sexta-feira, abril 26, 2024

‘O Despertar de um Homem’ no STAR+ | 30 anos da primeira grande aparição de Leonardo DiCaprio nos cinemas

A fuga como arma para sair da desilusão. Trazendo para debate e reflexões a trajetória de uma profunda e sensível relação de amor, carinho e esperança entre uma mãe e seu filho, chegava 30 anos atrás nos cinemas de todo o planeta a primeira grande aparição do hoje aclamado ator Leonardo DiCaprio, O Despertar de um Homem. Baseado na obra This Boy’s Life: A Memoir, de Tobias Wolff e dirigido por Michael Caton-Jones, o longa-metragem apresenta uma narrativa que se projeta em um minucioso olhar sobre o processo de rápido amadurecimento, mesmo à mercê das pancadas do destino onde a desilusão se choca com o cúmulo da esperança.

Na trama, ambientada no final da década de 50, conhecemos Caroline (Ellen Barkin) e Toby (Leonardo DiCaprio), mãe e filho, uma única família um do outro, em busca dias melhores que embarcam em um carro antigo rumando para algum lugar incerto. Certo dia, chegam em Seattle e vão parar na minúscula cidade Concrete onde Caroline acredita que encontrou enfim um lar para ela e seu filho se casando com Dwight (Robert De Niro), esse último se mostrava muito amoroso no início do relacionamento mas aos poucos foi se tornando uma pessoa hostil, violenta, imatura, disciplinadora que vive das invejas para justificar sua vida limitada. Com o passar do tempo, o jovem Toby, que gosta de ser chamado de Jack por causa de um de seus escritores favoritos, Jack London, passa por um intenso processo de amadurecimento.

Nos primeiros segundos de filme já somos apresentados aos personagens principais ao som de Let’s Get Away from It All na voz de Frank Sinatra, seria esse um indício de que coisa boa viria pela frente? Absolutamente!  Com forte presença de um narrador personagem vamos percorrendo os contrapontos entre sonhos e desilusões de um jovem que mistura rebeldia e um cotidiano repleto de leituras que se torna nômade pelos seus próprios sonhos. Quando a esperança encontra a infelicidade, na relação conturbada de pai e filho que se estabelece, Toby se choca com o machismo (numa época com fortes correntes conservadoras), a sexualidade, as ações e consequências.

Pelo olhar de Toby também encontramos os detalhes do caminho de Caroline, brilhantemente interpretada por Ellen Barkin. Abandonada pelo primeiro marido, que inclusive levou seu filho mais velho junto, busca na força de sua relação com o filho que tem por perto uma razão para não perder a esperança de encontrar um lar aos dois. As desilusões e os obstáculos chegam forte na figura de um mal caráter egoísta que busca conflitos na qualidade dos outros, uma frustração pelas suas próprias não conquistas. Caroline e Toby, se unem cada vez mais em busca da felicidade associada à liberdade deixando muitas lições para todos que conseguem captar as mensagens deixadas pelo caminho.

Com um elenco maravilhoso que tem Chris Cooper, Robert de Niro, Ellen Barkin e Leonardo DiCaprio em uma atuação irretocável, o filme também marca a estreia de Tobey Maguire nas telas do cinema. Pra quem se interessar, o filme está disponível no catálogo da Prime Video.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS