A adaptação de ‘O Instituto‘, série baseada no livro homônimo de Stephen King, abriu com 80% de aprovação no Rotten Tomatoes.
O consenso geral destaca a forma bem-sucedida que a adaptação captura da tensão do material de origem, e teve crítico comparando a série com ‘Stranger Things’.
Mas alguns críticos não ficaram empolgados com a narrativa – considerando-a clichê e pouco inventiva.

Separamos os trechos das principais críticas:
“Apesar de todas as suas falhas, ‘O Instituto’ ainda é agradável em sua sensibilidade. Com reviravoltas envolventes e um elenco adolescente forte, o resultado é uma dose descontraída de terror para o verão que vai além da resposta da MGM+ a Stranger Things.”, David Opie (Empire Magazine).
“Se você encarar ‘O Instituto’ como uma história adolescente sobre resistência e revolta, e uma metáfora sobre como os jovens foram sacrificados pelos mais velhos para alimentar suas agendas e guerras, há algum fundamento.” (Los Angeles Times)
“Nem mesmo os melhores esforços das estrelas Ben Barnes e Mary Louise Parker são suficientes para tornar esta adaptação mais do que uma entrada aceitável no crescente catálogo de produções baseadas em obras do Stephen King.” (The Daily Beast)
“Devido ao orçamento modesto, ‘O Instituto’ não parece uma adaptação clássica de Stephen King — embora o autor atue como produtor executivo —, mas a série consegue te manter tenso e especulando sobre o motivo dessas crianças serem obrigadas a sofrer.” (San Jose Mercury News)
“É uma série simples, refinada e ocasionalmente envolvente, mas, assim como o livro em si, parece mais uma bandeja de clichês do universo de Stephen King do que uma versão totalmente desenvolvida ou evoluída da fórmula.” (The Hollywood Reporter)
“Apesar da narrativa de ‘O Instituto’ parecer previsível desde o início — e honestamente a história é um pouco familiar mesmo que você não seja um viciado em obras do Stephen King —, ainda assim é divertida.” (Io9.com)
“A adaptação de ‘O Instituto’, da MGM+, traduz bem a tensão e o mistério do romance de Stephen King, embora com algumas moderações mistas.” (Screen Rant)
Confira o trailer e siga o CinePOP no Youtube:
Quando Luke Ellis (Joe Freeman), um gênio de 12 anos, é sequestrado, ele acorda no Instituto, uma instalação cheia de crianças que chegaram lá da mesma maneira que ele e que possuem habilidades incomuns. Em uma cidade próxima, o assombrado ex-policial Tim Jamieson (Ben Barnes) veio em busca de começar uma nova vida, mas a paz e a tranquilidade não irá durar, uma vez que sua história e a de Luke estão destinadas a colidir.
O elenco ainda conta com Simone Miller, Jason Diaz, Fionn Laird, Hannah Gallway, Julian Richings, Robert Joy, Viggo Hanvelt, Arlen So, Birva Pandya, Dan Bierne, Martin Roach e Jane Luk.
Jack Bender (‘Mr. Mercedes’) fica responsável pela direção, a partir do roteiro assinado por Benjamin Cavell (‘Justified’).
A MGM+ Studios encomendou oito episódios para a primeira temporada.

