O mundo de ‘Game of Thrones‘ vai finalmente chegar às telonas, cinco anos após o fim da série.
A Warner Bros. vem desenvolvendo discretamente pelo menos um filme ambientado no universo de fantasia épica de George RR Martin, segundo apurou o The Hollywood Reporter .
Várias fontes descrevem o projeto como um desenvolvimento em estágio muito inicial, sem cineasta, elenco ou roteiristas definidos. Mas a empresa está interessada em explorar a ideia de Westeros invadindo cinemas.
O projeto pode representar uma mudança na estratégia da empresa em relação à franquia. Os showrunners da série original de ‘Game of Thrones‘ (David Benioff e Dan Weiss) queriam concluir a série com três longas-metragens em vez de sua temporada final de 2019.
Martin também estava interessado na ideia de um filme e o autor disse ao The Hollywood Reporter em 2014 que os conceitos estavam sendo discutidos.
O universo de ‘Game of Thrones’ ainda retornará com a série ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’, derivado que adapta “As Aventuras de Dunk e Egg” de George R.R. Martin. A produção já concluiu suas filmagens.
‘A Substância’, longa estrelado por Demi Moore, se tornou o terror mais comentado do ano.
Após uma passagem surpreendente nos cinemas nacionais, a produção finalmente já está disponível no streaming.
Os assinantes da MUBI já podem assistir a comentada produção, que conquistou uma impressionante aprovação de 91% no Rotten Tomatoes, e 71% de aprovação do público.
Após ser demitida da TV por ser considerada “velha demais” para ser atriz, Elisabeth Sparkle (Demi Moore) recorre a um sinistro programa de aprimoramento corporal. A substância milagrosa promete rejuvenescê-la, mas resulta em uma transformação ainda mais radical. Ela agora precisa dividir seu corpo com Sue (Margaret Qualley), sua versão jovem e melhorada, e, aos poucos, começa a perder completamente o controle da própria vida. Em um pesadelo surreal sobre a busca incessante pela juventude, A Substância revela o preço oculto da perfeição.
Os críticos, em geral, elogiaram o desempenho deDemi Moore, destacando o filme como um dos melhores do gênero nos últimos anos.
“Se a extraordinária e magistral atuação de Moore não marcar o início de um verdadeiro “Demi-aissance”, não há como acreditar em Deus — essa interpretação de O Retrato de Dorian Gray é explosiva de uma maneira incrível”, disse David Fear da Rolling Stone.
“Moore traz à sua personagem uma desespero visceral que enriquece as camadas inquietantes do filme de Fargeat”, disse Lovia Gyarkye do The Hollywood Reporter.
“Demi Moore brilha em um papel memorável como uma estrela de cinema que se transforma em guru do fitness, mas acaba sendo descartada por cometer o pecado capital de envelhecer. Você nunca viu nada parecido com os horrores corporais na obra gótica e gloriosa de Coralie Fargeat, que critica a obsessão pela juventude”, disse Peter Travers da ABC News.
“‘A Substância’, a fábula gótica de Coralie Fargeat, é uma reflexão sombria sobre fama, auto-ódio e o terror que vem com uma identidade moldada pelo olhar alheio”, disse Alissa Wilkinson do New York Times.
“‘A Substância’ se revela uma exploração lenta e superficial de uma premissa intrigante. No entanto, a delirante última meia hora faz tudo valer a pena”, disse Nicholas Barber da BBC.
“O filme de terror perfeito do ano”, disse Damon Wise do Deadline.
“[Coralie Fargeat] se inspira na hiperbólica flamboyância que define o horror de megaplex. No entanto, ao contrário de 90% desses filmes, A Substância é uma obra de uma cineasta com uma visão clara. Ela tem algo primal e profundo a nos transmitir”, disse Owen Gleiberman da Variety.
Outubro é o mês mais divertido do ano para muitos. E não só para os fãs de terror. Como todos sabem, outubro é o mês do Halloween, no Brasil conhecido como “dia das bruxas”. Uma celebração tradicional nos EUA, o Halloween emplacou no Brasil também há pelo menos umas duas décadas. No fundo, é apenas mais uma desculpa para a diversão, para festas, eventos e decorações. Tudo com o clima de terror: morcegos, abóboras, gatos pretos, bruxas, vampiros e fantasmas.
Para os cinéfilos, a data é propícia para assistir produções do gênero, mas não necessariamente apenas filmes de terror – como também obras de suspense, fantasia, ficção científica e até mesmo comédia. Tudo desde que exista um elo com o assustador, com o medo e com o susto. Assim, em uma nova série de matérias, resolvemos apresentar para você os filmes com temática de Halloween que estão bombando nessa temporada – os separando por décadas, continuamos pelos anos 1990. Confira abaixo.
Não tinha como ser diferente! ‘Abracadabra’ se tornou sinônimo do Halloween. Isso porque o filme reflete muito do que a data representa e além de tudo, usa como temática justamente o dia das bruxas. É um filme família, leve e divertido, ou seja, recomendado para todos, desde a vovó, até o papagaio e o periquito. Crianças mais novas podem assistir sem problemas. A história de três bruxas cômicas que voltam à vida na década de 90 e não conseguem entender o tempo em que estão, se tornou cult – ao ponto de gerar uma continuação 29 anos depois.
‘Pânico’ é outra excelente pedida para o Halloween que parece nunca sair de moda. Ajuda e muito o fato de o filme ter acabado de chegar ao acervo da Netflix, em versão remasterizada em 4K, afinal tudo o que cai na Netflix vira ouro – ainda mais se tratando de um filme já muito querido. Só quem estava vivo na época compreendo o sucesso que o filme teve, virando sensação entre os adolescentes quando saiu no mercado de vídeo, e revivendo o gênero do slasher de forma gloriosa. Foi ‘Pânico’ a porta de entrada de toda uma geração nos filmes de terror. Por isso seremos eternamente gratos.
O ano de 1993 foi um dos mais suculentos quando o assunto é o Halloween. Para ser um filme propício para a data não basta ser um filme de terror, é preciso ter a cara da época e ser abraçado pelos fãs. Muitos filmes que se tornam emblemáticos para o dia das bruxas sequer são de terror. É o caso com ‘Abracadabra’ e é também o caso com este item, ‘O Estranho Mundo de Jack’, uma produção de Tim Burton. Animação em stop-motion, o filme é uma mistura de Halloween com Natal, apresentando o personagem Jack Esqueleto, que por anos foi associado ao dia das bruxas, mas que deseja assumir no lugar do Papai Noel, confundindo as duas datas.
Certos filmes parecem ter nascido para serem celebrados no Halloween. Mais do que filmes de terror. Isso porque o terror é um gênero específico, que você assiste sozinho, com um amigo ou com a namorada. Mas não é recomendado para todos os públicos. Já um filme como ‘A Família Addams’, pode ser apreciado pelos mais novos (que irão se divertir horrores) e não é pesado demais para os mais velhos (os vovôs e os titios). Apesar de ter a cara de Tim Burton, os Addams chegaram às telonas em grande estilo numa superprodução dirigida por Barry Sonnenfeld.
Surpreendentemente, este longa esquecido por todos tem voltado aos holofotes nos últimos tempos. Na época de lançamento nos cinemas, o filme chamou mais atenção por unir em tela duas das maiores estrelas daquela época, as então jovens Sandra Bullock e Nicole Kidman. Na trama, elas interpretam duas irmãs bem diferentes, vindas de uma família peculiar de bruxas. E sim, essa é uma comédia romântica sobre uma família só de mulheres, ditas bruxas. O que vem chamando atenção sobre o filme é um anúncio recente de que ganhará uma continuação tardia. Já imagino que a trama deverá envolver as filhas das protagonistas.
Francis Ford Coppola veio ao Brasil promover seu mais novo trabalho, o ambicioso e megalomaníaco ‘Megalópolis’. Coppola, é claro, será para sempre eternizado no hall dos maiores diretores de todos os tempos, graças à trilogia ‘O Poderoso Chefão’ – alguns dos maiores filmes da sétima arte. ‘Apocalipse Now’, drama sobre a Guerra do Vietnã também pode estar na lista. E chegando em quarta posição na filmografia do cineasta, em termos de popularidade, muitos apontariam ‘Drácula de Bram Stoker’. O longa fez um baita sucesso em seu lançamento e segue muito atual para o Halloween.
Por falar em filmes perfeitos para o Halloween, um dos que mais merecia o prêmio é este ‘A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça’. Aliás, toda a filmografia de Tim Burton tem um lugar especial na data. O diretor é a cara do dia das bruxas. Depois de aparecer como produtor de ‘O Estranho Mundo de Jack’, o filme que os fãs mais procuraram para esta temporada assustadora foi o longa estrelado por Johnny Depp, que marcou a terceira parceria do ator com o cineasta. Uma história clássica americana, acompanhamos um detetive vindo de Nova York para investigar misteriosas mortes em uma cidadezinha do interior, no ano de 1799, que podem estar ligadas com o sobrenatural.
Assim como os primeiros itens da lista, agora chega um filme recomendável para toda a família – que tem tudo a ver com a temática do Halloween. Afinal, criaturas sobrenaturais como vampiros, lobisomens e monstros dominam esta época. Assim como as bruxas. Mas não podemos esquecer dos fantasmas. Recém-saído da produção de ‘Os Flintstones’, Steven Spielberg resolvia levar outro desenho animado antigo para as telonas na forma de uma superprodução. ‘Gasparzinho – O Fantasminha Camarada’ fala sobre um menino fantasma que termina sempre assustando todos ao redor, apesar de suas boas intenções. Ao contrário de seus irmãos assombrados.
Não podíamos terminar a lista sem esse que é considerado “o” filme de suspense dos anos 90. ‘O Silêncio dos Inocentes’ é também um dos melhores filmes da história da sétima arte – e foi o último vencedor do chamado “big five” no Oscar, com os prêmios de melhor filme, diretor, roteiro, ator e atriz. Jodie Foster estrela como a agente novata do FBI Clarice, mas quem rouba todas as cenas (apesar de não aparecer tanto assim) é Anthony Hopkins como psicopata aprisionado Hannibal, um dos maiores vilões do cinema, que ganhou três continuações e uma série de TV.
Terminando a matéria temos a continuação de ‘A Família Addams’. É importante valorizar uma continuação, pois é dificílimo criar a sequência de um filme de sucesso e fazer com que a nova obra também tenha relevância. Em muitos casos, o mais comum é ficar apenas com o original. Mas o sinal de uma boa continuação é quando ela segue sendo mencionada lado a lado com sua produção original. É o caso com ‘A Família Addams 2’, que muitos fãs inclusive consideram melhor que o primeiro filme. O time original retorna, e recebe a adição de um bebê para a família, uma babá homicida e um acampamento para Wandinha e Feioso, que rouba muito dos holofotes.
O atorPeter Dinklage, conhecido por sua icônica interpretação de Tyrion Lannister em ‘Game of Thrones’, recentemente compartilhou detalhes fascinantes sobre sua relação com Charles Dance, que dava vida ao patriarca da Casa Lannister, Tywin.
Conforme o ComicBook, quando perguntado sobre o boato de que Charles Dance estava “tão chocado” com a forma como Tywin tratava Tyrion que “começou a se desculpar”com Peter Dinklage entre as tomadas, Dinklage confirmou a história.
Ele revelou que, apesar da relação abusiva e tensa entre seus personagens, os dois desenvolveram uma profunda admiração e respeito mútuos nos bastidores.
“Eu amo o Charlie Dance, ele é uma das minhas pessoas favoritas”, afirmou o ator.
Para diferenciar a complexidade de seus personagens da realidade, Dance fazia questão de mostrar afeto a Dinklage entre as gravações.
“Nós nos envolvíamos muito nessas coisas, porque, falando de um grande diálogo – Dan Weiss e David Benioff nos deram os melhores diálogos. Era algo que realmente parecia vivido, divertido e, às vezes, assustador”, explicou Dinklage.
O ator continuou: “Entre cada take, [Dance] vinha até mim e apenas me tocava gentilmente no ombro”, imitando o gesto. “Só que, não nos abraçávamos, porque não tínhamos tempo, mas ele sempre fazia questão de me dar um pequeno… E isso parecia muito paternal também. Ele interpretou um ser humano horrível, mas é uma das minhas pessoas favoritas”.
Dinklage também fez uma piada sobre a morte de seu personagem: “Foi uma pena como aquilo terminou. No banheiro. Meio que como isso vai acabar. Mas sim, essa é uma das cenas de morte mais clássicas em um programa de TV, eu acho”.
Lembrando que recentemente, George R.R. Martin se mostrou empolgado ao falar sobre o novo derivado de ‘Game of Thrones’: ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’.
Sobre o elenco, Martin comentou: “Dunk e Egg — Peter Claffey e Dexter Sol Ansell, respectivamente — pareciam ter saído das páginas do meu livro, e a química entre eles era simplesmente perfeita”.
“Eu poderia continuar falando. O fantoche de dragão da Tanselle também era muito legal; mal posso esperar para vê-lo em ação. Os vários príncipes Targaryen não estavam trabalhando nos dias em que visitamos, mas vi algumas cenas com a Tempestade Risonha (interpretada por Daniel Ings), e ele era ousado, divertido e Baratheon até a raiz”, acrescentou.
Por fim, ele concluiu: “Algumas semanas após voltar para casa, vi um corte preliminar do primeiro episódio. Eu amei. Mal posso esperar para ver mais”.
Confira algumas imagens divulgadas por George R.R. Martin.
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A série está prevista para estrear em 2025, preenchendo a lacuna até a 3ª temporada de ‘A Casa do Dragão’, que deve voltar em 2026.
“Um século antes dos eventos de Game of Thrones, dois heróis improváveis percorreram Westeros… um jovem, ingênuo mas corajoso cavaleiro, Ser Duncan, o Alto, e seu diminuto escudeiro, Egg. Ambientado numa época em que a linhagem Targaryen ainda detém o Trono de Ferro, e a memória do último dragão ainda não passou da memória viva, grandes destinos, poderosos inimigos e perigosas aventuras aguardam esses amigos improváveis e incomparáveis.”
Segundo a Variety, Edward Ashley (Ser Steffon Fossoway), Henry Ashton (Daeron Targaryen), Youssef Kerkour (Steely Pate), Daniel Monks (Ser Manfred Dondarrion), Shaun Thomas (Raymun Fossoway), Tom Vaughan-Lawlor (Plummer) e Danny Webb (Ser Arlan de Pennytree) farão parte da série pré-sequência.
Peter Claffey, Dexter Sol Ansell, Finn Bennett, Bertie Carvel, Tanzyn Crawford, Daniel Ings e Sam Spruell também fazem parte do elenco.
Sarah Adina Smith e Owen Harris dirigem os seis episódios da atração.
Os filmes de terror têm uma capacidade única de instigar os espectadores de maneiras quase únicas – mergulhando de cabeça na psique humana e provocando o medo ou o desconforto em seu público, além de abrirem espaço para discussões sobre tópicos transgressores e considerados tabus.
Duas décadas atrás, o terror continuava a apostar fichas em subgêneros que, outrora, não tinham tanta popularidade. Além das narrativas slasher que acompanhavam a fama inegável de franquias como ‘A Hora do Pesadelo’ e ‘Pânico’, produções sobre serial killers começaram a dominar as telonas e a indicar que o gênero ainda tinha muito a nos contar.
Pensando nisso e aproveitando que estamos no mês mais místico e arrepiante do ano, preparamos uma lista elencando os dez melhores filmes de terror dos anos 2000.
Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:
Em 2009, Sam Raimi entregava uma das melhores produções de terror em anos, mergulhando de cabeça em uma insana e sangrenta aventura sobrenatural que, até hoje, é relembrada pelos fãs inveterados do gênero. Reacendendo o apreço dos espectadores por tabus envolvendo religião e o além-vida, o longa acompanha a vida de uma bancária que começa a mudar quando, para impressionar seu chefe, ela nega o pedido de prorrogação do prazo de pagamento das prestações da casa de uma idosa.
“A fantástica observação de uma narrativa através da perspectiva. Explorando lugares sombrios, principalmente na mente de uma mulher em conflito, chegou aos cinemas 22 anos atrás um suspense psicológico intrigante que nos leva para dias tensos de uma família em meados da década de 40 em Jersey, pertencente às ilhas do canal. Escrito e dirigido pelo cineasta chileno Alejandro Amenábar, seu primeiro trabalho em língua inglesa, e produzido por Tom Cruise, Os Outros possui um criativo plot twist que dão todo sentido à ótima narrativa” – Raphael Camacho
É notável como o cinema coreano consegue criar revoluções estéticas através de obras de arte – sejam elas quais foram. Em 2003, Kim Jee-woon encabeçou um dos projetos mais aclamados de sua carreira e também da década ao trazer a vida o terror psicológico ‘Medo’ (em um momento em que o subgênero em questão não tinha a popularidade de hoje). Arquitetando uma espécie de tragédia shakespeariana da melhor maneira possível, a trama acompanha duas irmãs que, depois de passar um tempo em uma instituição mental, voltam para a casa de seu pai e madrasta. Uma vez lá, além de lidar com os modos obsessivos e desequilibrados de sua madrasta, um fantasma interferente também afeta sua recuperação.
Apesar de ter estreado nos cinemas britânicos em 2005, o clássico terror ‘Abismo do Medo’ chegou aos cinemas mundiais quase um ano mais tarde, depois de uma exibição de grande sucesso no Festival de Sundance em 2006. Desde seu lançamento até os dias de hoje, a obra ainda reclama seu posto como uma das melhores produções do gênero dos anos 2000 (além de ter dado início a uma onda de terrores com ar feminista que ganhariam popularidade nos anos seguintes). A trama acompanha seis mulheres que, após entrarem em um complexo de cavernas, lutam para sobreviver contra criaturas humanoides que querem matá-las.
6. EXTERMÍNIO (2002)
Se o gênero de zumbis tem um apreço considerável na atualidade, devemos esse fato a, principalmente, Danny Boyle. O aclamado cineasta, em 2002, foi um dos responsáveis por reviver essas tramas com o terror pós-apocalíptico ‘Extermínio’ – chegando a influenciar praticamente todas as produções do gênero que sairiam nos anos seguintes. Na trama, uma praga transforma a maioria da humanidade em zumbis sedentos de sangue. Um grupo ainda não afetado se prepara para a mais perigosa jornada de suas vidas: tentar chegar a uma fortaleza militar em Manchester.
Antes mesmo de ‘Zumbilândia’, as produções cômicas envolvendo zumbis ganharam um novo patamar quando Edgar Wright e Simon Pegg uniram forças para o irretocável ‘Todo Mundo Quase Morto’. Recebendo aclame por parte da crítica e tornando-se um sucesso de bilheteria, o filme é um dos clássicos exemplos da histeria coletiva e transnacional pós-11 de setembro no circuito norte-americano e acompanha um funcionário de vendas de uma loja de eletrônicos e seu melhor amigo – que precisam salvar seus amigos e suas famílias de zumbis que tomaram conta de Londres.
“Um dos elementos mais notáveis do filme é a utilização de um único cenário pelo resto da obra. Ter um prédio residencial, de pequeno porte, contribui para que o sentimento de claustrofobia e medo dos moradores, bombeiros e jornalistas se torne mais crível, além de intensificar a problemática do estado de quarentena ali presente. Cenário único é algo bem comum em obras do found footage, isso porque se evita um gasto bem maior ao que a produção tem disponível mas porque também a simplicidade de ter um único cenário barateado mantém a fantasia de que a gravação em destaque é algo crível” – Gustavo Barreto
‘O Labirinto do Fauno’ é um conto de fadas de horror que não se rende à romantização excessiva, mas sim que exala as angústias às quais uma nova geração estava fadada a carregar à época do real significado de caos. Não nos poupando de catarses naturais e nem mesmo de sacrifícios narrativos, essa obra de Del Toro é uma de suas mais memoráveis – e mais aterrorizantes, certamente. Na trama, a jovem Ofélia e sua mãe doente chegam ao posto do novo marido de sua mãe, um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilheira. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra o fauno Pan, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.
Lançado em 2006, ‘O Hospedeiro’ conta a história de Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um monstro surge no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. Com isso, os membros da família precisam enfrentar o monstro. Esse projeto foi o que chamou a atenção do mundo do cinema para Bong Joon-ho (que viria a ganhar o Oscar por ‘Parasita’ anos mais tarde), que consegue executar um projeto repleto de críticas sociais.
“A história por si só já apresenta muitos elementos que naturalmente a isolam de enredos similares que estavam sendo contados nos Estados Unidos, porém, é o seu final que define essa diferença com o que era o usual. A grande revelação de Eli não é o que se espera e é o suficiente para redefinir, aos olhos do espectador, a forma de se ver a relação dos jovens. Outro elemento problemático que o enredo critica constantemente é o bullying nas escolas, sendo esse conceito bastante difícil para o diretor Tomas Alfredson trabalhar na adaptação para o cinema. A riqueza de detalhes com que o autor do livro constrói esses momentos impactou o cineasta de maneira profunda, isso ainda no período em que ele estava lendo o romance” – Gustavo Barreto
A primeira temporada está disponível na Crunchyroll, que confirmou o lançamento da nova temporada, oficialmente intitulada ‘Solo Leveling: Arise from the Shadow’, assim que estrear no Japão.
No Japão, o anime retornará no dia 29 de novembro.
Através das redes sociais, foi revelado que as gravações da 3ª temporada de ‘And Just Like That8217;, série derivada de ‘Sex and the City’, chegaram ao fim.
Vale lembrar que, recentemente, Rosie O’Donnell foi escalada para o novo ciclo e dará vida a uma personagem chamada Mary. Mais detalhes não foram revelados.
Além disso, Karen Pittman (Dra. Nya Wallace) e Sara Ramirez (Che Diaz) não irão retornar para os próximos episódios.
O próximo ciclo está previsto apenas para 2025, por causa das recentes graves dos roteiristas e atores em Hollywood.
A trama acompanha Carrie, Miranda e Charlotte conforme navegam pela complicada jornada da vida e da sua amizade de quando estavam no auge dos seus 30 anos, agora para uma fase ainda mais complicada no auge dos seus 50 anos.
Rachel Zegler, a intérprete de Lucy Gray Baird em ‘Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’, falou recentemente sobre a possibilidade de reprisar seu papel no próximo filme da franquia.
Durante uma entrevista ao Cosmopolitan, Zegler foi sincera ao ser questionada sobre retornar à personagem.
“Eu morreria de vontade de voltar como Lucy Gray Baird, mas não estou incluída”, declarou.
Lembrando que intitulado ‘Sunrise on the Reaping’ (Amanhecer na Colheita’, em tradução livre), a trama do novo romance se passará vinte e quatro anos antes do primeiro capítulo da saga de Katniss Everdeen, “começando na manhã da colheita da 50ª edição dos Jogos Vorazes, também conhecida como o Segundo Massacre Quaternário”.
Confira:
“‘Sunrise on the Reaping’ revisitará o mundo de Panem 24 anos antes dos eventos de Jogos Vorazes, começando na manhã da colheita dos 50º Jogos Vorazes, também conhecido como Segundo Massacre Quaternário. À medida que amanhece o dia dos 50º Jogos Vorazes, o medo toma conta dos distritos de Panem. Este ano, em homenagem ao Massacre Quaternário, o dobro de tributos será retirado de suas casas.
De volta ao Distrito 12, Haymitch Abernathy está tentando não pensar muito sobre suas chances. Ele só se preocupa em viver o dia e estar com a garota que ama. Quando o nome de Haymitch é chamado, ele sente todos os seus sonhos se desmantelarem. Ele foi arrancado de sua família e de seu amor, levado para a Capital com os outros três tributos do Distrito 12: uma jovem amiga que é quase uma irmã para ele, uma criadora de probabilidades compulsiva e a garota mais arrogante da cidade. Quando os Jogos começam, Haymitch entende que está fadado ao fracasso. Mas há algo nele que quer lutar… E fazer com que essa luta repercuta muito além da arena mortal”.
O livro tem lançamento agendado para o dia 18 de março de 2025 e será publicado pela Scholastic.
Lembrando que a Lionsgate confirmou que irá produzir a adaptação cinematográfica da obra, com lançamento marcado para 20 de novembro de 2026.
O filme mais recente foi ‘Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’ (que arrecadou US$340 milhões ao redor do mundo e teve críticas bastante positivas).
O livro ‘Sunrise on the Reaping’ tem lançamento agendado para o dia 18 de março de 2025 e será publicado pela Scholastic
“Com ‘Sunrise on the Reaping’, fui inspirada pela ideia de submissão implícita de David Hume e, nas suas palavras, ‘a facilidade com que muitos são governados por poucos’”, disse Collins num comunicado oficial. “A história também se prestou a um mergulho mais profundo no uso da propaganda e no poder daqueles que controlam a narrativa. A questão ‘Real ou não real?’ parece mais urgente para mim a cada dia”.
Em uma jogada de marketing sensacional, a Paramount Pictures disponibilizou de graça os sete primeiros minutos da sequência ‘Sorria 2‘.
No entanto, para conferir o vídeo, você precisa… sorrir. Após conceder a permissão de sua câmera/webcam, o clipe só começará após você sorrir. E, caso você pare, o vídeo também irá parar.
A cena de abertura intensa conecta a sequência com o filme original, e traz o retorno de um rosto familiar.
Sucesso nos cinemas, ‘Sorria 2‘ conseguiu ultrapassar a marca dos US$ 80 milhões nas bilheterias mundiais.
Internacionalmente, o terror acrescenta US$ 12.6 milhões através de 67 mercados – o que representa uma queda de apenas -42% em comparação ao final de semana anterior. Ao total, o longa já arrecadou US$ 43 milhões no mercado internacional.
Nos EUA, o filme soma US$ 40.7 milhões – totalizando uma arrecadação global de US$ 83.7 milhões.
Vale lembrar que o terror estreou com US$ 23 milhões no território norte-americano, superando o lançamento do primeiro filme no país, que abriu com US$ 22.6 milhões, em 2022.
Com 83% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, a sequência também parece ter agradado os espectadores, recebendo uma nota B do público no CinemaScore. Além de ser uma ótima avaliação para o gênero, a média também supera a nota recebida pelo primeiro filme (B-).
Prestes a embarcar em uma turnê mundial, a cantora pop Skye Riley (Naomi Scott) começa a viver experiências aterrorizantes e inexplicáveis. Tomada pelo horror e pela pressão da fama, Skye é forçada a confrontar seu passado para retomar o controle de sua vida antes que seja tarde demais.
Kyle Gallner reprisa seu papel do primeiro filme. O elenco ainda conta com Lukas Gage (‘The White Lotus’), Dylan Gelula (‘O Homem dos Sonhos’), Rosemarie DeWitt (‘La La Land: Cantando Estações’) e Peter Jacobson (‘Dr. House’).
Thordur Palsson (‘O Assassino de Valhalla’) é responsável pela direção.
No Século XIX, uma viúva precisa fazer uma escolha impossível quando um navio afunda na costa de seu posto de pesca isolado durante um inverno especialmente cruel. Com as provisões acabando, Eva e sua comunidade unida devem escolher entre resgatar a tripulação naufragada ou priorizar sua própria sobrevivência. Enfrentando as consequências de sua decisão e atormentados pela culpa, os habitantes lutam contra uma crescente sensação de pavor e começam a acreditar que todos estão sendo punidos por suas escolhas.
Intitulado ‘Goosebumps: O Desaparecimento‘, o próximo ciclo estreará oficialmente no dia 10 de janeiro.
Na nova temporada, irmãos adolescentes descobrem uma ameaça dentro de casa, desencadeando uma cadeia de eventos que desvendam um profundo mistério. Conforme eles mergulham no desconhecido, a dupla se vê enredada na história de cinco adolescentes que misteriosamente desapareceram em 1994.
O elenco do novo ciclo conta com Elijah Cooper (‘That Girl Lay Lay’), Francesca Noel (‘Quando Você Chegou’), Galilea La Salvia (‘Talia in the Kitchen’), Jayden Bartels (‘Side Hustle – Uma Tarefa Complicada’),Sam McCarthy (‘Disque Amiga para Matar’), Arjun Athlaye (‘Are You Afraid of the Dark?’), Eloise Payet (‘The End of the Party’), Christopher Paul Richards (‘The Kids Are Alright’), Kyra Tantao (‘Zombies 3’), Stony Blyden (‘American Born Chinese’) e Sakina Jaffrey (‘Billions’).
Lembrando que o grupo se junta a David Schwimmer, o famoso Ross de ‘Friends‘, que dará vida a Anthony, um pai divorciado que passa o verão com seus filhos.
A série do Disney+ é comandada por Neal H. Moritz, que já trabalhou nos dois filmes da franquia para os cinemas. Nick Stoller e Rob Letterman são os roteiristas e produtores executivos.
A história dos irmãos Erik eLyle Menendez, que chocou o mundo nos anos 90, está prestes a ganhar um novo capítulo. Após o sucesso da série da Netflix‘Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais’, a possibilidade de libertação dos irmãos tornou-se cada vez mais concreta.
Uma onda de apoio nas redes sociais, impulsionada pela série, tem exigido a revisão da sentença dos irmãos, que cumprem prisão perpétua pela morte dos pais.
Segundo o TMZ, em uma reviravolta nos acontecimentos, uma audiência crucial foi marcada para o dia 11 de dezembro. O novo juiz do caso, Michael V. Jesic, do Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, irá analisar os pedidos da defesa e do Ministério Público.
A defesa, representada por Mark Geragos, solicitará a mudança da condenação de homicídio para homicídio culposo. Essa alteração permitiria a libertação imediata dos irmãos, pois já teriam cumprido três vezes a pena máxima por homicídio culposo.
Além da mudança na classificação do crime, outras duas vias podem levar à libertação dos irmãos Menendez:
Reavaliação da sentença: O promotor do condado de Los Angeles, George Gascón, já solicitou a reavaliação da sentença, propondo a substituição da prisão perpétua por uma pena de 50 anos. Essa mudança tornaria os irmãos elegíveis para liberdade condicional.
Perdão: A última opção seria o perdão concedido pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom. A defesa já apresentou um pedido de clemência, mas a decisão final caberá ao governador.
Lembrando que Erik Menendez, um dos irmãos condenado, já tem planos definidos para o futuro. De acordo com o TMZ, caso seja libertado, ele pretende se mudar para Las Vegas para viver com sua esposa, Tammi Menendez.
Tammi e Erik se conheceram por correspondência em 1993, enquanto ele estava preso. Naquele período, Tammi ainda era casada, mas a conexão entre eles se intensificou após ela descobrir que seu marido estava abusando de sua filha. Compartilhando o peso desse trauma, eles se casaram em 1999.
Anos depois, Tammi lançou o livro “They Said We’d Never Make It: My Life With Erik Menendez” (2005), no qual relata sua trajetória ao lado de Erik.
Já Lyle Menendez casou-se duas vezes durante seu tempo na prisão. A primeira foi com Anna Eriksson, de 1996 a 2001. Em 2003, ele se casou com Rebecca Sneed, com quem ainda está junto. Lyle conheceu ambas as esposas por meio de correspondência. No entanto, seus planos para o futuro, caso seja libertado, ainda são desconhecidos.
O novo ciclo promete explorar um dos casos mais chocantes da história americana: o assassinato brutal dos pais José e Mary Louise “Kitty” Menendez, pelos próprios filhos, Lyle e Eric.
Enquanto a acusação pintou os irmãos como assassinos frios e calculistas, motivados pela ganância, a defesa alegou que os crimes foram motivados por anos de abusos físicos, emocionais e sexuais sofridos pelos jovens.
O elenco de peso conta com Javier Bardem (‘Duna’), Chloë Sevigny (‘Psicopata
O halloween já está entre nós. O mês de outubro é a época perfeita para os fãs de terror e todos os que curtem esse clima, a decoração de abóboras e das casas. A data chegou com força ao Brasil também nos últimos anos. Com o dia 31 se aproximando rapidamente, corremos com mais uma série de matérias de dicas de filmes perfeitos para serem assistidos na data. Ou seja, essa é A SEMANA para comemorar. Continuamos com nada menos do que 20 filmes imperdíveis, disponíveis na Disney+ para você maratonar na data. Confira.
Começamos as dicas do Disney+ com esta reimaginação do clássico ‘Frankenstein’, que chegou até o Oscar no início deste ano. ‘Pobres Criaturas’ não é propriamente um filme de terror, mas tem tudo a ver com a data, pois é estranho o suficiente e repleto de fantasia e ficção científica para se encaixar. Entre outras coisas, foi indicado ao Oscar de melhor filme, venceu o de melhor atriz para Emma Stone (seu segundo da carreira) e é um dos maiores lançamentos atuais da plataforma.
Agora sim, começamos os filmes de terror de verdade. ‘A Primeira Profecia’ é uma prequel da clássica trilogia ‘A Profecia’, que começou em 1976. Embora grande parte do público atual não conheça o original, o novo longa foi um dos mais elogiados do gênero no início deste ano e vale a pena ser descoberto.
Terror altamente conceitual, que mistura muito do terror psicológico igualmente, quem estrela é a sempre ótima Sarah Paulson. Ela faz parte de uma comunidade em uma área rural dos EUA, na década de 1930. Durante uma tempestade de areia, ela acredita que um forasteiro tenha chegado ao local para espalhar o pânico.
Não seria uma lista de recomendação para o dia das bruxas do Disney+ sem um de seus maiores clássicos para a data. ‘Abracadabra’ se tornou um favorito dos fãs para celebrar o halloween e foi esse valor cult ano após ano que tirou uma sequência tardia do papel. Na trama, três irmãs bruxas são ressuscitadas em 1993, e depois em 2022.
Ralph Fiennes é considerado por muitos o melhor ator de sua geração que ainda não possui um Oscar. Aqui, ele interpreta um severo chef de um restaurante incrivelmente seleto – localizado em uma ilha. Seus clientes são selecionados a dedo e trazidos de barco para degustar suas iguarias. Porém, este ano, entre os clientes, está uma jovem bem rebelde que não queria estar ali (papel de Anya Taylor-Joy) e promete estragar os planos da noite.
Antes de revitalizarem a franquia ‘Pânico’ com o quinto filme em 2022, a dupla de diretores conhecidos como Radio Silence fez seu nome com a direção de ‘Casamento Sangrento’, um divertido e original produto estrelado por Samara Weaving, como a noiva mais ingênua e bad-ass do gênero nos últimos anos.
Agora voltamos para os clássicos e para a década de 90. Quando pensamos em babás assustadoras no cinema, automaticamente pensamos na loiraça Rebecca De Mornay e no filme ‘A Mão que Balança o Berço’. O longa fez um baita sucesso no início dos anos 90, com sua trama de congelar a espinha.
Outro exemplar recente do terror e dos thrillers, que faz parte do acervo da Disney+. Quem estrela é a talentosa Daisy Edgar-Jones, no papel de uma jovem cansada da vida amorosa, e de pretendentes que são verdadeiros trastes. Mas eis que nem tudo parece estar perdido, pois em seu caminho aparece o médico boa-praça vivido por Sebastian Stan. E como não confiar nele, certo? Certo?…
Voltamos agora para um filme um pouco mais antigo. ‘Revelação’, que não é o grupo de pagode, completou 24 anos em 2024. Melhor chamar pelo nome original, ‘What Lies Beneath’, ou “O que existe por baixo”. E bem, é exatamente isso, pois nada é o que parece neste primeiro thriller de Robert Zemeckis, o mesmo de ‘Forrest Gump’ e ‘De Volta para o Futuro’. No filme, Harrison Ford e Michelle Pfeiffer possuem o casamento dos sonhos. Mas a mulher começa a ter visões assustadoras – que podem ou não estar relacionadas com seus vizinhos.
Mais um thriller gélido chega à lista, este completando 10 anos de estreia em 2024. E sim, ‘Garota Exemplar’ é também um dos melhores filmes destes últimos 10 anos. Também pudera, no comando temos ninguém menos que David Fincher, um nome que marcou o gênero com obras como ‘Seven’, ‘Clube da Luta’ e ‘Zodíaco’. Aqui, Ben Affleck vive um sujeito que se torna o principal suspeito pelo desaparecimento da esposa. Rosamund Pike vive a esposa mais ardilosa dos últimos anos, em um desempenho que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.
Essa é a época perfeita para revisitar ‘Extermínio 2’, sequência do excelente filme original de 2003, que não recebe a atenção que deve. Isso porque em 2025, a franquia receberá sua terceira parte, novamente dirigida por Danny Boyle, mostrando quase 30 anos desde o início da infestação.
Só na Disney+ os fãs podem encontrar todos os filmes da franquia ‘Alien’, uma das mais famosas do cinema nos gêneros terror e ficção científica. Em especial o primeiro filme, de 1979, e a continuação direta, ‘Aliens – O Resgate’ (1986), são primores da sétima arte. Mas a plataforma ainda conta com os filmes três e quatro, os derivados ‘Alien vs. Predador’ e as prequels ‘Prometheus’ e ‘Alien – Covenant’.
Vez ou outra, pequenas pérolas surgem de surpresa, passando abaixo de todos os radares. É o caso com esse pequeno filme sobre invasão alienígena, que conta praticamente com uma única atriz comandando o show – a talentosa Kaitlyn Dever. Ela interpreta uma jovem que vive sozinha em uma grande casa, quando recebe visitas de outro planeta, numa trama de arrepiar até o último pelo do pescoço.
Um cientista brilhante. Um experimento revolucionário. Uma paixão avassaladora. Um deslize que acarreta numa das mais impactantes tragédias que o terror já viu. ‘A Mosca’ é um dos mais interessantes, desesperadores e inquietantes longas saídos dos anos 80, que marcou para sempre todos que já assistiram. Ícone é pouco.
Se você curte filmes de serial killer e policiais os caçando, então você precisa descobrir ‘Copycat’, um dos thrillers mais subestimados dos anos 90. Quem estrela é Sigourney Weaver no papel de um psicóloga especialista em assassinos – que se tornou reclusa após sofrer uma tentativa de assassinato. Ela ajuda a detetive de Holly Hunter a encontrar um novo maníaco que está copiando crimes famosos do passado.
16) Garota Infernal (2009)
É claro que precisamos ter filmes cult na lista também. Esse aqui está completando 15 anos de sua estreia em 2024. Quando foi lançado, ‘Garota Infernal’ não teve o impacto planejado. Mas um tempinho depois caiu nas graças da geração seguinte. Na trama, Megan Fox vive uma jovem possuída por uma entidade maligna, que se alimenta dos meninos da escola.
Rebecca Hall é uma atriz que já fez vários trabalhos dentro do gênero terror e suspense, mesmo assim não é tão reconhecida por isso. Filmes como ‘O Despertar’ (2011), ‘O Presente’ (2015) e ‘Sombras do Passado’ (2022). No meio destes está ‘A Casa Sombria’, no qual a atriz vive uma viúva descobrindo segredos assustadores sobre seu falecido marido.
Um dos filmes de terror mais subestimados da última década, o longa traz alguns grandes nomes por trás da produção. Começando pelo produtor do longa, um certo Guillermo del Toro. Depois, o diretor Scott Cooper, responsável por filmes badalados como ‘Coração Louco’ e ‘Aliança do Crime’. Aqui, a dupla resolve contar sobre uma das maiores lendas mitológicas da América nativa: o Wendigo.
Agora voltamos para um grande clássico dos anos 90, que deu o que falar em sua época de lançamento, mas que hoje infelizmente não é mais tão comentado. Quando falamos dos trabalhos iniciais da musa Julia Roberts, todos lembram de ‘Uma Linda Mulher’, o filme que fez sua carreira. Porém, logo no ano seguinte, ela fez esse suspense de gelar a espinha, sobre uma mulher abusada física e mentalmente pelo marido.
20) O Predador – A Caçada (2022)
A franquia ‘Predador’ estava engavetada depois de duas produções terem falhado em levantá-la: ‘Predadores’, de 2010, e ‘O Predador’, de 2018. Mas o que esses outros não conseguiram, ‘O Predador – A Caçada’ foi bem-sucedido. A história volta no tempo 300 anos para uma das primeiras visitas do alienígena caçador na Terra, enfrentando uma tribo Comanche, em especial a jovem corajosa Naru.
O terror ‘Presence‘, que estreou oficialmente no festival Sundance 2024 e fez diversos espectadores abandonaram a sala de cinema por ser considerado “muito intenso”, ganhou trailer legendado.
A produção acompanha uma história sobrenatural através da perspectiva da entidade maligna.
Stephen Rodrick, repórter da Variety que acompanhou a sessão, afirmou que “eu não posso aguentar esse nível de estresse tão tarde na noite” após deixar precocemente a sessão, enquanto outros cinéfilos também se mostraram extremamente abalados com a experiência.
O próprio elenco do filme ficou afetado com a exibição. A atriz Lucy Liu afirmou: “Estou devastada. Meu corpo está reagindo como se eu não estivesse no filme.”
Apesar de parecer um típico filme de casa mal-assombrada, o grande diferencial da produção foi ter sido filmada sob a perspectiva da entidade que assombra o local, colocando o público à espreita da família ao lado do fantasma.
Na trama…
Após se mudaram para uma nova casa, a família Payne – uma mãe, pai e seus dois filhos – logo descobre que não está sozinha na residência.
O filme brinca com as convenções do terror de uma casa mal-assombrada a partir da perspectiva do fantasma situado em uma casa recentemente reformada, com novos habitantes se mudando para lá – uma família, liderada por Lucy Liu eChris Sullivan.
Como as famílias costumam fazer neste gênero, elas chegam com excesso de bagagem, tensões que esperam que se dissipem em um novo lar, um novo começo após um período de mal-estar.
A jornalista Rafa Gomes estava na exibição e traz a crítica direto do Festival de Sundance:
Em 2021, o Universo Cinemático Marvel foi oficialmente expandido para uma nova mídia com o lançamento da série ‘WandaVision’. Além de trazer uma exploração mais a fundo da icônica Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e do Visão (Paul Bettany), a narrativa apresentou aos fãs uma das antagonistas mais carismáticas do panteão super-heroico: Agatha Harkness. A feiticeira, interpretada com perfeição por Kathryn Hahn (e que conquistou uma indicação ao Emmy por sua rendição), caiu no gosto do público e da crítica e, por essa razão, ganhou uma atração própria intitulada ‘Agatha Desde Sempre’.
A produção chegou ao catálogo do Disney+ em setembro deste ano e, no último dia 30 de outubro, encontrou sua conclusão com a exibição dos dois capítulos finais. E, desde a primeira semana, é notável como a obra ascendeu a um nível de qualidade invejável que a sagrou como uma das melhores incursões seriadas do MCU, seja pelo comprometimento com que desenvolveu as personagens protagonistas, seja pela estética teatral e fabulesca que pincela cada um dos episódios. Como se não bastasse, é notável como a produção busca se afastar dos convencionalismos das narrativas de super-herói para arquitetar uma trama única e com incursões emocionantes e funcionais (por mais que a originalidade dê espaço a uma nostalgia inebriante).
Para aqueles que não acompanharam, a trama é centrada em Agatha, que permanece presa em um poderoso feitiço lançado por Wanda como punição por tê-la enfrentado. Após cruzar caminho com um adolescente desconhecido apelidado de Jovem (Joe Locke), ela se vê livre dessa prisão mental e parte em busca de formar um clã de feiticeiras, embarcar numa perigosa missão pelo Caminho das Bruxas e recuperar o poder que lhe foi usurpado. E isso não é tudo: Agatha também está fugindo de um mortal grupo conhecido como as Sete de Salém, que quer sua morte após os crimes cometidos em um passado remoto, e é obrigada a lidar com fantasmas do passado que insistem em assombrá-la.
Acompanhando-a estão o Jovem, Rio Vidal (Aubrey Plaza), Jen Kale (Sasheer Zamata), Alice Wu-Gulliver (Ali Ahn), Lilia Calderu (Patti LuPone) e a humana Sharon Davis (Debra Jo Rupp reprisando seu papel de ‘WandaVision’). Juntos, eles partem uma aventura cujo principal objetivo é conquistar o que acreditam merecer – porém, os membros desse nada ortodoxo clã deverá sobreviver a desafios extremamente arriscados e que colocarão suas habilidades em jogo.
No geral, a showrunner e criadora Jac Schaeffer adota uma tarefa difícil e alcança o que deseja com sucesso quase impecável. Schaeffer ergue uma trama que presta homenagem a diversas produções de fantasia que vieram antes, mas sem perder a identidade Marvel que é familiar aos fãs. Todavia, o que se desenrola à nossa frente é uma homenagem a títulos como ‘Abracadabra’, ‘Encantada’, ‘O Mágico de Oz’ e tantos outros (direta ou indiretamente), em uma teatral roupagem que sabe de que forma quer se posar sem esbarrar em caprichos cansativos e sem sentidos. Cada engrenagem é pensada com maestria, por mais que precise de certa lubrificação aqui e ali, exagerando nos momentos certos e permitindo que os membros da equipe criativa e técnica se divirta em pequenas porções audiovisuais que enchem os olhos do público.
O elenco faz um trabalho primoroso ao delinear as personalidades de formas diferentes e instigantes – com destaque a Hahn em um dos melhores papéis de sua carreira (e fornecendo um lado de Agatha de que não tínhamos ciências), Locke em sua entrega total ao papel do Jovem, e Plaza em uma derradeira e descompensada apresentação de Rio (e centro de uma reviravolta esperada, mas desenvolvida de maneira aprazível). Porém, LuPone, carregando uma experiência magnífica na indústria do entretenimento, rouba os holofotes em todas as sequências em que aparece – e brilha em auge glorioso quando Schaeffer resolve dedicar um episódio inteiro para explorar suas origens e seu arco.
Um outro elemento que nos chama a atenção é a preocupação imagética da série – apostando fichas em uma cenografia burlesca e mística, aproveitando o legado deixado pelo expressionismo alemão para calcar cenários retorcidos, movidos pelo uso constante de luz, sombra e névoa, em contraste com modernizações propositais que parecem colocar o enredo em uma cronologia propositalmente suspensa. A trilha sonora, assinada por Christophe Beck e Michael Paraskevas, é tétrica, enervante e condizente com os acontecimentos de cada episódio. Até mesmo os enquadramentos, alicerçados em um foreshadowing divertido e que dialoga com os arcos dos protagonistas e coadjuvantes, são interessantes mesmo dentro da estrutura quase imutável da Marvel Studios.
‘Agatha Desde Sempre’ é um enorme acerto do MCU e posa como a melhor série live-action desse expansivo panteão desde ‘WandaVision’. Para além de performances memoráveis e um compromisso com a qualidade, é perceptível como Schaeffer manejou trazer as produções de quadrinhos ao nível de que sentíamos falta – e que abre espaço para um novo capítulo de um cosmos nada menos que marcante na cultura pop.
De acordo com o Deadline, ‘Wicked‘ e ‘Gladiador 2‘ irão se enfrentar nas bilheterias dos EUA, e o filme musical deve sair como o grande vencedor deste confronto.
Projeções recentes indicam que a adaptação do musical da Broadway deve arrecadar US$ 80 milhões em seu primeiro final de semana no país.
Já a sequência ‘Gladiador 2‘ deve abrir em torno de US$ 65 milhões.
O site afirma que ambos filmes têm potencial para superarem as expectativas e não descarta um novo fenômeno como Barbenheimer. Enquanto ‘Wicked‘ tem se mostrado muito popular entre o público feminino, ‘Gladiador 2‘ tem despertado o interesse dos homens e das mulheres mais velhas.
O musical deve se tornar a maior estreia da carreira do diretor Jon M. Chu – facilmente superando ‘G.I. Joe: Retaliação‘ (US$41M) –, e de suas duas protagonistas, Cynthia Erivo e Ariana Grande.
Além disso, o valor também deve representar a maior abertura da história para um filme musical (que não seja da Disney), superando o recorde de ‘Bohemian Rhapsody‘ (US$51M).
Vale lembrar que as primeiras reações de ‘Wicked‘ já foram divulgadas, e elas são extremamente positivas. Confira abaixo o que os críticos estão achando:
As someone who loves The Wizard of Oz and the Wicked music, I was skeptical about it. Did this need to be two films and this long? What were those clips? I wasn’t sold. And I was wrong! #WickedMovie is everything cinema should be. The crafts and acting are the absolute SHIZ pic.twitter.com/fvpwy4OMv7
“Como alguém que ama ‘O Mágico de Oz‘ e a musical ‘Wicked’, eu estava cética sobre isso. Isso precisava ser dois filmes e tão longo? Quais eram aqueles clipes? Eu não estava convencida. E eu estava errada! ‘Wicked’ é tudo o que o cinema deveria ser.”
#WickedMovie is an Oz-some spectacle that pops and enchants on the big screen. An absolutely stunning vision. Leads Erivo and Grande knock it out of the park. While this perhaps won’t convert many anti-musical folks, genre fans and die-hard Ozians (Wickhards?) will feast on this pic.twitter.com/HhqJc9cXAK
“‘Wicked’ é um espetáculo no estilo Oz que estoura e encanta na tela grande. Uma visão absolutamente deslumbrante. As protagonistas Erivo e Grande arrasam. Embora isso talvez não converta muitas pessoas antimusicais, os fãs do gênero e os Ozianos obstinados vão se deliciar com isso“
I was ‘pessimistical’ going in, but…WICKED is a masterpiece. Ariana Grande makes Glinda sparkle: she milks every moment with gusto, humor and hair flips. Jon M. Chu added so much new life to the story that I can see why it needed to be 2 parts! Well worth the 20-year wait. pic.twitter.com/dJIYdoZgPc
“Eu estava pessimista, mas ‘Wicked’ é uma obra-prima. Ariana Grande faz Glinda brilhar: ela ordenha cada momento com gosto, humor e sacudidelas de cabelo.Jon M. Chu adicionou tanta vida nova à história que eu posso ver por que precisava ser em 2 partes! Valeu a pena a espera de 20 anos”
#Wicked rocks, kids. Galinda is the role Ariana Grande was born to play. Perfectly suited and genuinely a hilarious, scene-stealing performance. Cynthia Erivo’s heavenly vocals allow her to make Elphaba her own. The team of artisans assembled by Jon M. Chu all put their signature… pic.twitter.com/OIXi9bnFZz
“‘Wicked’ arrasa, crianças. Galinda é o papel que Ariana Grande nasceu para interpretar. Perfeitamente adequado e genuinamente uma performance hilária, que rouba a cena. Os vocais celestiais de Cynthia Erivo permitem que ela faça de Elphaba sua. A equipe de artesãos reunida por Jon M. Chu colocou seus toques característicos. Muito animado para ver o que eles farão com a Parte 2.”
Lembrando que o filme chega aos cinemas em 22 de novembro.
‘Wicked’ segue a história de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste (interpretada por Cynthia Erivo), uma jovem que se inscreve na Universidade Shiz para aprender a dominar seus poderes. É lá que ela conhece Glinda, a Bruxa Boa do Sul (interpretada por Ariana Grande), uma estudante popular que promete ajudar a introvertida Elphaba com seu comportamento em público. O filme se desenrola antes, durante e depois dos eventos clássicos de ‘O Mágico de Oz’.
Lembrando que o filme é dirigido por Jon M. Chu (‘Em um Bairro de Nova York’).
A produção cinematográfica será dividida em duas partes e apresentará novas músicas escritas pelo compositor original do espetáculo, Stephen Schwartz.
O halloween já está entre nós. O mês de outubro é a época perfeita para os fãs de terror e todos os que curtem esse clima, a decoração de abóboras e das casas. A data chegou com força ao Brasil também nos últimos anos. Com o dia 31 se aproximando rapidamente, corremos com mais uma série de matérias de dicas de filmes perfeitos para serem assistidos na data. Ou seja, essa é A SEMANA para comemorar. Começamos com nada menos do que 20 filmes imperdíveis, disponíveis na Amazon Prime Video para você maratonar na data. Confira.
Clássico dos clássicos, a Amazon traz de forma inédita uma versão remasterizada da obra-prima do medo de Tobe Hooper. Um grupo de amigos no Texas se depara com seu pior pesadelo: uma família de canibais e um maníaco com uma motosserra.
02) Não! Não Olhe (2022)
Recém-chegado na Amazon Prime Video esse é o mais recente trabalho do cineasta Jordan Peele, que encantou plateias com os thrillers ‘Corra!’ (indicado ao Oscar) e ‘Nós’ – ambos também disponíveis na plataforma. Aqui, dois irmãos tocando uma fazenda recebem uma visita indesejável vinda dos céus.
Podemos dizer que a Amazon Prime Video é a casa oficial do palhaço homicida Art e da saga ‘Terrifier’, ou ‘Aterrorizante’. Ou seja, antes de assistir ao terceiro filme no cinema – que promete fazer barulho de novo – vá conhecer ou relembrar a saga, com o primeiro e o segundo filmes, além da primeira aparição do maníaco nas telas.
Ano que vem, ‘O Telefone Preto’ ganhará uma sequência. Sendo assim, nada mais justo do que relembrar ou conhecer esse longa na Amazon Prime Video. Na trama, baseada em um livro do filho de Stephen King, um maníaco mascarado (Ethan Hawke) sequestra crianças em um bairro na década de 1970. Sua última vítima lutará por sua vida de uma forma diferente.
Sensação recente do gênero, ‘Fale Comigo’ é uma produção australiana da A24. Ou seja, espere algo bem fora da caixinha. Na trama, um grupo de amigos resolve brincar com uma mão embalsamada, que lhes permite enxergar os mortos. É claro que essa brincadeira não irá acabar bem.
‘A Morte te dá Parabéns’ já é um clássico do gênero slasher cômico, e inclusive foi relançado nos cinemas dos EUA recentemente. Na trama, Jessica Rothe dá um show como uma patricinha que é assassinada por um serial killer mascarado. Acontece que ao invés de permanecer morta, ela ganha inúmeras chances de derrota-lo, já que toda vez que é morta por ele, o dia dela começa de novo no mesmo ponto, num looping temporal.
07) Carrie – A Estranha (1976)
Voltamos para um clássico irretocável. ‘Carrie’ é a primeira adaptação de um livro de Stephen King para o cinema, e também foi o primeiro livro escrito pelo autor. Carrie (Sissy Spacek) é uma jovem introvertida, criada pela mãe fanática religiosa e repressora. Quando entra na puberdade, descobre também poderes telecinéticos fortíssimos. Não é uma boa ideia mexer com ela.
Stephen King é sempre prato cheio para a época do dia das bruxas, e alguns de seus filmes estão presentes na Amazon Prime Video. É o caso com ‘Louca Obsessão’, que nunca pode faltar. Na trama, um escritor sofre um acidente de carro na neve e é resgatado por uma ex-enfermeira, que calha de ser sua maior fã. Bem, esse é só o começo de um dos filmes mais arrepiantes do cinema.
Se existe um filme perfeito, esse filme é ‘Tubarão’. O segredo do primeiro grande sucesso de Steven Spielberg é que ele funciona bem para os que gostam de filmes de terror e também para os que não gostam. O motivo para isso são os personagens bem escritos. Na trama, um grande tubarão branco aterroriza uma pequena cidade em uma ilha dos EUA, que é um charme, não fosse pelas mortes.
Esse acabou de chegar no acervo da plataforma, e é um dos longas mais icônicos do terror dos anos 80. É claro que falamos do filme do boneco Chucky, um grande favorito dos fãs. Na trama, um serial killer especialista em magia negra, é ferido ao fugir da polícia. Moribundo, ele consegue através de um feitiço transferir sua alma para dentro do boneco mais popular da temporada.
11) A Morte do Demônio – A Ascensão (2023)
Um dos itens mais novos da lista, esse é o novo capítulo da saga ‘Evil Dead’, criada por Sam Raimi. Ele não dirige, apenas produz. O filme continua diretamente a saga original, funcionando como um reboot. Essa é a primeira vez que a trama sai do ambiente da famosa cabana na floresta, para um cenário urbano, em um prédio em vias de desapropriação, numa zona pobre da cidade.
Thriller francês de zumbis, o longa acompanha um rapaz participando de uma festa de amigos em um apartamento. Depois de ter bebido, ele termina “apagando” em um dos quartos. Somente para descobrir, na manhã seguinte, que “o mundo acabou” em uma infestação zumbi, e que agora só lhe resta os telhados de Paris para escapar.
Quando falamos em reboots para franquias clássicas do terror, poucas foram tão satisfatórios quanto o de ‘Candyman’. Também pudera, no comando da nova investida temos ninguém menos que Jordan Peele (o produtor e roteirista), uma das vozes mais únicas no cinema do gênero na atualidade. Peele traz toda a sua carga social em um reboot inteligente, que liga perfeitamente aos filmes anteriores, ao mesmo tempo em que adiciona muitos elementos modernos.
Gostamos de deixar algumas novidades para o final, para misturar melhor as coisas e fazer os fãs encontrarem produções novas ao longo da lista. Aqui temos um dos lançamentos mais recentes da Amazon Prime Video. ‘Abigail’ estreou no começo de 2024 nos cinemas e é a nova investida dos diretores conhecidos como Radio Silence, os mesmos responsáveis por ‘Casamento Sangrento’, ‘Pânico 5’ e ‘Pânico 6’. Eles investem em um filme de vampiro diferente, mostrando um grupo de sequestradores em uma mansão e sua pequena vítima. Ou seria ao contrário?
Outro que chegou aos cinemas na primeira metade de 2024 e já está disponível na Amazon Prime Video, ‘Imaculada’ traz a it-girl de Hollywood, Sydney Sweeney, se desafiando e se reinventando no papel de uma freira noviça enfrentando os mistérios sobrenaturais de um convento na Itália.
Um dos longas cult mais impactantes dos últimos 20 anos, ‘Abismo do Medo’ foi descoberto apenas no mercado de vídeo, e desde então conquistou uma verdadeira legião de fãs. É ver para crer. Completamente angustiante e assustador, um grupo de amigas ficam presas em uma caverna subterrânea enquanto praticavam escalada. Mas esse é o menor de seus problemas!
Sam Raimi começou a carreira com filmes de terror, vide a trilogia ‘A Morte do Demônio’. No início dos anos 2000 voltou ao gênero em um filme mais sério e adulto, voltado para o suspense e um tom mais realista. Quem estrela é a duas vezes vencedora do Oscar Cate Blanchett, como uma vidente que se envolve em um crime em sua cidadezinha.
Não tem como terminar a lista sem falar de ‘O Silêncio dos Inocentes’. O maior thriller da década de 90, foi o último ganhador do chamado “big five” no Oscar, os prêmios de melhor filme, diretor, roteiro, atriz e ator. Jodie Foster vive Clarice Starling, uma agente novata do FBI, encarregada de descobrir o paradeiro de um serial killer. Para isso, contará com a ajuda de outro: o canibal Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins).
M. Night Shyamalan será para sempre um dos grandes nomes de Hollywood, não importa quantas escorregadas ele dê em sua carreira. E acredite, ele já deu muitas. Aqui, escolhemos um filme que significou um retorno à boa forma. ‘A Visita’ talvez seja o menor filme do diretor, mas seu trunfo é um roteiro bem-amarrado, com a típica reviravolta esperada. Essa é uma das revelações mais assustadoras da carreira do diretor.
Não dá para montar uma lista de recomendações para o dia das bruxas sem incluir Stephen King, um verdadeiro mestre para a data. E como essa é uma lista com 20 filmes, três produções baseadas em King encontraram lugar nela. Depois de ‘Carrie’ e ‘Louca Obsessão’, temos a história mais fantasiosa, mas não menos assustadora. Com vibe de Lovecraft, um grupo de moradores de uma pequena cidade se vê isolado em um supermercado, enfrentando algo que não parece ser desse mundo. E sim, esse é o filme com um dos maiores bad endings do cinema.
De acordo com o Deadline, Jim Mickle (‘Sweet Tooth’) foi contratado para escrever e dirigir o live-action de ‘Gundam‘, que está sendo desenvolvido em parceria entre a Legendary e Bandai Namco Filmworks.
Ele também servirá como produtor ao lado de sua parceria Linda Moran através de sua companhia Nightshade.
Vale lembrar que, em 2021, a Legendary estava desenvolvendo uma adaptação live-action ao lado da Netflix, que contaria com o diretor Jordan Vogt-Roberts (‘Kong: A Ilha da Caveira’), mas o site afirma que ambos não estão mais envolvidos no projeto.
A produção é baseada em ‘Mobile Suit Gundam‘, série animada japonesa lançada em 1979, criada por Yoshiyuki Tomino. Com o passar dos anos, a saga rendeu diversos filmes, séries, jogos e spin-offs.
Na trama original…
“Na guerra entre a Federação Terrestre e Zeon, uma jovem e inexperiente tripulação se encontra em uma nova nave espacial. Sua melhor esperança de sobreviver ao conflito é o Gundam, um robô humanoide gigante e seu talentoso piloto adolescente.”
A maioria dos Gundams são veículos humanoides grandes, bípedes, controlados de uma cabine por um piloto humano. A cabine está localizada no torso, enquanto a cabeça funciona como uma câmera para transmitir imagens de volta para o piloto. A maioria dos protagonistas da série são Newtypes, humanos geneticamente avançados adaptados para o espaço. Newtypes têm habilidades psíquicas que os permitem sentir uns aos outros através do espaço e usar roupas móveis especiais.
‘Megalópolis‘, o ambicioso épico de Francis Ford Coppola, chega hoje aos cinemas com direito a visita do diretor ao Brasil para divulgar o longa.
Entre os desafios enfrentados pela produção, um dos que mais se destacou foi a relação conturbada entre o diretor e o ator Shia LaBeouf.
Segundo o The Guardian, a dinâmica entre Coppola e LaBeouf foi descrita como “combativa”.
“Ele e Shia tinham essa relação combativa maravilhosa, mas que era muito produtiva”, diz o diretor britânico Mike Figgis, amigo de Coppola .
“Shia tinha muitas perguntas e, às vezes, Francisco ficava estressado com um monte de outras coisas e respondia de uma certa maneira. Também havia muito humor envolvido, então foi muito divertido… Mas às vezes [Francisco] ficava tipo, ‘Ugh, eu não posso lidar com isso’, e ele simplesmente entrava no modo grosso e direto dele”.
Além disso, artistas de design de produção se demitiram da produção devido a excessivas brigas nos bastidores.
A trama do filme acompanha a reconstrução de uma metrópole após sua destruição acidental, com duas visões concorrentes – a de um arquiteto idealista (Adam Driver) e a de um prefeito pragmático (Giancarlo Esposito) – entrando em conflito durante o processo. O filme tem uma duração de duas horas e 15 minutos e apresenta abundantes referências à Roma Antiga, incluindo cortes de cabelo estilo César nos personagens masculinos.
Vale lembrar que o longa já está em exibição nos cinemas nacionais.
O filme traz um elenco repleto de estrelas como Giancarlo Esposito (‘Once Upon a Time’), Forest Whitaker (‘O Último Rei da Escócia’), Nathalie Emmanuel (‘Game of Thrones’), Jon Voight (‘Ray Donovan’), Laurence Fishburne (‘Matrix’), Aubrey Plaza (‘The White Lotus’), Shia LaBeouf (‘Transformers’), Talia Shire (‘O Poderoso Chefão’), Jason Schwartzman (‘A Crônica Francesa’), Grace VanderWaal (‘A Extraordinária Garota Chamada Estrela’), Kathryn Hunter (‘A Tragédia de Macbeth’) e James Remar (‘Era Uma Vez… Em Hollywood’).
Em uma recente entrevista ao The Hollywood Reporter, o renomado cineastaRidley Scott expressou profundo arrependimento por não ter assegurado os direitos da franquia ‘Alien, o Oitavo Passageiro’ e ‘Blade Runner – O Caçador de Androides’.
O diretor, responsável pelo clássico de 1979 que revolucionou o gênero de ficção científica, lamentou não ter seguido o exemplo de outros grandes diretores como Steven Spielberg e James Cameron, que mantiveram o controle criativo sobre suas franquias de sucesso.
“Deveria ter garantido esses direitos, como [Steven] Spielberg fez com Jurassic, e tudo o que ele faz, e James Cameron fez com o que ele tem. Eu ressuscitei uma franquia Alien morta com Prometheus e Alien: Covenant, e deveríamos ter reentrado na propriedade logo então, e não fizemos, porque alguém foi descuidado”, lamentou Scott.
Lembrando que ‘Alien: Romulus’ foi o último filme da franquia.
Ambientada entre os eventos de ‘Alien, o Oitavo Passageiro‘ (1979) e ‘Aliens, O Resgate‘ (1986), a trama gira em torno de um grupo de jovens colonizadores espaciais se depara com a forma de vida mais aterrorizante do universo enquanto exploram as profundezas de uma estação espacial abandonada.
O elenco conta com Cailee Spaeny, Isabela Merced, David Jonsson, Archie Renaux, Spike Fearn e Aileen Wu.
Ridley Scott, diretor do longa original e das pré-sequências, serve como produtor.