O clássico animado de Tim Burton, ‘O Estranho Mundo de Jack’, continua a conquistar corações, mas um debate persiste: qual feriado o filme representa melhor, Natal ou Halloween?
Recentemente, Danny Elfman, que deu voz a Jack Skellington nas músicas e compôs a trilha sonora, se pronunciou sobre o assunto.
Durante a inauguração do parque Epic Universe, em Orlando (Flórida), Elfman afirmou ao ComicBook: “Tecnicamente, é dos dois. Mas, para mim, ainda é um filme de Halloween, porque eu sou um filho do Halloween. Halloween é minha noite favorita do ano. Eu fiz a voz do Jack Skellington, que vem da Terra do Halloween. E mesmo que Jack ame a Terra do Natal, e eu ame cantar e compor músicas sobre ela, no fundo, ele ainda é o rei da Terra do Halloween. Vamos lá. Ele é o Rei das Abóboras, não o Rei da Árvore de Natal”.
Chris Sarandon, que dublou Jack nas falas, também comentou sobre o tema ao ComicBook em 2019: “Muitos fãs vêm até mim e dizem: ‘Assistimos todo Halloween’. Outros dizem: ‘Assistimos todo Natal’. E tem os que falam: ‘Assistimos nos dois feriados’. Qual é o debate? O que importa é o que agrada ao público que mais ama o filme. São os fãs. São as pessoas que foram profundamente impactadas por ele ao longo dos anos.”
Já o diretor Henry Selick compartilhou uma visão semelhante em entrevista ao ComicBook em 2024: “Lá no começo, quando o Tim Burton teve a ideia original nos anos 80, ainda na Disney, era para ser um especial de meia hora em stop-motion. Desde então, vi o projeto como um híbrido, uma fusão… Quando fizemos o filme como longa, talvez eu tenha pendido mais para um lado, mas hoje voltei à ideia original: é uma combinação perfeita entre os dois feriados. Não há resposta melhor do que ‘os dois’. É os dois, e é algo único. Uma grande celebração do Halloween que pode durar até o Natal”.
‘O Estranho Mundo de Jack’ está disponível no Disney+.
