sexta-feira, janeiro 23, 2026

‘O Agente Secreto’: Kleber Mendonça Filho revela conversa com Walter Salles após indicação ao Oscar

Destaque'O Agente Secreto': Kleber Mendonça Filho revela conversa com Walter Salles após indicação ao Oscar

ApósO Agente Secreto conquistar quatro indicações ao Oscar 2026, incluindo a histórica nomeação a Melhor Filme, o cineasta Kleber Mendonça Filho comentou sobre o prestígio internacional da obra e a conexão com outro gigante do nosso cinema: Walter Salles.

Em entrevista ao Deadline, Kleber revelou que recebeu o carinho de Salles, que no ano anterior venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional por ‘Ainda Estou Aqui’.

“Sim. O Walter é incrível. Estamos sempre trocando mensagens. Ele me mandou uma mensagem hoje de manhã e é um grande apoiador do filme. E é algo muito especial o Brasil ter dois filmes que, cada um à sua maneira, olham para a história e para o país. Um veio no ano passado, e o outro é deste ano. A reação no Brasil é enorme. O filme continua indo muito bem nos cinemas. Está ganhando mais salas agora por causa do Globo de Ouro e, nesta semana, com as indicações, então é um momento excelente”, afirmou.

Kleber não hesitou em analisar o cenário político que afetou a produção artística nacional nos últimos anos. Para ele, o sucesso atual é fruto de um sistema que foi reerguido:

“O cinema brasileiro e a cultura brasileira foram interrompidos por Bolsonaro. Ele e seu grupo não acreditam em cultura. Por algum motivo, eles têm medo da cultura, e o Brasil tem um sistema de financiamento cultural muito sólido. Isso está na nossa Constituição, e eles conseguiram, de certa forma, envenenar a opinião pública, por meio da mídia, contra um governo que apoia a cultura. Quando Lula voltou e Bolsonaro perdeu a eleição, todo o sistema foi retomado, como sempre fez parte da nossa prática cultural nos últimos 40 anos”, acrescentou.

O diretor destacou que o reconhecimento vai além de seu próprio filme, citando a presença brasileira em grandes festivais como Berlinale e Roterdã, além da indicação de Adolpho Veloso à Melhor Fotografia por ‘Sonho de Treim’.

“Então, agora o cinema brasileiro está de volta. Temos cinco ou seis novos filmes na Berlinale. Temos filmes em Roterdã. Temos Adolpho Veloso, que foi indicado a Melhor Fotografia por Sonho de Traim. O Agente Secreto tem quatro indicações ao Oscar, então é um momento muito forte para o cinema brasileiro”, recordou.

“E uma coisa que fiz quando ganhei o Globo de Ouro foi dedicar o prêmio aos jovens cineastas. Penso muito nos cineastas do Brasil, claro, mas também penso nos jovens cineastas do mundo todo. E acredito que este seja um momento muito poderoso para ser um jovem cineasta, para expressar suas ideias nos Estados Unidos, por exemplo, ou na Europa”, conclui.

Em 1977, Marcelo trabalha como professor especializado em tecnologia. Ele decide fugir de seu passado violento e misterioso se mudando de São Paulo para Recife com a intenção de recomeçar sua vida. Marcelo chega na capital pernambucana em plena semana de Carnaval e percebe que atraiu para si todo o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, ele começa a ser espionado pelos vizinhos. Inesperadamente, a cidade que ele acreditou que o acolheria ficou longe de ser o seu refúgio.

author avatar
José Guilherme
Jornalista e redator apaixonado por cinema, séries e animes, sempre em busca de boas histórias para contar e compartilhar.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS