segunda-feira , 20 janeiro , 2025

Nostalgia! Os Filmes de Natal dos Anos 90 que Estão Bombando Nesse Fim de Ano!

YouTube video

Já estamos em dezembro. Não apenas isso, estamos em meados de dezembro. Sim, querido leitor, para quem duvida, o ano já acabou. É hora de descongelar o Rei Roberto Carlos, ouvir Simone cantando que já é Natal e, claro, se encher de panetone. Para os cinéfilos, é hora de assistir mais uma vez a ‘Esqueceram de Mim’, o filme absoluto desta época do ano. Quem sabe trocar por ‘Esqueceram de Mim 2’ para dar uma variada. Ou será que é sinônimo de azar um ano inteiro?

É claro que temos muitos outros filmes natalinos, que todo fim de ano buscam um lugar ao sol. Por exemplo, a rede Globo escolheu passar na última Sessão de Sábado ‘O Grinch’, com Jim Carrey, que se tornou um cult para a época. A mesma emissora reprisou recentemente, ‘Um Natal Muito, Muito Louco’, outro que já virou figurinha carimbada neste período.

Aqui, nesta nova matéria misturaremos o Natal com a nostalgia (e tem coisa melhor?), e voltaremos lá para os anos 90, época boa demais, para darmos uma olhada nos filmes lançados naquele período, que mais estão bombando no Natal de 2024. Confira abaixo.

Esqueceram de Mim

Não tem jeito, o filme quintessencial para a data de fim de ano é mesmo o campeão de reprises no Natal, ‘Esqueceram de Mim’. Poucos filmes na história casam tão bem com uma data quanto ‘Esqueceram de Mim’, o filme do pequeno Kevin esquecido em casa pelos pais, casa com o Natal.

Meu Papai é Noel

Assista Também:
YouTube video


Quatro anos depois de ‘Esqueceram de Mim’, outro filme se tornaria um grande favorito para a data. ‘Meu Papai é Noel’ se tornou um dos grandes sucessos da carreira de Tim Allen, que vive um sujeito literalmente substituindo o Papai Noel no dia de Natal. O longa ganhou duas continuações e uma série atual na Disney+. E Allen gostou tanto do tema, que reprisou a data em ‘Um Natal Muito, Muito Louco’ (2004), ao lado de Jamie Lee Curtis.

Um Herói de Brinquedo

Quando falamos de filmes perfeitos para assistirmos no Natal, geralmente falamos de filmes leves, recomendados para toda a família, desde as crianças até os idosos. E esse filme do grandalhão Arnold Schwarzenegger se encaixa perfeitamente, com o austríaco desesperado para comprar, de última hora, o boneco mais popular da temporada, para o filho.

Milagre na Rua 34

Existem dois tipos de filmes considerados de Natal. O primeiro tipo, e mais óbvio, são os que tem a data fazendo a trama do filme girar em torno. É o caso com este remake do clássico de 1947, ‘De Ilusão Também se Vive’ – indicado ao Oscar de melhor filme. Na trama, o Papai Noel é levado aos tribunais para provar que é real.

O Estranho Mundo de Jack

O mais legal de ‘O Estranho Mundo de Jack’ é que a animação (que tem a cara de Tim Burton, embora não tenha sido dirigida por ele, apenas produzida) se encaixa tanto como um filme do halloween, quanto como um filme de Natal. Na trama, a criatura conhecida como Jack Esqueleto deseja trocar o seu costumeiro dia das bruxas pelo Natal, para isso se tornando uma versão, digamos, bizarra do Papai Noel, sem entender muito bem como as coisas funcionam.

Esqueceram de Mim 2

Definitivamente sem a mesma popularidade do original hoje em dia, ‘Esqueceram de Mim 2’ não desapontou em sua época de lançamento nos cinemas, dois anos depois, e soube capitalizar em cima do sucesso do original. O maior problema é a repetição da mesma história, agora trocando o cenário da casa da família em Chicago, por um hotel e uma casa em obras em Nova York.

O Natal dos Muppets

Os Muppets são figuras icônicas da cultura pop, e desde a década de 1970 permeiam o subconsciente popular, sendo passados através das gerações. Sendo assim, é claro que um filme da trupe passado no Natal seria abraçado pelo grande público, e celebrado na época. Aqui temos recontado o clássico de Charles Dickens, ‘Um Conto de Natal’, adicionando os Muppets na história. Ajuda ter no elenco o lendário Michael Caine como o sovina Ebenezer Scrooge.

Hook – A Volta do Capitão Gancho

Como dito acima, existem dois tipos de filmes de Natal. O primeiro tipo foram os que apareceram até agora na lista: filmes que precisam do Natal para suas tramas. O segundo tipo, são os filmes que se passam na época de Natal, mas que poderiam se passar em qualquer outra época: a data é apenas um pano de fundo. ‘Hook’ se encaixa nesse segundo grupo. Mesmo assim, é considerado uma espécie de ‘Um Conto de Natal’ moderno, com um Peter Pan crescido e ranzinza, precisando encontrar dentro de si a felicidade juvenil novamente.

Uma Noite Mágica

A intenção deste filme era a melhor, temos certeza. Mas algumas ideias boas no papel podem se perder pelo caminho. Em ‘Uma Noite Mágica’, Michael Keaton interpreta um pai de família, sempre ocupado, incapaz de cumprir suas promessas para seu pequeno filho. Para piorar as coisas, o sujeito morre em um acidente de carro. Como se não fosse trágico e deprimente o suficiente, um ano depois ele retorna como um boneco de neve para tentar se redimir com o filho e a esposa. Seria o suficiente para causar pesadelos até o fim da vida dos dois. E acabou gerando um dos filmes natalinos mais estranhos dos anos 90.

Enquanto Você Dormia

Esse filme estrelado pela musa Sandra Bullock também é o que podemos chamar de ‘adjacentes do Natal’. O filme se passa na época, mas não precisa da data para fazer sua trama acontecer. Bullock se tornou verdadeiramente uma estrela por causa desse filme, interpretando uma mulher fingindo ser a noiva de um sujeito por quem era apaixonada e que ficou com amnésia após um acidente.

Um Pedido de Natal

Produção da Paramount Pictures de 1991, a trama deste filme natalino mostra dois irmãos pequenos, uma menina e um menino, manipulando as situações para fazerem seus pais divorciados voltarem a ficar juntos. No elenco, a lendária Lauren Bacall e o ícone da comédia Leslie Nielsen no papel do Papai Noel.

O Príncipe Quebra-Nozes

O clássico do balé ganha uma versão em filme, com protagonismo de Macaulay Culkin (e quem mais na época?). O filme é na verdade uma apresentação filmada da equipe de balé de Nova York, contando a história nos palcos, em uma verdadeira superprodução. Na trama de magia e fantasia, uma menina consegue transformar seu quebra-nozes, na forma de um soldadinho, em um menino real de carne e osso, se metendo em aventuras por outros reinos ao longo do espetáculo.

Um Dia de Louco

Steve Martin é quem comanda essa produção da TriStar Pictures (Columbia) como um funcionário de uma linha de ajuda a pessoas deprimidas e suicidas em potencial. Centrado na época de Natal, o protagonista e seus colegas de trabalho lidam com as mais excêntricas figuras que surgem no local, ou não param de ligar, nesta que é considerada a época mais deprimente do ano para os solitários.

Encurralados no Paraíso

Nicolas Cage, Dana Carvey e Jon Lovitz são três irmãos criminosos, planejando o golpe perfeito: um assalto a banco em uma pequena cidade na véspera de Natal. Sendo um filme de comédia para a família, é claro que seus planos darão errado, e eles ficarão presos no local, ilhados pela neve e os moradores locais.

Um Anjo em Minha Vida

Denzel Washington é um dos maiores atores da atualidade. E todos sabem muito bem que ele pode fazer de tudo. De fato ele já fez de quase tudo, até muita coisa que a maioria sequer lembra ou sabe. Como, por exemplo, viver um anjo enviado dos céus para ajudar um pastor e sua família, na comédia natalina ‘Um Anjo em Minha Vida’. Quem contracena com ele é ninguém menos que a saudosa Whitney Houston, no papel da esposa do pastor.

O Príncipe do Egito

Outra pedida certa para a época do Natal são filmes de temática bíblica – sempre grandes favoritos das emissoras de TV para exibições na data. Dentro deste âmbito, uma aventura épica na forma de animação que tem a cara do Natal é ‘O Príncipe do Egito’, uma das propostas mais ambiciosas do então recém-lançado estúdio Dreamworks, com um elenco colossal de dubladores, que conta a história de Moisés e sua cruzada de libertação de seu povo.

Natal em Família

Produção da Disney de 1998, esta aventura juvenil aposta no carisma de Jonathan Taylor Thomas, então uma promessa de estrelato nos anos 90. O rapaz sofre uma brincadeira de mau gosto de seus colegas de escola, que o deixam no meio do deserto, vestido de Papai Noel. Agora, ele precisa desesperadamente voltar para casa, a fim de celebrar a data com familiares e sua namorada.

Edward Mãos de Tesoura

Fantasia romântica de Tim Burton, que marca seu segundo filme com temática de Natal na lista. Poderíamos incluir até mesmo ‘Batman – O Retorno’, outro de seus filmes que se passa na famosa época de fim de ano. Voltando para ‘Edward’, temos uma espécie de conto de ‘Frankenstein’ com um rapaz criado artificialmente, abandonado em um castelo, e levado para viver em sociedade, adotado por uma mulher. Mas o sujeito com mãos de tesoura é muito ingênuo e não consegue se adaptar.

Adoráveis Mulheres

Essa aqui é para os adultos que queiram assistir um filme sobre a data, mas desejam algo um pouco mais maduro. Baseado no clássico literário de Louisa May Alcott sobre uma família formada por mulheres, a matriarca e suas quatro filhas bem diferentes, tentando segurar as pontas na ausência do pai na época da Guerra. O elenco é um dos chamarizes desta versão de 1994, que conta com Winona Ryder, Susan Sarandon, Kirsten Dunst, Claire Danes, Christian Bale e Gabriel Byrne.

Olha Quem Está Falando Agora!

A trilogia ‘Olha Quem Está Falando’ é também uma pedida para a época de Natal. De fato, os três filmes podem ser assistidos perfeitamente por toda a família nesta época de fim de ano. Mas apenas o terceiro, se formos bem literais, se passa na época de Natal, e usa a época como pano de fundo. O primeiro, de 1989, traz a saudosa Kirstie Alley como mãe solteira, prestes a dar à luz ao seu bebê no táxi de John Travolta. Tudo acaba bem, e a mãe e o motorista terminam se conectando. A sacada é que o bebê “fala” através de seus pensamentos, dublado por Bruce Willis. No segundo, de 1990, Mikey ganha uma irmãzinha, dublada por Roseanne Barr. E neste terceiro, são os cachorros que “falam”, com as vozes de Danny DeVito e Diane Keaton.

Sarah Michelle Gellar e Patrick Dempsey falam sobre Dexter, a carreira em filmes de terror e PÂNICO7

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Nostalgia! Os Filmes de Natal dos Anos 90 que Estão Bombando Nesse Fim de Ano!

YouTube video

Já estamos em dezembro. Não apenas isso, estamos em meados de dezembro. Sim, querido leitor, para quem duvida, o ano já acabou. É hora de descongelar o Rei Roberto Carlos, ouvir Simone cantando que já é Natal e, claro, se encher de panetone. Para os cinéfilos, é hora de assistir mais uma vez a ‘Esqueceram de Mim’, o filme absoluto desta época do ano. Quem sabe trocar por ‘Esqueceram de Mim 2’ para dar uma variada. Ou será que é sinônimo de azar um ano inteiro?

É claro que temos muitos outros filmes natalinos, que todo fim de ano buscam um lugar ao sol. Por exemplo, a rede Globo escolheu passar na última Sessão de Sábado ‘O Grinch’, com Jim Carrey, que se tornou um cult para a época. A mesma emissora reprisou recentemente, ‘Um Natal Muito, Muito Louco’, outro que já virou figurinha carimbada neste período.

Aqui, nesta nova matéria misturaremos o Natal com a nostalgia (e tem coisa melhor?), e voltaremos lá para os anos 90, época boa demais, para darmos uma olhada nos filmes lançados naquele período, que mais estão bombando no Natal de 2024. Confira abaixo.

Esqueceram de Mim

Não tem jeito, o filme quintessencial para a data de fim de ano é mesmo o campeão de reprises no Natal, ‘Esqueceram de Mim’. Poucos filmes na história casam tão bem com uma data quanto ‘Esqueceram de Mim’, o filme do pequeno Kevin esquecido em casa pelos pais, casa com o Natal.

Meu Papai é Noel

Quatro anos depois de ‘Esqueceram de Mim’, outro filme se tornaria um grande favorito para a data. ‘Meu Papai é Noel’ se tornou um dos grandes sucessos da carreira de Tim Allen, que vive um sujeito literalmente substituindo o Papai Noel no dia de Natal. O longa ganhou duas continuações e uma série atual na Disney+. E Allen gostou tanto do tema, que reprisou a data em ‘Um Natal Muito, Muito Louco’ (2004), ao lado de Jamie Lee Curtis.

Um Herói de Brinquedo

Quando falamos de filmes perfeitos para assistirmos no Natal, geralmente falamos de filmes leves, recomendados para toda a família, desde as crianças até os idosos. E esse filme do grandalhão Arnold Schwarzenegger se encaixa perfeitamente, com o austríaco desesperado para comprar, de última hora, o boneco mais popular da temporada, para o filho.

Milagre na Rua 34

Existem dois tipos de filmes considerados de Natal. O primeiro tipo, e mais óbvio, são os que tem a data fazendo a trama do filme girar em torno. É o caso com este remake do clássico de 1947, ‘De Ilusão Também se Vive’ – indicado ao Oscar de melhor filme. Na trama, o Papai Noel é levado aos tribunais para provar que é real.

O Estranho Mundo de Jack

O mais legal de ‘O Estranho Mundo de Jack’ é que a animação (que tem a cara de Tim Burton, embora não tenha sido dirigida por ele, apenas produzida) se encaixa tanto como um filme do halloween, quanto como um filme de Natal. Na trama, a criatura conhecida como Jack Esqueleto deseja trocar o seu costumeiro dia das bruxas pelo Natal, para isso se tornando uma versão, digamos, bizarra do Papai Noel, sem entender muito bem como as coisas funcionam.

Esqueceram de Mim 2

Definitivamente sem a mesma popularidade do original hoje em dia, ‘Esqueceram de Mim 2’ não desapontou em sua época de lançamento nos cinemas, dois anos depois, e soube capitalizar em cima do sucesso do original. O maior problema é a repetição da mesma história, agora trocando o cenário da casa da família em Chicago, por um hotel e uma casa em obras em Nova York.

O Natal dos Muppets

Os Muppets são figuras icônicas da cultura pop, e desde a década de 1970 permeiam o subconsciente popular, sendo passados através das gerações. Sendo assim, é claro que um filme da trupe passado no Natal seria abraçado pelo grande público, e celebrado na época. Aqui temos recontado o clássico de Charles Dickens, ‘Um Conto de Natal’, adicionando os Muppets na história. Ajuda ter no elenco o lendário Michael Caine como o sovina Ebenezer Scrooge.

Hook – A Volta do Capitão Gancho

Como dito acima, existem dois tipos de filmes de Natal. O primeiro tipo foram os que apareceram até agora na lista: filmes que precisam do Natal para suas tramas. O segundo tipo, são os filmes que se passam na época de Natal, mas que poderiam se passar em qualquer outra época: a data é apenas um pano de fundo. ‘Hook’ se encaixa nesse segundo grupo. Mesmo assim, é considerado uma espécie de ‘Um Conto de Natal’ moderno, com um Peter Pan crescido e ranzinza, precisando encontrar dentro de si a felicidade juvenil novamente.

Uma Noite Mágica

A intenção deste filme era a melhor, temos certeza. Mas algumas ideias boas no papel podem se perder pelo caminho. Em ‘Uma Noite Mágica’, Michael Keaton interpreta um pai de família, sempre ocupado, incapaz de cumprir suas promessas para seu pequeno filho. Para piorar as coisas, o sujeito morre em um acidente de carro. Como se não fosse trágico e deprimente o suficiente, um ano depois ele retorna como um boneco de neve para tentar se redimir com o filho e a esposa. Seria o suficiente para causar pesadelos até o fim da vida dos dois. E acabou gerando um dos filmes natalinos mais estranhos dos anos 90.

Enquanto Você Dormia

Esse filme estrelado pela musa Sandra Bullock também é o que podemos chamar de ‘adjacentes do Natal’. O filme se passa na época, mas não precisa da data para fazer sua trama acontecer. Bullock se tornou verdadeiramente uma estrela por causa desse filme, interpretando uma mulher fingindo ser a noiva de um sujeito por quem era apaixonada e que ficou com amnésia após um acidente.

Um Pedido de Natal

Produção da Paramount Pictures de 1991, a trama deste filme natalino mostra dois irmãos pequenos, uma menina e um menino, manipulando as situações para fazerem seus pais divorciados voltarem a ficar juntos. No elenco, a lendária Lauren Bacall e o ícone da comédia Leslie Nielsen no papel do Papai Noel.

O Príncipe Quebra-Nozes

O clássico do balé ganha uma versão em filme, com protagonismo de Macaulay Culkin (e quem mais na época?). O filme é na verdade uma apresentação filmada da equipe de balé de Nova York, contando a história nos palcos, em uma verdadeira superprodução. Na trama de magia e fantasia, uma menina consegue transformar seu quebra-nozes, na forma de um soldadinho, em um menino real de carne e osso, se metendo em aventuras por outros reinos ao longo do espetáculo.

Um Dia de Louco

Steve Martin é quem comanda essa produção da TriStar Pictures (Columbia) como um funcionário de uma linha de ajuda a pessoas deprimidas e suicidas em potencial. Centrado na época de Natal, o protagonista e seus colegas de trabalho lidam com as mais excêntricas figuras que surgem no local, ou não param de ligar, nesta que é considerada a época mais deprimente do ano para os solitários.

Encurralados no Paraíso

Nicolas Cage, Dana Carvey e Jon Lovitz são três irmãos criminosos, planejando o golpe perfeito: um assalto a banco em uma pequena cidade na véspera de Natal. Sendo um filme de comédia para a família, é claro que seus planos darão errado, e eles ficarão presos no local, ilhados pela neve e os moradores locais.

Um Anjo em Minha Vida

Denzel Washington é um dos maiores atores da atualidade. E todos sabem muito bem que ele pode fazer de tudo. De fato ele já fez de quase tudo, até muita coisa que a maioria sequer lembra ou sabe. Como, por exemplo, viver um anjo enviado dos céus para ajudar um pastor e sua família, na comédia natalina ‘Um Anjo em Minha Vida’. Quem contracena com ele é ninguém menos que a saudosa Whitney Houston, no papel da esposa do pastor.

O Príncipe do Egito

Outra pedida certa para a época do Natal são filmes de temática bíblica – sempre grandes favoritos das emissoras de TV para exibições na data. Dentro deste âmbito, uma aventura épica na forma de animação que tem a cara do Natal é ‘O Príncipe do Egito’, uma das propostas mais ambiciosas do então recém-lançado estúdio Dreamworks, com um elenco colossal de dubladores, que conta a história de Moisés e sua cruzada de libertação de seu povo.

Natal em Família

Produção da Disney de 1998, esta aventura juvenil aposta no carisma de Jonathan Taylor Thomas, então uma promessa de estrelato nos anos 90. O rapaz sofre uma brincadeira de mau gosto de seus colegas de escola, que o deixam no meio do deserto, vestido de Papai Noel. Agora, ele precisa desesperadamente voltar para casa, a fim de celebrar a data com familiares e sua namorada.

Edward Mãos de Tesoura

Fantasia romântica de Tim Burton, que marca seu segundo filme com temática de Natal na lista. Poderíamos incluir até mesmo ‘Batman – O Retorno’, outro de seus filmes que se passa na famosa época de fim de ano. Voltando para ‘Edward’, temos uma espécie de conto de ‘Frankenstein’ com um rapaz criado artificialmente, abandonado em um castelo, e levado para viver em sociedade, adotado por uma mulher. Mas o sujeito com mãos de tesoura é muito ingênuo e não consegue se adaptar.

Adoráveis Mulheres

Essa aqui é para os adultos que queiram assistir um filme sobre a data, mas desejam algo um pouco mais maduro. Baseado no clássico literário de Louisa May Alcott sobre uma família formada por mulheres, a matriarca e suas quatro filhas bem diferentes, tentando segurar as pontas na ausência do pai na época da Guerra. O elenco é um dos chamarizes desta versão de 1994, que conta com Winona Ryder, Susan Sarandon, Kirsten Dunst, Claire Danes, Christian Bale e Gabriel Byrne.

Olha Quem Está Falando Agora!

A trilogia ‘Olha Quem Está Falando’ é também uma pedida para a época de Natal. De fato, os três filmes podem ser assistidos perfeitamente por toda a família nesta época de fim de ano. Mas apenas o terceiro, se formos bem literais, se passa na época de Natal, e usa a época como pano de fundo. O primeiro, de 1989, traz a saudosa Kirstie Alley como mãe solteira, prestes a dar à luz ao seu bebê no táxi de John Travolta. Tudo acaba bem, e a mãe e o motorista terminam se conectando. A sacada é que o bebê “fala” através de seus pensamentos, dublado por Bruce Willis. No segundo, de 1990, Mikey ganha uma irmãzinha, dublada por Roseanne Barr. E neste terceiro, são os cachorros que “falam”, com as vozes de Danny DeVito e Diane Keaton.

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS