‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, recebeu na noite de ontem (16) dois prêmios no 29º Festival de Cine de Lima – PUCP.
O já aclamado longa-metragem levou para casa os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme pela crítica internacional.
No anúncio na cerimônia, o júri oficial divulgou a justificativa do prêmio concedido pela Fundação BBVA: “pelo impacto visual, sonoro, autoral e de desenho de produção que incorpora de forma brilhante elementos de gêneros inesperados iluminando tempos traumáticos da história política e social do Brasil, o jurado outorga por unanimidade o prêmio de Melhor Filme”.
Kleber agradeceu a premiação e enviou um vídeo para o festival, dizendo: “‘O Agente Secreto’ é um ‘irmão’ mais novo de outro filme que eu realizei há dois anos – ‘Retratos Fantasmas’ e que tive a mesma honra de ser premiado. Estou muito honrado.”
Este é o terceiro prêmio que Kleber recebe no Festival de Lima. Ele já foi condecorado por seu trabalho em ‘Bacurau’, lançado em 2019, e pelo supracitado ‘Retratos Fantasmas’, de 2023.
‘O Agente Secreto’ transporta o público para a Recife de 1977, onde Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia, retorna à sua cidade natal em busca de tranquilidade. No entanto, ele logo se depara com perigos e segredos sombrios que a rondam.
Além de Wagner Moura, o elenco conta com grandes nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes.
Em todo o Brasil, o longa chega nos cinemas no dia 6 de novembro.

