A comédia romântica é um dos gêneros cinematográficos que mais conquistam o público. E isso não é novidade: William Shakespeare já escrevia sobre amor de forma cômica no século XVI, há mais de 400 anos.
O interesse dos leitores — e mais recentemente dos espectadores — tornou o gênero um sucesso dos anos 90 e começo dos 2000, fazendo com que cada millennial ao redor do mundo tenha sua história de romance preferida para chamar de sua.
‘O Amor Mandou Mensagem‘, filme em cartaz nos cinemas brasileiros, resgata a fórmula de sucesso com uma abordagem moderna e uma trilha sonora cativante.
O filme é uma adaptação do livro da alemã Sofie Cramer, “SMS Para Você” (SMS für Dich). Na trama cinematográfica, Mira Ray (Priyanka Chopra Jona) lida com o luto pela morte de seu noivo enviando uma série de mensagens românticas para o antigo celular dele. O que Mira não sabe é que seus SMS estão sendo recebidos por Rob Burns (Sam Heughan), um jornalista e crítico musical cujo novo telefone corporativo herdou o número da linha antiga. O rapaz fica impressionado com a honestidade emocional dos textos, que começam a aparecer justamente quando ele é escalado para escrever um perfil de Celine Dion. Entre um ensaio e outro, a cantora ajuda Rob a descobrir o verdadeiro amor.
“Para mim, o filme se parece com as comédias românticas clássicas que a gente simplesmente não vê mais”, diz a produtora Esther Hornstein. “Duas pessoas com o coração partido na cidade de Nova York — com razões distintas para o seu sofrimento — encontram o caminho uma para a outra. Uma, conscientemente. A outra, sem saber. Tem muito sentimento e personagens muito reais, ancorados por uma protagonista incrível, complexa e forte”, comenta.
Em ‘O Amor Mandou Mensagem‘, o sentimento começa a florescer no ambiente digital. As mensagens de texto de Mira encantam Rob sem ao menos o rapaz saber quem é a pessoa atrás da tela. O clássico “meet cute” das comédias românticas (o aguardado momento em que ambos os protagonistas se cruzam) acontece, mas o ainda desconhecido casal não se reconhece nas ruas de Nova York. É preciso uma ajudinha para que o virtual possa enfim tornar-se realidade.
E quem melhor para dar esse empurrãozinho do que a rainha das canções românticas, Celine Dion? Em seu primeiro papel em um longa-metragem, a cantora assume a clássica função de cupido dos pombinhos: ela aconselha o jovem repórter a descobrir o amor verdadeiro e ir a fundo para saber quem é a garota que está tirando seu sono através dos SMS apaixonados.
“Comecei a assistir muitas comédias românticas que evitei ao longo dos anos porque achava que não eram pra mim. Mas assim que comecei a assistir, me apaixonei por elas”, comenta Sam Heughan. “Elas são brilhantes, são adultas, são engraçadas, são sombrias — foi uma revelação pra mim. E acho que esse filme é uma homenagem ou resgate dessa tradição”, reflete o ator.
Para viver esse grande amor como um verdadeiro casal dos grandes clássicos, a dupla vai ter que enfrentar desafios e aprender a superá-los. Mira está atravessada por um luto há mais de dois anos, incapaz de superar a morte de seu ex. Ela precisará encontrar em Rob não a superação de um passado sombrio, mas sim a aceitação de sua dor e a certeza de se permitir viver um novo romance e ser feliz novamente.
A icônica musicista Céline Dion lançou recentemente a canção “Love Again”, música-tema do romance.
Confira, junto ao trailer: