domingo, abril 28, 2024

O capítulo mais CRITICADO da saga ‘Indiana Jones’ faz 15 anos em 2023; Veja curiosidades!

A franquia ‘Indiana Jones’ é uma das mais conhecidas de todos os tempos – e uma das mais adoradas também. A narrativa, que ajudou a cimentar a carreira de Harrison Ford no cenário cinematográfico, acompanha o aventureiro titular, um arqueólogo que parte em diversas missões em busca de relíquias poderosas que, nas mãos erradas, pode premeditar até mesmo o fim da humanidade.

Depois do sucessos dos primeiros longas-metragens e da suposta finalização da saga com ‘A Última Cruzada’, a Lucasfilm resolveu revisitar esse adorado cosmos com ‘O Reino da Caveira de Cristal’.

Lançado em 2008, a trama é ambientada durante a Guerra Fria, e acompanha Indy e o jovem Mutt, que estão em busca da Caveira de Cristal, um objeto místico de grande valor – mas logo percebem que não estão sozinhos. Soviéticos liderados pela cruel Irina Spalko também querem o objeto para tentar dominar o mundo através dele. Shia LaBeoufCate BlanchettKaren AllenRay WinstoneJohn HurtJim Broadbent também fizeram parte do elenco, além do retorno de Steven Spielberg à cadeira de direção.

O filme tem bastante reconhecimento por um acontecimento um tanto quanto peculiar – uma recepção, tanto por parte dos especialistas quanto por parte do público, extremamente polarizada que garantiu à produção prêmios de melhores e de piores do ano. Apesar das inúmeras críticas, o longa se tornou um sucesso de bilheteria e arrecadou mais de US$790 milhões ao redor do mundo.

Em 2023, ‘O Reino da Caveira de Cristal’ completa quinze anos desde seu lançamento nos cinemas e, para celebrar seu aniversário (e antecipar a estreia de ‘Indiana Jones e a Relíquia do Destino), preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores para você conferir.

  • Ford foi inflexível quanto a empunhar o famoso chicote de Indiana. Os executivos da Paramount Pictures queriam que a arma fosse gerada por computador por causa das novas regras de segurança do cinema, mas Ford a classificou como “ridícula”.
  • Ford convenceu o roteirista David Koepp a incluir mais piadas sobre a idade de Indy no roteiro, acreditando que ajudariam a reduzir a “paranoia americana sobre o envelhecimento”. Ele também se recusou a pintar o cabelo para o papel, argumentando que o apelo de Indy não estava em sua juventude, mas em sua imaginação e desenvoltura: “minha ambição em ação é fazer com que o público olhe diretamente na minha cara, e não nas costas de um cabeça de dublê. Espero continuar assim, não importa quantos anos eu tenha”, ele disse.

  • Ao filmar a cena em que Indiana dirige um caminhão contra uma parede, as coisas não saíram como planejado. Explosivos cronometrados foram usados, mas um deles não acionou e caiu no assento ao lado de Ford.
  • Após várias semanas de produção, Ford viu uma mulher loira no set e perguntou quem ela era. Foi-lhe dito que a mulher era ninguém menos que Blanchett, que interpretou Irina; Ford nunca a tinha visto sem o traje e não a reconheceu sem a peruca preta.
  • Allen não sabia que sua personagem estava no roteiro até Spielberg ligar para ela em janeiro de 2007, dizendo: “Foi anunciado! Vamos fazer Indiana Jones 4! E adivinhe? Você está nele de novo!”.

  • Sean Connery foi cogitado para uma participação especial como Henry Jones, pai de Indiana, mas recusou a proposta, visto que estava achando a aposentadoria muito agradável.
  • John Rhys-Davies foi cogitado para reprisar seu personagem Sallah em uma breve aparição na cena do casamento. Mas ele recusou, porque sentiu que ter Sallah apenas aparecendo como um membro da multidão iria enganar o público e baratear o personagem.

  • Spielberg escalou atores russos para os papéis de soldados russos, para que seus sotaques fossem autênticos.
  • Em 2006, Ford havia declarado que, se o filme não fosse feito até 2008, os realizadores deveriam desistir completamente da ideia. Isso fez com que Spielberg procurasse um bom roteiro imediatamente.
  • Este é o único filme da franquia em que Indy não dispara sua pistola.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS