‘O Rei Leão’, grande clássico da Disney, está completando 25 anos. A animação chegou aos cinemas em 15 de junho de 1994, conquistando fãs de todas as idades. Para comemorar o aniversário do filme, o CinePOP separou 25 curiosidades deste marco do cinema.
Veja abaixo:
- A Disney sofreu críticas quando ‘O Rei Leão’ foi lançado no Japão, as pessoas começaram a apontar as semelhanças com o anime ‘Kimba, o Leão Branco’. A Disney negou as acusações. No entanto, Matthew Broderick, dublador de Simba, revelou que chegou a pensar que o filme era uma adaptação de Kimba, quando leu o roteiro pela primeira vez.
- A Disney considerou Sean Connery (007 Contra o Satânico Dr. No) e Liam Neeson (Busca Implacável) para dar voz a Mufasa.
- Pumba foi o primeiro personagem da Disney a ter seu pum exibido em tela.
- ‘Nesta Noite o Amor Chegou’ foi descartada do corte final, mas depois que Elton John participou de algumas sessões de teste, a música ganhadora do Oscar retornou ao filme.
- ‘O Rei Leão’ foi inicialmente intitulado de ‘O Rei da Selva’. Mas a equipe acabou percebendo que leões não vivem na selva.
- Mesmo com elementos de Hamlet, ‘O Rei Leão’ foi o primeiro longa-metragem da Disney a ser criado a partir de uma ideia original de roteiro.
- ‘O Rei Leão’ e ‘Pocahontas’ foram produzidos ao mesmo tempo. A Disney estava mais otimista com segundo, pensando em suas raízes históricas o tornaria mais provável de sucesso. Assim, os melhores animadores do estúdio trabalharam em ‘Pocahontas’.
- Scar e Mufasa são tão diferentes fisicamente por um motivo. A Disney originalmente planejou que eles não fossem parentes. Scar seria um leão de fora, com sede de poder.
- Apesar de não aparecer no filme, a mãe de Nala se chama Sarafina. O nome está nos créditos e foi usado em algumas das mercadorias do ‘O Rei Leão’.
- Em um dos roteiros iniciais, quando o filme ainda tinha o título de ‘O Rei da Selva’, o principal conflito seria entre leões e babuínos. Scar foi planejado como o líder dos babuínos e Rafiki ia ser um chita.
- Originalmente, Mufasa não retornaria após sua morte, mas Simba precisava de uma razão para retornar às Terras do Reino.
- De acordo com um artigo de 1995 da Entertainment Weekly, a Disney fez mais de US$ 1 bilhão em brinquedos de ‘O Rei Leão’ em 1994.
- A Disney inicialmente queria “Nesta Noite o Amor Chegou’” como dueto cômico entre Timão e Pumba. Elton John foi contra, e a cena foi mudada.
- Inicialmente, Nala seria banida da Terras do Reino por ignorar as investidas “românticas” de Scar. Foi durante este banimento que ela iria encontrar Simba vivo. A Disney acabou mudando a história por achar muito pesada.
- Ao contrário dos outros leões, as garras de Scar estão sempre presente no filme.
- Durante Hakuna Matata, um dos insetos que Timão encontra sob um tronco, tem as orelhas do Mickey nas costas
- A cena da manada de gnus demorou dois anos para ser animada. No filme, a sequência dura apenas dois minutos e meio.
- Os animadores foram observar leões e filhotes em seus habitats, para trazer veracidade ao filme. Um leão e um filhote também foram levados para o estúdio para servir de inspiração a equipe de produção.
- A cena de abertura original seria um diálogo apresentando a maioria dos personagens principais, mas os diretores Roger Allers e Rob Minkoff descartaram quando ouviram a versão final de ‘Ciclo sem Fim’.
- O resultado ficou tão bom que a cena de abertura foi usada completa no trailer do filme, foi a primeira vez que a Disney fez algo do tipo.
- Uma pesquisadora de hiena processou a Disney por “difamação de caráter” por sua interpretação dos animais no filme.
- A sequência de ‘Se Preparem’, canção de Scar, tem referência nazista, sendo inspirada por uma imagem de Adolf Hitler assistindo a uma procissão nazista.
- ‘O Rei Leão’ é o único filme da Disney que mostra um vilão (Scar) cometendo assassinatos. Normalmente, os personagens são mortos fora da tela.
- Mais de 600 técnicos, animadores e artistas contribuíram para o filme, e mais de 1 milhão de desenhos foram criados no total.
‘O Rei Leão‘ estreia em 18 de julho e é estrelado por Donald Glover, Beyonce, Seth Rogen, Billy Eichner, Chiwetel Ejiofor, Keegan-Michael Key, John Oliver, Eric Andre, Florence Kasumba, Amy Sedaris, John Kani, Alfre Woodard e James Earl Jones.