 80 que Completam 40 Anos em 2023 – E Estão Disponíveis nos Streamings

Grande parte das apostas dos streamings é constituída de material novo e exclusivo. Os espectadores querem e esperam novidades. Isso é normal do ser humano. Afinal, quem vive de passado é museu. Mas é preciso saber apreciar o passado e aprender com ele. Já que recordar também é viver. Bem, chega de ditados do arco da velha. O que quero dizer é que existe um sapato velho para todo pé cansado. Chega, eu juro. A verdade é que existe algo para todos os gostos. E embora a maior parte do público prefira conferir o que existe de novo no mundo do cinema e séries, existe aquela parcela peculiar de espectadores que gostam de constantemente revisitar o passado, os chamados nostálgicos. E não só eles, existem também os mais novos que gostam de olhar para trás e aprender, aprimorando seu gosto e refinando sua apreciação pela sétima arte. Saber o que aquele ator de quem é fã, ou realizador, já fez no passado, investigando seus primeiros passos ou sua filmografia completa. É justamente para essa parcela de nostálgicos que escrevemos essa nova matéria – revisitando os filmes que completam 40 anos disponíveis nos principais streamings. Confira.

O Retorno de Jedi – Disney+

A conclusão da primeira trilogia da saga especial mais famosa da sétima arte é o filme mais popular e ainda imensamente querido que completa 40 anos em 2023. Mesmo tendo nomeado os primeiros três filmes como os episódios IV, V e VI, nem o criador George Lucas e nem os fãs que foram feitos aos montes na época poderiam imaginar que a história de ‘Star Wars’ continuaria. E na verdade ela só voltaria quase 20 anos depois, deixando o público com apenas os três filmes originais por aquele longo período de tempo. Estes longas ainda são os preferidos de todos. Nessa conclusão, Luke Skywalker enfrentará pela última vez seu pai, o vilão Darth Vader.

Scarface – Star+ / Telecine Play

O épico mafioso de Brian De Palma é uma das obras mais cult do cinema, e se mantém como segundo filme mais popular dos anos 80 que está completando 40 anos em 2023. Quem estrela, é claro, é o grande Al Pacino na pele do refugiado cubano Tony Montana, que entra na vida de crimes e escala na hierarquia de poder até se tornar um verdadeiro chefão. Muitos podem não saber, mas a versão de Pacino e De Palma é uma refilmagem de um filme noir de gangster da década de 1930, sobre um criminoso italiano em Chicago. No brasil, o filme ganhou o subtítulo ‘A Vergonha de uma Nação’. A ideia foi modernizada e levada para Miami, com um imigrante cubano.

O Sentido da Vida – Star+

Terceiro filme do grupo britânico de humor Monty Python, depois de ‘Em Busca do Cálice Sagrado’ (1975) e ‘A Vida de Brian’ (1979). Ao invés de satirizar uma história clássica muito conhecida como nos filmes anteriores, a exemplo dos cavaleiros da távola redonda e o Rei Arthur, ou a vida de Jesus Cristo; neste terceiro filme a opção foi por esquetes de situações que segundo os comediantes têm como propósito desvendar o sentido da vida. Um dos mais marcantes é o segmento do Sr. Creosote, um homem com obesidade mórbida, mal-educado, que come e bebe de tudo em um restaurante, a ponto de explodir.

Férias Frustradas – HBO Max

Uma das comédias mais queridas dos anos 80, ‘Férias Frustradas’ deu origem para uma franquia de mais quatro filmes, com o último episódio lançado em 2015. O original, no entanto, continua imbatível. Na trama, o icônico Chevy Chase (um dos símbolos dos anos 80) é o pai desmiolado e atrapalhado, mas bem intencionado Clark Griswold, que só desejava férias ao lado da família. Para presentear a esposa e o casal de filhos adolescentes, ele planeja uma viagem de carro (com direito a comprar um carro novo para tal) atravessando os EUA para chegar até um parque de diversões chamado Wally World (no melhor estilo Disney). É claro que no caminho tudo e mais um pouco irá acontecer.

Não deixe de assistir:

007 Contra Octopussy – Amazon Prime Video

Na primeira metade dos anos 80, Roger Moore era o rosto do maior espião do cinema, 007 – James Bond. Na verdade, o ator foi o intérprete do agente secreto que por mais filmes permaneceu, chegando a um total de sete. Sean Connery também fez sete filmes, mas ‘Nunca Mais Outra Vez’, seu último, não faz parte da cronologia oficial da franquia e trata-se de uma refilmagem de ‘A Chantagem Atômica’ (1965), protagonizado pelo próprio Connery. Já ‘Octopussy’ foi o sexto e penúltimo filme de Roger Moore como 007. Ele já havia pensado em deixar o papel, mas foi persuadido a retornar pelos produtores, já que Connery seria novamente James Bond no mesmo ano. Leia a história toda abaixo.

Leia também: Roger Moore vs. Sean Connery | Há 40 Anos Estreavam DOIS FILMES de 007 nos cinemas! Você Sabia?

Negócio Arriscado – HBO Max

Comédia cult dos anos 80 protagonizada por um certo Tom Cruise. Ele se tornaria um astro três anos depois com o sucesso do primeiro ‘Top Gun’, mas aqui já dava seus primeiros passos rumo a fama, aproveitando sua popularidade como ator adolescente. No filme, Cruise é Joel, um rapaz colegial muito reprimido pelos pais autoritários. Ele precisa extravasar, e com a ajuda dos amigos, é justamente isso que ele fará quando seus pais saem de viagem no fim de semana, e o deixam tomando conta da casa. Grande erro, já que em sua porta chega a garota de programa vivida por Rebecca De Mornay.

Superman III – HBO Max

O maior super-herói de todos, o Homem de Aço, também retornava aos cinemas há 40 anos para seu terceiro filme, ainda interpretado pelo inesquecível Christopher Reeve, considerado por muitos (em especial os nostálgicos) como o melhor intérprete do herói. Depois de enfrentar Lex Luthor e os Kryptonianos liderados por Zod, o Homem de Aço se depara com o magnata megalomaníaco Ross Webster (Robert Vaughn) e sua irmã cientista Vera (Annie Ross) – que se transforma em um robô. O vilão conta com a ajuda de Gus Gorman, um gênio da computação, interpretado pelo lendário humorista Richard Pryor (que rouba a cena até mesmo do protagonista). Essa é também a primeira e única aparição de Lana Lang, a namoradinha de Clark Kent em sua juventude, nos cinemas – papel de Annette O’Toole.

Flashdance – Paramount+

Indicado para 4 prêmios no Oscar (fotografia, edição e canção – ‘Maniac’), ‘Flashdance – Em Ritmo de Embalo’ levou para casa a estatueta de melhor canção para ‘What a Feeling’. E quem nunca dançou ao som desta trilha sonora que atire a primeira pedra. Bom, pelo menos os que tem mais de 30 anos. Esse drama musicado é um dos mais emblemáticos longas dos anos 80, e definitivamente marcou época com sua história sobre uma metalúrgica chamada Alex Owens (Jennifer Beals) que sonhava em ser dançarina e ganhava a vida em um segundo emprego à noite como dançarina exótica em uma boate. Chama atenção hoje o empoderamento da personagem já naquela época, dona de um forte viés feminista.

Impacto Fulminante – HBO Max

Essa franquia marcou a carreira do veteraníssimo Clint Eastwood – sendo a série cinematográfica mais duradoura da carreira do astro, com cinco filmes. Esse aqui é o quarto exemplar. Tudo começou com ‘Perseguidor Implacável’ (1971), o filme que deu origem ao policial durão Dirty Harry, que atirava primeiro e perguntava depois. Logo em seu debute, ele encarava um assassino em série, que fazia uso de um rifle de atirador de elite e espalhava o medo na cidade. Em ‘Magnum 44’ (1973) foi a vez de enfrentar policiais justiceiros. ‘Sem Medo da Morte’ (1976) colocava Dirty Harry cara a cara com um grupo de hippies terroristas dissidentes da Guerra do Vietnã. Finalmente, neste quarto filme, o foco era uma justiceira atrás de vingança pelo abuso sofrido. O policial ainda voltaria em ‘Na Lista Negra’ (1988), sobre um jogo mortal nos bastidores de Hollywood.

Tubarão 3 – Netflix

Outra franquia de muito sucesso chegava ao seu terceiro exemplar há 40 anos. Falamos de ‘Tubarão’, que começou em 1975 com um filme de Steven Spielberg baseado num livro. As filmagens foram difíceis e todos achavam que seria uma bomba. Mas não poderia ser mais diferente, já que o filme se tornou o primeiro arrasa-quarteirão da história e foi até mesmo indicado ao Oscar de melhor filme. É claro que a Universal Pictures não deixaria por menos e encomendou logo uma sequência – lançada três anos depois. O segundo filme segue os mesmos moldes do primeiro, sem o mesmo brilho. Já quando chegamos aos anos 80, os produtores acharam que era hora de mudar, e resolveram situar o longa num parque aquático, e escalar Louis Gossett Jr., Dennis Quaid e Lea Thompson para protagonizar.

Maus Hábitos – Netflix / Amazon Prime Video

É dito que o diretor Pedro Almodóvar, um verdadeiro marco do cinema espanhol e um tesouro do cinema mundial, foi convidado pela Disney para dirigir a comédia ‘Mudança de Hábito’ (1992) como seu primeiro filme americano. Só pode se tratar de uma lenda urbana, não é possível. Caso contrário, tais produtores não entendiam quem era Almodóvar. Seria como dar ‘Crepúsculo’ para Quentin Tarantino. Mas se ficar a curiosidade de como seria Almodóvar dirigindo freiras, é só dar uma conferida nesse longa que completa 40 anos em 2023, para perceber que o resultado seria bem diferente.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS