sábado, janeiro 17, 2026

‘O Exorcista’: Reboot de Mike Flanagan deve contar sobre caso de garoto possuído que inspirou filme original

Destaque'O Exorcista': Reboot de Mike Flanagan deve contar sobre caso de garoto possuído que inspirou filme original

Ontem, o reboot de ‘O Exorcista‘ foi adiado em um ano pela Universal Pictures. Ao invés de março de 2026, o filme agora chegará aos cinemas no dia 12 de março de 2027.

Mike Flanagan (‘A Maldição da Residência Hill’) está escrevendo, dirigindo e produzindo o reboot para a Universal e a Blumhouse-Atomic Monster. Não há muitos detalhes sobre o enredo, mas foi descrito como uma “nova visão radical” do clássico cult.

Rumores indicam que Flanagan vai mostrar a história original que inspirou o primeiro ‘O Exorcista‘ (1973). O filme foi baseado no exorcismo de um menino, conhecido por pseudônimos como “Roland Doe” ou “Robbie”, em Maryland e St. Louis, ocorrido em 1949.



Roland Doe

Scarlett Johansson (‘Jurassic World: O Recomeço’) deve viver a mãe do garoto. Jacobi Jupe (‘Hamnet: A Vida Antes de Hamlet’) será o protagonista.

O autor William Peter Blatty tomou conhecimento do caso enquanto estudava na Universidade de Georgetown. Embora o romance tenha ficcionalizado o caso como sendo de uma jovem chamada Regan MacNeil, a realidade envolveu intensa atividade poltergeist, explosões violentas, vozes guturais e estranhas marcas no corpo do menino, levando padres católicos a realizarem múltiplos exorcismos.

O original de 1973 ainda é amplamente considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Com direção de William Friedkin e roteiro de William Peter Blatty, o filme estrelou Ellen Burstyn, Max von Sydow, Jason Miller e Linda Blair. A trama acompanha a possessão demoníaca de uma jovem, Reagan MacNeil, e a tentativa de resgatá-la por meio de um exorcismo realizado por dois padres católicos.

O Exorcista‘ foi produzido com um orçamento de US$ 12 milhões e arrecadou 428,8 milhões de dólares em todo o mundo, segundo o site The Numbers. Ganhou dois Oscars, nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Som, além de oito outras indicações.

O novo filme não dará continuidade ao filme anterior, ‘O Exorcista: O Devoto‘, que foi concebido como o primeiro de uma fracassada trilogia.

Anteriormente, Flanagan havia revelado que pretende criar o filme mais assustador de sua carreira, com foco em trazer algo novo para a franquia ao invés de se apoiar na nostalgia dos capítulos anteriores.

“Não estamos em uma missão fácil, mas sempre senti que não há sentido em entrar em uma franquia consolidada sem trazer algo novo. Eu quis dirigir um novo filme da saga ‘O Exorcista’ porque estava convencido de que poderia adicionar algo significativo.”

Ele completa: “essa é a oportunidade de fazer algo que nunca foi feito anteriormente na franquia – algo que honre o legado dos filmes anteriores, mas que não se apoie em nostalgia. Eu apenas vi a oportunidade de fazer o meu filme mais assustador. Sei que as expectativas são altas. Ninguém está mais intimidado do que eu.”

Novas informações devem ser divulgadas em breve.

author avatar
Renato Marafon Editor-Chefe
Apaixonado por cinema, filmes, TERROR, e criador do site CinePOP aos 13 anos em 1999.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS