segunda-feira, março 18, 2024

‘O Predador’ | Ranqueamos do PIOR ao MELHOR Toda a Franquia – Incluindo o recente ‘O Predador: A Caçada’

Estreou na última sexta-feira, dia 5 de agosto, o mais recente exemplar da franquia Predador. A produção deu o pontapé oficial para os grandes lançamentos do mês de agosto, e vem arrancando elogios dos críticos e dos fãs. Apesar de ter agradado, O Predador: A Caçada é uma incursão mais minimalista neste universo e sequer uma estreia nas telonas recebeu. Muito apropriadamente, o mais recente exemplar viu um lançamento direto no streaming – na plataforma Star+ (e Hulu nos EUA), a casa das produções mais adultas da Disney – agora em posse do acervo da Fox.

É claro que uma estreia deste peso começou a despertar falatório também para os outros filmes desta série, e os esperados rankings com os longas da franquia pipocam a toda na internet. E se você achou que ficaríamos de fora, pensou errado. É claro que aqui no CinePOP também faremos o nosso, uma especialidade da casa, colocando na ordem de preferência os sete filmes que contam com a presença do alienígena caçador com cara de crustáceo e cabelos rastafari. E sim, é claro que incluiremos os polêmicos crossover Alien vs. Predador na lista, afinal ainda são produções que trazem esse tão icônico personagem com o aval de seu estúdio, a Fox. Como sempre em nossas listas começamos do pior e subimos até o melhor. Confira.

07 | Alien vs. Predador 2 (2007)

avpr cinepop

No fundo do poço de nossa lista está a continuação do crossover que uniu os alienígenas mais letais da história do cinema – que convenientemente pertencem à ex-Fox, e agora à Disney. Assim, é claro que seriam colocados para brigar em algum momento de sua trajetória. E perto desta sequência, o filme original de 2004 cresce exponencialmente se tornando quase uma obra-prima por comparação. O negócio é o seguinte, esse Aliens vs Predador – Requiem (ou AVPR) tinha simplesmente duas das grandes franquias de terror e ficção de um estúdio em mãos e resolve transformá-las em um filme de terror slasher adolescente, colocando as criaturas para duelar numa pequena cidade americana. A grandiosidade que uma vez estas duas franquias tiveram no passado se esvai completamente num roteiro vazio de ideias e que resolve apostar apenas em mortes e cenas apelativas. Fora isso, não temos um grande nome no elenco para salvar e o que dez entre dez fãs reclamam (de maneira justificada) é da fotografia incrivelmente escura do filme – incapaz de muitas vezes nos deixar ver o que acontece em cena. Os diretores, os irmãos Strause eram técnicos em efeitos especiais no cinema e vieram de um background de videoclipes, tendo comandado vídeos de bandas como Linkin Park e Nickelback.

06 | Alien vs. Predador (2004)

avp cinepop

Os filmes da franquia Alien vs. Predador rapidamente caíram no anonimato e foram desconsiderados como peça canônica de ambas as franquias. Mas a verdade é que este primeiro exemplar até fez certo sucesso financeiro na época, o que deu sinal verde para a fatídica sequência – essa sim colocou uma pedra sobre qualquer possibilidade de continuação. Ao longo dos anos, o primeiro AVP começou a ressurgir como cult, ganhando inúmeros adeptos e fãs famosos (em especial Youtubers americanos especializados em cinema e terror – que admitem ter um apreço especial pelo filme, o classificando como uma diversão despretensiosa).

A ideia, é claro, nasceu da brincadeira contida ao final de Predador 2 (1990), que mostrava o crânio de um xenomorfo no interior da nave do Predador. Mas na verdade, o conceito do primeiro O Predador (1987) já era definido como “Aliens vs. Rambo” na época em que o roteiro estava sendo produzido, e os escritores afirmam ter se inspirado muito na franquia com Sigourney Weaver. Daí a mídia engoliu e muito antes desse filme crossover, o encontro dos titãs espaciais ferozes dominava videogames, histórias em quadrinhos, brinquedos e a cultura pop em geral. Seu duelo físico nas telonas era apenas questão de tempo. E o que ganhamos, das mãos do “fanfarrão” Paul W. S. Anderson foi um filme nos moldes que costuma fazer: muito estilo (ou pouco, dependendo do ponto de vista) e substância nenhuma.

05 | O Predador (2018)

thepredator cinepop

Aqui, podemos argumentar que a palavra que mais define esta penúltima incursão na franquia é DECEPÇÃO. Pura e simplesmente. Tanto que se torna difícil dizer qual de fato é melhor, este ou Alien vs. Predador (2004). Foi uma tarefa difícil escolher um dos dois para colocar na frente. Escolhemos O Predador (2018) porque o item acima consegue ser mais universalmente odiado e ignorado. Mas a verdade é que este não é um filme tão melhor assim que AVP. E o motivo é simples. Enquanto AVP decepcionou sem que muitos esperassem grandes coisas dele, esse O Predador (2018) criou uma expectativa gigantesca nos fãs da franquia. Sei que muitos usam o argumento de não criar expectativa em relação a filmes, mas está para nascer o dia em que isso realmente será atingido. É o mesmo que dizer que não se deve expectativa sobre qualquer coisa na vida, ou seja, quase impossível. E se tratando de cinéfilos, pessoas que amam cinema, não se empolgar em relação a determinados filmes é quase tão difícil quanto parar de respirar.

Não deixe de assistir:

Desta forma ter Shane Black, o sujeito que esteve envolvido no filme original de 1987 como ator e depois se tornou um roteirista e diretor prestigiado, entregando trabalhos cult como Beijos e Tiros (2005) e Dois Caras Legais (2016), no comando da obra foi recebido com enorme empolgação sim. Era para ter sido a volta da franquia aos trilhos, mas terminou como um dos menos apreciados por críticos e fãs. O motivo? Na verdade são muitos, mas os mais incômodos são personagens pouco carismáticos e memoráveis, o uso excessivo de um humor que quase nunca acerta seu alvo e se torna deslocado, um novo Predador exagerado criado através de efeitos de computador para se tornar o verdadeiro antagonista (quando o que todos queriam era o bom e velho Predador normal) e cenas de vergonha alheia como os personagens saltando em cima da nave no clímax, e o gancho para a continuação a la Marvel. Nem vamos comentar a falta de criatividade no título…

04 | Predadores (2010)

predators cinepop

O terceiro filme da franquia Predador é outro que passou totalmente em branco na época de seu lançamento, mas que com os anos foi ganhando alguns adeptos e fãs. Em especial quando falamos das gerações mais novas, que cresceram com o filme. A verdade é que por anos, desde a década de 90, os fãs do Predador esperavam um terceiro filme solo do caçador de safari especial. Mas o que ganhamos de fato foi o crossover com Alien nos anos 2000. Assim, após o segundo filme desta franquia derivada ter colocado um prego no caixão de um terceiro AVP, a Fox resolveu finalmente tirar do papel um Predador 3 em 2010. Desta forma surgia Predadores – que seguia novamente de perto a franquia rival Alien – colocando o título no plural em uma de suas sequências. Essa era a primeira vez também que a franquia Predador traria como ameaça mais de um caçador extraterrestre na espreita dos humanos.

Quem capitaneava desta vez era o multi produtivo Robert Rodriguez, que por anos planejou tirar esse projeto do papel, mas devido aos inúmeros compromissos em outros filmes, terminou não sentando na cadeira de diretor, atuando apenas como produtor. E talvez isso tenha prejudicado o resultado final de Predadores. O conceito é até interessante – com a melhor história para um filme da franquia desde o segundo. E depois de ter caçado na floresta e na “selva de concreto”, desta vez a trama se passaria no planeta dos alienígenas com cara de crustáceo, onde levam para participar de um jogo mortal os melhores e mais eficientes assassinos e guerreiros da Terra. Apesar do bom elenco, que inclui a nossa Alice Braga, temos muitas pontas soltas, como o personagem de Laurence Fishburne, e o protagonista equivocado de Adrien Brody evocando Schwarzenegger.

03 | Predador 2 – A Caçada Continua (1990)

predator2 cinepop

Quando foi lançado em 1990, grande parte dos críticos torceu o nariz para essa continuação direta do clássico da ação O Predador (1987). E aqui temos dois tipos de pensamento sobre o filme. Os mais jovens chegam inclusive a preferir Predadores (2010) em relação a este filme. Os mais velhos por outro lado, guardam com carinho e nostalgia Predador 2, mesmo sabendo que ele está longe de ser tão bom como o primeiro – apesar disso, realizando uma boa sessão dupla com o original. O fato é: o protagonista do primeiro filme é Arnold Schwarzenegger e não o Predador. Sendo assim todos sabem o que esperar de uma continuação que não traz o protagonista original. E foi esse o sentimento geral quando o público percebeu que Arnold não estaria de volta.

Na época, o ator preferiu alçar voos mais altos em sua carreira com sucessos como O Vingador do Futuro e Um Tira no Jardim de Infância – ambos lançados no mesmo ano de Predador 2, 1990. Existiu até uma ideia de trazer o irmão de Dutch (Arnold) como protagonista, mas no final a opção dos irmãos Jim e John Thomas, os mesmos roteiristas do original, foi criar uma trama passada dez anos depois onde as gangues estivessem dominando a cidade de Los Angeles num cenário caótico e pré-apocalítico. Danny Glover assumia a liderança do elenco no papel do policial durão Mike Harrigan. Apesar das críticas, Predador 2 serviu para expandir a mitologia da criatura espacial, com um desfecho que atiçou a curiosidade dos fãs, mostrando o interior de sua nave, outros Predadores, o crânio do Alien (o xenomorfo) e a dica de que eles estão caçando em nosso planeta há bastante tempo. Uma pena que o terceiro filme não tenha sido lançado nos anos 90.

02 | O Predador: A Caçada (2022)

prey cinepop

O mais recente exemplar da franquia O Predador vem sendo enaltecido pelos críticos e fãs como o melhor filme desde o original. E aqui no CinePOP precisamos concordar. Por mais que gostemos do segundo, em grande parte devido ao valor nostálgico – ele não foi um sucesso de crítica, e nem unânime com os fãs quando lançado. Já o mais recente longa com o personagem segue caminho inverso. Escrito e dirigido pelo talentoso Dan Trachtenberg (Rua Cloverfield, 10), este é o primeiro filme da franquia já nas mãos da Disney – após a compra da Fox. E para onde seguir com a franquia depois do fracasso do filme de 2018? Bem, para o passado, é claro. 300 anos no passado para ser mais preciso. Mas não apenas isso, dentre as medidas tomadas para revigorar a franquia estão: uma abordagem mais minimalista (com direito a um lançamento direto em streaming) e a mudança do título (pela primeira vez um filme Predador não se chamou Predador, e sim Prey – ao menos nos EUA). Essas duas medidas foram muito eficazes na hora de criar um novo público, sem esquecer o antigo. A trama desta vez se desenrola usando como protagonistas uma tribo de indígenas Comanches, em especial a personagem Naru (Amber Midthunder). Assim como no original o cenário é a floresta e a natureza. O filme vem sendo bastante aclamado e com razão.

01 | O Predador (1987)

predator cinepop 1

Por mais elogios que o novo O Predador: A Caçada receba, ele ainda precisa respeitar os mais velhos. A data de lançamento do mais recente filme da franquia O Predador foi bem propícia, já que este ano o original completa 35 anos de sua estreia nos cinemas. O grande trunfo do original era seu elemento surpresa de para onde a trama levava o espectador sem qualquer aviso. Esse elemento impactante se esvaiu em todas as sequências, já que adentrávamos tais filmes já sabendo o que esperar de sua história. Já O Predador (1987) é único por mesclar os gêneros da ação, do terror e da ficção de maneira exímia, deixando o espectador à beira da poltrona a cada nova virada. A história todos estão cansados de saber, mas para a audiência de 1987 que entrou desavisada nos cinemas, o filme era vendido como o mais novo veículo de ação do astro Arnold Schwarzenegger, nos moldes de Rambo 2 – A Missão, uma das inspirações confessas dos roteiristas. Quase na metade da narrativa ganhamos uma baita guinada, transformando “Rambo” em “Alien”, com a introdução do verdadeiro antagonista – um alienígena gigantesco, caçador de homens, que vai eliminando um a um os soldados mais treinados do mundo, até que reste apenas um numa batalha mano a mano. Simplesmente um clássico na sua melhor forma de entretenimento.

Obs. Todos os Filmes da franquia O Predador citados na matéria estão disponíveis na plataforma Star+.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS