segunda-feira, fevereiro 9, 2026

‘O Agente Secreto’ vence no Prêmio Lumière na França e reforça protagonismo brasileiro no exterior

O filme O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de Melhor Coprodução Internacional no Prêmio Lumière, entregue na noite do último domingo, dia 18 de janeiro, em Paris. A cerimônia foi realizada no Instituto do Mundo Árabe e reuniu profissionais do cinema francês e jornalistas internacionais, reafirmando o papel da premiação como um dos principais termômetros da temporada de prêmios na França.

Representando a produção, estiveram presentes o coprodutor da MK2, a diretora de fotografia Evgenia Alexandrova e a atriz Maria Fernanda Cândido, que integrou a equipe no palco durante a entrega do prêmio.

Em discurso, a atriz destacou o significado do reconhecimento internacional da coprodução. “Como brasileira morada há oito anos em Paris, fico mais do que feliz em receber este prêmio de coprodução entre o Brasil e a França”, afirmou. Maria Fernanda Cândido também agradeceu ao diretor Kleber Mendonça Filho: “Obrigada por escolher confiar na inteligência do público. Bravo, Kleber!”.

Desde o lançamento e os dois prêmios de Cannes — Melhor Ator e Melhor Direção — até essa vitória no Prêmio Lumière, O Agente Secreto conquistou mais de 50 prêmios, entre eles dois no Globo de Ouro: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator, concedido a Wagner Moura



Wagner Moura recebe sua Palma de Ouro em junho na França (Foto: Assessoria)

Com esse reconhecimento crescente, o longa também tem grandes chances de levar Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.

Os principais vencedores da noite

A edição deste ano do Prêmio Lumière foi marcada pela consagração de dois filmes em preto e branco. François Ozon foi o grande vencedor da noite com O Estrangeiro (L’Étranger), adaptação do romance de Albert Camus, que recebeu o prêmio de Melhor Filme. Benjamin Voisin venceu o prêmio de Melhor Ator por sua interpretação de Meursault, e o longa também foi reconhecido com o prêmio de Melhor Fotografia, assinado por Manuel Dacosse.

Benjamin Voisin conquista prêmio de Melhor Ator por O Estrangeiro, grande ganhador da noite com 3 prêmios.

Outro destaque foi Richard Linklater, premiado com Melhor Direção por Nouvelle Vague. O filme também rendeu o prêmio de Ator Revelação a Guillaume Marbeck, por sua interpretação de Jean-Luc Godard.

Entre os demais vencedores, Léa Drucker recebeu o prêmio de Melhor Atriz por Caso 137, Nadia Melliti foi consagrada Atriz Revelação por A Irmã Mais Nova, Stéphane Demoustier venceu o prêmio de Melhor Roteiro por L’inconnue de la Grande Arche, e Ugo Bienvenu foi premiado na categoria Melhor Animação por Arco.

Discursos e contexto político internacional

Além das celebrações cinematográficas, a cerimônia também foi marcada por discursos que chamaram atenção para o contexto político e humanitário internacional. Diversos vencedores e convidados relembraram a repressão às manifestações no Irã, que resultaram em milhares de mortes, e também deram visibilidade à situação na Palestina.

Com a Alma na Mão, Caminha, ganhador do prêmio de Melhor Documentário

Esse posicionamento esteve diretamente ligado ao prêmio de Melhor Documentário, concedido a Com a Alma na Mão, Caminha, da diretora iraniana Sepideh Farsi. O filme retrata a vida de Fatma, que morreu tragicamente após o término das filmagens, realizadas na Palestina, reforçando o caráter político e testemunhal da obra.

O que é o Prêmio Lumière? 

Criado em 1995, o Prêmio Lumière é concedido pela Académie des Lumières, associação formada por jornalistas e críticos internacionais que atuam na França, mas não possuem nacionalidade francesa. Frequentemente comparado ao Globo de Ouro, nos Estados Unidos, o prêmio reflete o olhar da imprensa estrangeira sobre o cinema francês e internacional.

Atualmente, a Academia Lumière reúne representantes de 36 países e conta com mais de 101 votantes, incluindo uma jornalista brasileira, única representante do país, que escreve para o site CinePOP. A cerimônia é transmitida online e permanece disponível no site oficial do prêmio, onde também é possível consultar a lista completa dos vencedores.

Não deixe de assistir:

Assista TAMBÉM:

Últimas Notícias

‘Grizzly Night’: Astro revela como foi contracenar com ursos reais no terror

O ator Oded Fehr comentou recentemente sobre sua experiência...

10 filmes de terror perturbadores para bagunçar sua mente

Toda pessoa que ama filmes de terror acredita que,...

Astro de ‘Stranger Things’ DETONA o desfecho da série: “Não gostei”

O final de 'Stranger Things' continua dividindo opiniões e,...
Letícia Alassë
Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Abraccine, Fipresci e votante internacional do Globo de Ouro. Nascida no Rio de Janeiro, mas desde 2019, residente em Paris, é apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.