Após 20 anos desde sua estreia, ‘O Auto da Compadecida‘, a minissérie mais assistida da história da Globo, volta a ser exibida na emissora a partir de hoje (07) com cerca de uma hora de cenas inéditas.
Dirigida por Guel Arraes, a produção também trará um novo olhar à história baseada no romance de Ariano Suassuna através de uma remasterização, que melhora a qualidade da imagem e do som.
O recurso foi utilizado porque a versão gravada em 1999, no interior da Paraíba, ainda não tinha efeitos visuais sofisticados, como explicou o diretor em entrevista para o Uol.
“A gente ganhou um brilho na imagem. E os efeitos especiais foram refeitos. Sobretudo os efeitos do Céu, que eram bastante precários.”
Uma das cenas que o público vai notar a diferença se passa no último episódio, quando os personagens transitam entre o Céu e o Inferno… Em alguns trechos, há animações de anjos passando por trás de Jesus Cristo (Maurício Gonçalves) e Nossa Senhora (Fernanda Montenegro).
Lembrando que ‘O Auto da Compadecida‘ também ganhou uma versão reduzida para o cinema, em 2000, tornando-se a versão mais popular da adaptação.
Dessa forma, a reestreia da minissérie dará ao público a oportunidade de conhecer a história com maiores detalhes.
“A minissérie tem uma hora de material inédito que não está no filme. O longa tem 1h40, e a minissérie tem 2h40, no total.”, explicou Arraes.
Até mesmo Selton Mello, intérprete de Chicó, está ansioso para rever a minissérie e acredita que esta é uma forma de atrair novos fãs para as produções nacionais.
“O que eu acho muito bonito é que a gente vai inaugurar uma nova geração de fanáticos por ‘O Auto da Compadecida‘. A produção faz muito bem [ao público]. Acho que vai vir num bom momento”, disse o astro.
Assista ao trailer: